Nasceu em 1953, em Florianópolis. é Licenciada em Artes Plásticas pela UDESC (1976), Mestre em Educação pela UFRGS (1986), Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (1998) e fez pós-doutorado em Semiótica Visual, na França, entre 2001 e 2002.
é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, da Association International des Critiques d"Art, da International Society of Education throug Art e da Assocoation International de Sémiotique Visuelle. é autora dos livros: Imagem também se lê; Moda Também é texto, ambos pela Editora Rosari, de São Paulo; com Sara Regina Poyares dos Reis e João Klug, é co-autora da biografia intitulada Carl Hoepcke: a marca de um pioneiro, pela Editora Insular; com Sandra Makowiecky organizou Ensaios em torno da Arte, pela Editora Argus; também com Sandra Makowiecky escreveu Florianópolis: imagens e memória, no prelo. Têm ainda inúmeros trabalhos publicados em coletâneas e anais de congressos nacionais e internacionais, sobre artes visuais e semiótica.
Professora e pesquisadora do Departamento de Artes Plásticas do Centro de Artes da UDESC, hoje atua na Graduação em Artes Plásticas e Design e na Pós-Graduação em Artes Visuais, ministrando aulas, conferências e orientando dissertações. Na UDESC, foi Diretora Geral do Centro de Artes, Pró-Reitora de Ensino e, posteriormente, Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Comunidade. Atualmente é membro da Comissão Municipal de Arte Pública, junto ao IPUF; do Conselho Consultor do Museu de Arte de Santa Catarina e do Conselho Estadual de Cultura. Foi eleita Presidente da ANPAP, Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas para a gestão 2007-2008. Em 2008 recebeu a Medalha João David Ferreira Lima, da Câmara de Vereadores de Florianópolis.
é músico multi-instrumentista e pesquisador da cultura catarinense, com formação musical em básico de piano e teoria musical no Conservatório Brasileiro do Rio de Janeiro, piano, solfejo, ritmo e análise com a professora Maria Bernadete Castelan Povoas, arte integrada com o compositor contemporâneo Rufo Herrera, e como ouvinte no intensivo de composição do maestro Marlos Nobre.
Foi integrante e um dos fundadores do Grupo Engenho, tendo participado de 298 shows com a segunda formação e 150 shows com a terceira formação do conjunto, no Brasil, na França (La Rochelle) e na Argentina (Buenos Aires). Fez duas participações no Som Brasil,da Rede Globo de Televisão, com Rolando Boldrin. Participou do show de reconstrução de Santa Catarina na Universidade de São Paulo (USP), em 1983, para 80 mil pessoas, em um espetáculo que teve a participação de Milton Nascimento, Jards Macalé, Jane Duboc, Hermeto Paschoal, Jorge Benjor, Fernando Falcão, Heraldo do Monte, Zimbo Trio. Em 1986, fez uma temporada em Portugal e Espanha com Luiz Meira, Macarenhas Lourteiro e Renato Botelho.
Atuou no projeto Boi de Mamão, direcionado a escolas municipais de Florianópolis, consumando a formação dos grupos das seguintes localidades: Armação, Rio Vermelho, Pantanal, Coqueiros, Alto Ribeirão, Córrego Grande, Campeche e Santo Antônio de Lisboa. Ministrou curso musical no Colégio Barddal de 1990 a 2002, assim como palestras nas Faculdades Integradas ASSESC, referente a Cultura da Ilha de Santa Catarina, para os alunos de Hotelaria e Turismo.
Foi consultor musical da minissérie "Ilha das Bruxas", da TV Manchete, e da Mostra de Música do SESC. Foi jurado do Festinver, em Lages, dos carnavais de 1989, 1990 e 1991 na Passarela do Samba, em Florianópolis, do Circuito de Rock da RBS TV, e do Festival Universitário de Blumenau.
Responsável pela direção musical e trilha sonora da peça Cascaes, também fez as trilhas sonoras de "Catarina - Uma ópera da Ilha", "Uma Imaginária Ilha", apresentado em Lisboa na Expo 1998, e "Mágicos Navegadores - Costão do Santinho". Criou os jingles da Central da Moda (trilha para 4ª Feira de Moda Verão), das campanhas de Anita Pires e Nelson Wedekin, de vinhetas para a TV Barriga Verde, e do aniversário do SESC.
Participou dos projetos culturais "Bernúnça Elétrica", realizado nos carnavais de 1986 e 1987, com a prefeitura Municipal de Florianópolis, do Trio Elétrico Bamerindus, em conjunto com a Banda da Bernúnça Elétrica, em dez apresentações pela Ilha de Santa Catarina no verão de 1992, do Café com Música, no Teatro álvaro de Carvalho (TAC), pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e do "Um Piano no BESC", também pela FCC.
Na Fundação Catarinense de Cultura (FCC) foi assessor musical em 1987, chefe das Oficinas de Música em 1988, técnico em Assuntos Culturais de 1989 a 1990, gerente de Música de 1995 a 1998. Atualmente é membro do Conselho Estadual de Cultura (CEC).
Telefones para contato: (48) 3266-8104 / 9608-2617
Foto: Danísio Silva / MIS-FCC
São Joaquim - SC
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(48) 88289667 / (49) 32330362
Pintora, Ceramista e Escultora.
Principais exposições individuais
- Galeria Lascaux - Joinville - SC
- Galeria de Arte Helena Fretta - SC
- Museu de Arte de Santa Catarina - Florianópolis - SC
- Museu de Arte de Blumenau - SC
- Museu de Arte de Joinville - SC
- Hotel Serra Azul - Gramado - RS
- Espaço de Arte Zeca D´Acampora - Florianópolis - SC
- Galeria de Arte do Palácio Barriga Verde - Florianópolis - SC
- Casa da Cultura - Joinville - SC
Fundadora do Centro Cultural, Associação Veneto, Museu de Arte, Festival de Música e Teatro de São Joaquim.
Diretora de Gestão Cultural Prefeitura Municipal de São Joaquim.
Patrocinou a vinda do maestro da Banda Mozart de São Joaquim.
Integrante do Conselho Estadual de Cultura - SC
Premiações
- Mostra de Pintura Popular na cidade de Bauru, SP.
- Mostra Nacional de Arte Ingênua e Primitiva na cidade de Piracicaba, SP.
- I Salão Chapecoense de Artes Plásticas.
- Homenagem Cassi - Artistas Brasileiros Arte Naif.
Referências Bibliográficas
- Indicador Catarinense de Artes Plásticas - Harry Laus;
- Pintura Primitiva Naif - José Nazareno Mimessi;
- Artes Plásticas Brasil - Julio Louzada;
- Bienal Naifs do Brasil - Sesc
Iniciou sua formação em Ballet Clássico em Buenos Aires, na Argentina, sob a orientação da Primeira Bailarina do Teatro Colón, Lilian de Sala. Estudou com renomados mestres argentinos, incluindo cenografia com Gaston Breyer. Complementou seus estudos no Brasil e em diversos cursos no exterior.
Bailarina, coreógrafa e professora, foi Diretora Artística da Escola Albertina Ganzo, produzindo e dirigindo espetáculos de balé e recebendo premiações em diversos festivais de dança. Atuou como Assistente de Direção e Primeira Bailarina da Voga Cia. de Dança Contemporânea. Em 2006 fundou, o Jovem Ballet de Santa Catarina, com quem realiza diversas produções, como por exemplo com a Pró-Música e convidados como Cecília Kerche, Ana Botafogo, entre outros.
é professora autorizada para ministrar a técnica Beamish BodyMind Balancing ® e através de pesquisas vem desenvolvendo uma metodologia para a introdução à técnica de pontas no apoio pedagógico para as aulas de balé clássico.
Participa das discussões da política cultural atuando como presidente da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina e como Membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Santa Catarina.
Jovem Ballet de Santa Catarina
O Jovem Ballet de Santa Catarina (JBSC) foi fundado em 2006 por Bárbara Rey e Letícia Gallotti, com o intuito de oferecer aos jovens maior experiência cênica, além de proporcionar oportunidade de formação e profissionalização. é, portanto, uma companhia-escola que procura desenvolver a potencialidade de jovens bailarinos e impulsioná-los à vida profissional, inclusive nas áreas técnicas associadas à dança. Trabalha paralelamente com um Núcleo Profissional que desenvolve projetos, auxilia na formação dos jovens e divide o palco com a jovem companhia.
Sua estréia oficial foi em junho de 2007, ao lado de dois grandes nomes da dança clássica no Brasil, Cecília Kerche e Victor Luis, espetáculo promovido pela Pro-Música de Florianópolis. Além disso, a companhia vem sendo chamada para aberturas de Mostras e Festivais em diversas cidades de Santa Catarina, assim como para outros eventos. O Jovem Ballet participou com sucesso de remontagens como Dom Quixote e La Bayadère, além de dominar um repertório próprio onde não faltam oportunidades de demonstrar versatilidade nos diversos gêneros.
Em 2007 o Jovem Ballet integrou-se à equipe de óperas produzidas pela Pró-Música, atuando com grande sucesso na ópera La Traviata de Verdi.