A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), vinculado à Diretoria de Patrimônio Cultural,
volta a oferecer oficinas do Programa de Capacitação Museológica em 2022. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram),
por meio da Coordenação de Acervo Museológico (Camus) do Departamento de Processos Museais (DPMUS). As inscrições para a oficina cujo tema é Plano Museológico: planejamento estratégico para os museus já tem inscrições abertas no link abaixo.

:: Para se inscrever clique aqui

Esta nova edição das oficinas terá como temática central o Plano Museológico, importante instrumento de gestão integrada para instituições museológicas, previsto pela Lei Nº 11.904/09 e Decreto Nº 8.124/13. As vagas para participantes serão ilimitadas e voltadas a profissionais de museus das sete regiões museológicas de Santa Catarina, com preferência a instituições que possuam vínculo com o SEM/SC, além de estudantes e pesquisadores de museus. As oficinas terão carga horária total de 16 horas, e serão ministradas virtualmente pelos profissionais do Ibram de 2 a 5 de agosto de 2022.

O que é o Programa de Capacitação Museológica

O Programa deriva das oficinas oferecidas pelo SEM/SC ao longo de suas três décadas de atuação. Foi reformulado em 2011, prevendo, na época, sete temas e
cronograma relacionados com os eixos programáticos da Política Estadual de Museus. Importante componente desta Política, no eixo Formação e Capacitação,
esteve em funcionamento neste formato até 2014, oferecendo capacitação aos profissionais, estudantes e pesquisadores do campo de museus de Santa Catarina
em suas sete regiões museológicas. Foi retomado em 2018, em parceria com o Ibram, na ocasião, com duas oficinas de Plano Museológico.

Ementa:
Legislação Museológica (Lei 11.904/09 e Decreto 8.124/13); Planejamento Estratégico e Gestão de Museus; Elaboração do Plano Museológico: planejamento conceitual, elaboração de programas e a abordagem transversal de temas estruturantes para a construção dos projetos; Monitoramento e Revisão do Plano Museológico.

Ministrantes

Cinthia Oliveira: graduada e mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), técnica em Assuntos Culturais do Ibram, atuando principalmente na
elaboração e gestão de políticas públicas nos temas memória social, educação museal e expografia.

Eneida Quadros Queiroz: graduada e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), técnica em Assuntos Culturais do Ibram, com
experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: reformas urbanas, sanitarismo, justiça
sanitária e cidadania.

Newton Fabiano: graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Técnico em Assuntos Culturais do Ibram, chefe da
Divisão de Normatização, com atuação nas áreas de gestão de políticas culturais, montagem de exposições e educação museal.

Ricardo Rosa: graduado em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), possui especialização em História da Cultura e da Arte
pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É servidor público federal, desde 2006, atuando como Técnico em Assuntos Culturais - Museologia no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, posteriormente, no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Atualmente, ocupa o cargo de Coordenador de Acervo Museológico, do Departamento de Processos Museais (DPMUS).

Taís Valente dos Santos: bacharel em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui especialização em Arte e Patrimônio Cultural pela Faculdade São Bento da Bahia. É servidora do Instituto Brasileiro de Museus desde 2010, onde atua como Técnica em Assuntos Culturais - Museologia. Atualmente está lotada na Coordenação de Acervos Museológico (Camus).

A oficina será realizada de 2 a 5 de agosto de 2022
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h
Para se inscrever clique aqui
Inscrições até 31/07/2022