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Está aberto o período de solicitação de pautas para realização de espetáculos e eventos entre 2 de abril e 19 de dezembro 2025 no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no centro de Florianópolis. A Comissão de Pauta do Teatro analisará os pedidos e os solicitantes receberão retorno por e-mail com mais informações sobre confirmação de datas e demais procedimentos.

:: ACESSE O FORMULÁRIO DE PAUTAS

As propostas serão avaliadas obedecendo critérios definidos no Regulamento para ocupação dos teatros administrados pela FCC (disponível na íntegra abaixo desta matéria), tais como: cumprimento das normas de apresentação da proposta e preenchimento correto do formulário; adequação do evento às características físicas e técnicas do teatro solicitado; qualificação técnica do proponente; mérito técnico, artístico e cultural da proposta; originalidade da concepção artística; quantidade de propostas previamente aprovadas neste ano para a mesma companhia/artista; e diversidade de linguagens.

É fundamental observar o regulamento para ocupação dos teatros que, além dos critérios, especifica ainda as etapas para a assinatura dos contratos de uso e as regras de uso do espaço cultural. As taxas de utilização dos teatros também foram atualizadas para o próximo ano e podem ser conferidas aqui.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Comissão de Pautas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

::    Regulamento para ocupação do TAC - 2025

::  Portaria nº 165, de 24/10/2024 - taxas de utilização dos teatros administrados pela FCC


Teatro reaberto recentemente

O TAC foi reaberto em março de 2025, após passar pela maior intervenção já realizada desde sua criação, há quase 150 anos. Foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões em obras de reforma elétrica (troca de fiação e da estrutura, instalação de subestação externa); substituição das poltronas; pintura interna e externa; recuperação do pavimento de madeira; troca da vestimenta cênica (cortinas, passadeiras e carpete); modernização dos sistemas de som, de iluminação e de climatização; instalação de paineis de led; reforma do telhado; entre outras melhorias. Além disso, os vitrais históricos do TAC foram restaurados, bem como lustres e outras peças antigas.

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) segue com sua programação especial de reabertura com o espetáculo "As 8 Estações", da Camerata Florianópolis, no dia 16 de março, às 20h. Os ingressos estarão disponíveis no site Blueticket, a preços populares, no dia 13 de março, a partir das 14h.

Após mais de um ano fechado para reformas elétricas e estruturais, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) reabre suas portas com uma programação especial em março. Com um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, a reforma revitalizou um dos teatros mais tradicionais de Santa Catarina.

O espetáculo marca o retorno da orquestra ao TAC, reunindo duas obras icônicas: “As Quatro Estações" Opus 8, da obra Il cimento dell'armonia e dell’invenzione, considerada a mais popular obra do italiano Antonio Vivaldi (que nasceu em Veneza em 1678 e morreu em Viena em 1741), e “Las Cuatro Estaciones Porteñas”, do argentino Astor Piazzolla (1921-1992).

Com produção executiva de Maria Elita Pereira, “As 8 Estações” é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) e conta com o incentivo do Fort Atacadista, CELESC e Tirol. 

SOBRE AS OBRAS

“As Quatro Estações”, de Vivaldi, foram publicadas em 1725 como parte do Opus 8, uma coleção que reúne 12 concertos. Sobre elas, o maestro Jeferson Della Rocca comenta: “Diferentemente dos demais, ‘As Quatro Estações’ são ousadas e experimentais, descrevendo cenas da natureza com resultados surpreendentes”.

Ao contrário da maioria dos concertos de Vivaldi, esses quatro vieram acompanhados de sonetos ilustrativos impressos na parte do primeiro violino, cada um relacionado ao tema de uma estação. Embora a autoria desses poemas seja incerta, especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito. Este conjunto é considerado um dos primeiros exemplos de música programática, um estilo que se tornaria abundante no Romantismo com a denominação de poemas sinfônicos.

Já “As Cuatro Estaciones Porteñas”, compostas entre 1965 e 1969, também conhecidas como Estaciones Porteñas ou As Quatro Estações de Buenos Aires, formam um conjunto de quatro composições de tango criadas por Astor Piazzolla. Originalmente, elas não foram concebidas como uma suíte, mas como peças independentes. Ainda assim, Piazzolla ocasionalmente as tocava juntas. Compostas para o quinteto do autor, essas obras receberam um arranjo notável para orquestra de cordas e piano trio pelo renomado maestro José Bragato.

O adjetivo "porteñas", que se refere aos nascidos em Buenos Aires, a capital argentina, sugere uma interpretação das estações do ano na perspectiva da cidade. Diferentemente da ordem de Vivaldi, Piazzolla organizou suas “Estaciones Porteñas” como: Outono (Otoño), Inverno (Invierno), Primavera (Primavera) e Verão (Verano).

PROGRAMA 

AS QUATRO ESTAÇÕES, DE ANTONIO VIVALDI

IL CIMENTO DELL’ARMONIA E DELL’INVENTIONE, Opus 8

LE QUATRO STAGIONI

1 –  CONCERTO No 1 in MI MAGGIORE: LA PRIMAVERA

I – Allegro
II – Largo
III –- Allegro

2 –  CONCERTO No 2 in SOL MINORE: L´ESTATE

I – Allegro non molto
II – Adagio
III - Presto

3 –  CONCERTO No 3 in FA MAGGIORE: L’ AUTUNNO

I – Allegro
II – Adagio molto
III - Allegro

4 –  CONCERTO No 4 in FA MINORE: L’ INVERNO

I – Allegro non molto
II – Largo
III - Allegro

LAS CUATRO ESTACIONES PORTEÑAS, DE ASTOR PIAZZOLLA

1 - Otoño Porteño (Outono de Buenos Aires)
2 - Invierno Porteño (Inverno de Buenos Aires)
3 - Primavera Porteña (Primavera de Buenos Aires)
4 - Verano Porteño (Verão de Buenos Aires)

 

No dia 27 de março, às 19h, a Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC) realizará uma palestra especial sobre a importância do cuidado corporal e da saúde, essencial para que possamos caminhar de forma saudável e segura. O evento ocorrerá no Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina, com entrada gratuita mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.

A saúde é um bem precioso, e essa palestra é uma oportunidade única para aprendermos mais sobre como manter nosso corpo em forma e saudável durante nossas jornadas.

Tema: “Caminhar com Cuidados: Estratégias de Bem Estar para Peregrinos”.

Temáticas e Palestrantes:
1. Saúde no Caminho - Dra. Mara R. Cassol de Oliveira  (médica)
2. Fatores Relacionados à Postura, Cuidados com as Rotinas, Ergonomia – Dra. Caroline Viana de Carvalho Vettoretti (fisioterapeuta com
Especialização em Reeducação Postural Global)
3. Elementos da Aptidão Física - Dra. Marize Amorim Lopes (Professora de Educação Física e Envelhecimento Humano)
4. Caminhar com Tranquilidade - Claudio A. de Oliveira (Engenheiro Civil e Empresário)


A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) divulga o resultado final do Edital Circuito Catarinense de Cultura - PNAB 2024. Os proponentes podem conferir a listagem na área de Publicações da plataforma do Edital, no endereço: https://circuitocatarinensedecultura.fepese.org.br/

Os proponentes contemplados têm da 0h01 de 13 de março de 2025 às 23h59 de 24 de março de 2025 para realizar a assinatura do Termo de Execução Cultural e o envio dos dados bancários para recebimento do recurso. Ambas as ações devem ser feitas pela plataforma de inscrições do Edital

ATENÇÃO: A conta bancária deve ser feita no Banco do Brasil e ser específica para o projeto, de acordo com o item 11.2 do Edital. 

As propostas devem ser executadas até 31 de dezembro de 2025, quando também se encerra o prazo para a entrega do Relatório de Execução.

Sobre o Edital

O Edital Circuito Catarinense de Cultura, lançado pela Fundação Catarinense de Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024, tem o valor de R$ 22.220.000 que distribuídos a 659 propostas culturais nas modalidades Festivais e Mostras; Evento Cultural ou Apresentação; Ações de Qualificação e Formação; e Ações artísticas culturais.

Serão contempladas propostas nas seguintes áreas:
- Arte, Tecnologia e Cultura Digital; Arte, Cultura e Acessibilidade; Artes Sacras e Iconografia; Artes visuais e Artesanato;
- Audiovisual, Cinema;
- Cultura Popular, Cultura de Povos Originários e Indígenas, Cultura de Povos Tradicionais, Cultura de Povos Quilombolas, de Terreiros e de Religiões de Matriz Africana, Cultura de Povos Ciganos e Nômades, e Cultura de Povos de Imigração e Migração;
- Cultura de Pessoas Negras, Cultura Hip Hop, Cultura Urbana, Cultura de Comunidades de Periferia, Cultura LGBTQIAPN+;
- Dança, Carnaval, Técnica/ Montagem/ Criação/ Bastidores;
- Gestão e Produção Cultural; Economia Solidária; Economia Criativa, Pontões e Pontos de Cultura;
- Literatura; Livro e Leitura;
- Música; Bandas e Grupos; Bandas Marciais e Fanfarras; Corais e Coro; Ópera e Musical; Orquestras, Filarmônicas;
- Patrimônio Material e Imaterial, Arquivos, Bibliotecas e Museus, Preservação e Restauro de Acervos;
- Teatro, Circos de lona Itinerantes; Artes Circenses e palhaçaria.

 

A escritora Cristina Santos, autora do livro "Florianópolis: para conhecer e amar", participa de uma conversa com o público no dia 27 de março, quinta-feira, às 14h, no auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina. A entrada é gratuita.

No livro, as crianças Pedro e Ana passeiam com Bete e Téo pelo centro histórico da capital, instigando o leitor a conhecer a história de Florianópolis. O ponto de partida é a Praça XV de Novembro, lugar que deu início à formação da cidade quando ainda se chamava Desterro. Bete os leva para conhecer a casa de um importante pintor, os prédios históricos e a arte urbana ao ar livre, realizada por diversos artistas. Os lugares visitados por eles mostram que durante muitos anos o mar fazia parte da paisagem do centro, podendo ser observada pela localização dos prédios da Alfândega e do Mercado Público, além do antigo trapiche municipal onde ficava o Miramar. A Ponte Hercílio Luz, o cartão-postal da capital, também faz parte desse divertido passeio.

Cristina Santos é bióloga e mora em Florianópolis há mais de duas décadas. Escreve livros informativos sobre a natureza brasileira e a cidade de Florianópolis. A inspiração para escrever seus livros vem da vontade de incentivar o leitor a observar e a descobrir as paisagens urbanas e os ambientes naturais. Seus livros trazem o conhecimento e despertam a curiosidade para leitores de todas as idades.