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O boulevard da Avenida Hercílio Luz vai se transformar neste sábado (25/07) em palco para variadas manifestações culturais. Das 10h às 14h, o trecho da via de pedestres situado entre a Rua Anita Garibaldi e a Maternidade Carlos Corrêa, será ocupado pela Alameda Cultural - projeto da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) que reúne apresentações gratuitas de música, teatro, dança, folclore, contação de história, artesanato, circo, artes plásticas e literatura, entre outras atividades. A programação faz parte das comemorações do 22º aniversário da FCFFC.

às 13h, haverá a performance teatral "Histórias de Canto e Encanto", com artistas do grupo de teatro do SESC. O espetáculo faz um mergulho na cultura popular utilizando-se de referências presentes no imaginário do povo brasileiro. Sobre pernas-de-pau, os atores Toni Edson e Júlia Lacerda convidam o público a viajar por entre trovas, ratoeiras, estoriolas, aboios e lendas provenientes das culturas formadoras do Brasil. Num misto de canto, contação de histórias e acrobacias o espetáculo propõe alegria e interação com o público.

Atrações

*Música (chorinho, com Grupo Nosso Choro; jovem guarda, com Os Santos; e MPB, com Severo)

*Folclore (Pau-de-fita do Sambaqui)

*Artesanato (olaria, crivo, renda, cestaria)

*Arte de Rua (perna-de-pau e malabares)

*Artes plásticas/ pintura ao ar livre em diferentes estilos (do moderno e contemporâneo ao naif - arte primitiva que não carece de preparação acadêmica). Haverá cavaletes, telas, tintas e pincéis à disposição dos interessados. Quem quiser, pode trazer seu próprio material.

*Literatura (títulos editados pela FCFFC)

*Teatro (com o grupo teatral do SESC - "Histórias de Canto e Encanto")

Um projeto ambicioso de restauração de livros devolve ao público uma parte valiosa do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que guarda 2 milhões de livros.

Em meio a tanto material, é para pouco mais de 200 obras que as atenções estão voltadas neste momento. São volumes "à beira da morte", na linguagem usada pelos especialistas para definir aqueles tomos que caminham aceleradamente para a desintegração. Para salvá-los teve início um grande projeto de restauração, que devolverá às prateleiras pelo menos 57 dessas obras, algumas escritas há 500 anos.

O futuro dos outros 140 livros que estão fora de circulação é incerto, seja por falta de verba ou tecnologia. Entre esses, a maior perda é uma edição de 1661 de A Cidade de Deus, de Santo Agostinho. Vários trechos foram cobertos com tinta durante o período da Inquisição.

O método de censura se mostrou mais efetivo do que os próprios inquisidores poderiam supor: a tinta usada para impedir a leitura das páginas contém partículas metálicas, que provocam oxidação e corroem o papel. Não se encontrou uma forma de removê-la.

Texto disponível em: alturl.com/ssfo

Depois de conquistar diversos prêmios estaduais e interestaduais, a Banda Filarmônica de Itajaí tem motivos para mais uma comemoração. A partir deste ano, a Banda torna-se "Orquestra de Metais e Percussão", possível através do TAC - Termo de Ajuste de Conduta nº 618, acordado entre Prefeitura de Itajaí e Ministério Público.

Mesmo com a mudança de nomenclatura, manteve a contribuição mais importante deste projeto para o município e Estado: a formação gratuita de crianças e jovens, garantindo através da música a construção de valores e cidadãos mais conscientes e oferecendo enriquecimento cultural através de aulas práticas e teóricas sobre clássicos, contemporâneos e populares.

Ainda em 2009, a Banda passou a ser de responsabilidade da Fundação Cultural de Itajaí, que se preocupou em melhorar toda estrutura física e investir em novos trajes de gala e equipamentos. A Banda iniciou suas atividades em agosto de 1988, como Banda Marcial da Rede Municipal de Ensino. Em 2003 o maestro Luis Alberto Martins de Freitas assume o comando, iniciando uma nova etapa com o lema "Educar através da música", e trouxe perspectivas ousadas e abrangentes, com a musicalização de todos os seus alunos.

Atualmente, a Banda Filarmônica e Orquestra de Metais e Percussão é referência no Estado por sua qualidade expressiva de execução, resultado do empenho de seus professores e alunos. Dentre estes, destacam-se prêmios conquistados em concursos de bandas Estaduais e Interestaduais, como o Bicampeonato Estadual, ocorrido em agosto de 2008. Representou Santa Catarina e o Brasil por três vezes, no Festival Internacional de Bandas e Fanfarras, na cidade de Melipilla, no Chile, sendo reconhecida como a melhor banda participante em 2007.

Todas estas realizações renderam à Orquestra o reconhecimento da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no Projeto Bandas, como modelo de gestão no Estado, resultando em uma cartilha inédita para área de bandas/orquestras, que será lançada também como modelo no Brasil. Em breve a Banda Filarmônica e Orquestra de Metais e Percussão representará Santa Catarina no arquipélago de Açores em Portugal.

www.fundacaoculturaldeitajai.com.br

A Semana Ousada de Artes UFSC e UDESC, é a expressão de uma proposta que une duas instituições públicas numa parceria artística e cultural. O evento será realizado entre 22 e 26 de setembro,

Organizada pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pela Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Semana Ousada de Artes deste ano de 2009 procura apresentar a Universidade como fonte de ousadia. Se, algumas vezes, as Universidades são vistas como local de transmissão do conhecimento já sedimentado, nós queremos mostrar que elas podem ser o lugar da invenção do novo. A pesquisa aqui deixa os sisudos laboratórios dando razão à imaginação.

A UFSC e a UDESC oferecem hoje vários cursos ligados à arte: cinema, artes cênicas, design, arquitetura (UFSC); artes visuais, moda, artes cênicas, música, design (UDESC). A pesquisa nestas áreas, em ambas as Universidades, dá origem a novas tendências nas artes. é o que vamos mostrar nesta semana, num cruzamento de caminhos e idéias. Vários espetáculos mostrarão o imbricamento entre várias formas de arte: música, performances, artes visuais. é o caso do Teatro Mágico e do Tentacle Emsemble. Nesta semana, teremos ação educativa, dança, diversas oficinas, peças de teatro, exposições de moda, apresentações de curtas, performances, música erudita e popular, artes visuais, arquitetura e design.

http://www.semanaousada.ufsc.udesc.br/

Nas quartas-feiras de setembro, o Museu Victor Meirelles realizará a segunda edição do Curso de Imersão. O objetivo da atividade é o aprofundamento acerca da obra de Michel Foucault (1926-1984). O curso será ministrado pelo professor Pedro de Souza (CCE-UFSC). Sua tese de pós-doutorado, defendida em 2007 na école Normale Supérieur em Lyon, pesquisou a performance vocal nos ditos e escritos do pensador francês. O curso acontecerá nos dias 09, 16, 23 e 30 de setembro de 2009, das 9 às 12h.

O programa prevê uma abordagem do pensamento de Michel Foucault a partir de sua relação com o domínio das artes, sobretudo o das artes visuais. O ponto de partida será a análise de algumas regiões de seus ditos e escritos - prefácios, capítulos de livro, artigos, ensaios, entrevistas, etc - a relevância do universo das artes visuais para a elaboração de seu pensamento. Consiste em observar como Michel Foucault observava a arte de Velásquez, Manet, Magritte, entre outros, para dali retirar um savoir-faire, um modelo de ateliê de trabalho que permanentemente alimentava seu trabalho de escritura e pensamento..

Proposta:

Primeiro encontro (9 de setembro, 9h)

Dispositivos de enunciação-sujeito, espaço, linguagem: Velásquez, Manet e Magritte no ato de representar.

Segundo encontro (16 de setembro, 9h)

A escritura pictorial em Michel Foucault: subtrair o sujeito e a obra, abstrair o discurso.

Terceiro encontro (23 de setembro, 9h)

A estética do pensamento em ato.

Quarto encontro (30 de setembro, 9h)

A vida como beleza possível e a ausência de obra: a inspiração cínica.

Bibliografia Básica para os encontros (será necessária a leitura prévia dos textos abaixo):

FOUCAULT, M. "Isto não é um cachimbo". In Estética: literatura e pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 247-263

FOUCAULT, M. "A pintura Fotogênica". In Estética: literatura e pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 346-355

FOUCAULT, M. "As damas de companhia". In Estética: literatura e pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 194-209

FOUCAULT, M. "Sobre D. Byzantios". In Estética: literatura e pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 326-328

FOUCAULT, M. "Pierre Boulez: a Tela Atravessada". In Estética: literatura e pintura, Música e Cinema. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 387-390

FOUCAULT, M. "As palavras e as imagens". In arqueologia das ciências e história dos Sistemas do pensamento. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Elisa Monteiro. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 78-81

FOUCAULT, M. "Com o que sonham os filósofos". In arqueologia das ciências e história dos Sistemas do pensamento. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Tradução Elisa Monteiro. Rio de Janeiro, Forense universitária, 2001 pp. 296-298

Sobre o ministrante:

Pedro de Souza possui graduação pela Universidade Metodista de São Paulo (1979), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Em 2007, realizou pós-doutorado na école Normale Supérieur, Lyon. Possui em andamento ainda o projeto sobre voz e subjetivação nas cantoras de rádio do final dos anos de 1950. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, enunciação, subjetividade, seguindo a perspectiva de Michel Foucault. Nessa mesma linha temática, é orientador no Curso de Pós-Graduação em Literatura, na linha de pesquisa Textualidades Contemporãneas e Literatura e Memória. é bolsista de produtividade em pesquisa do Cnpq - Nível 2.

Pré-inscrição até 31 de agosto de 2009.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo estudantes, historiadores, artistas visuais, professores, entre outros interessados. Serão 40 vagas disponibilizadas, respeitando o seguinte critério de seleção: 10 vagas para membros da Associação dos Amigos do MVM, 10 vagas para professores, 10 vagas para estudantes e 10 vagas para o público em geral. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 31 de agosto de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 1º de setembro.

Título da Oficina:

Nome completo:

Telefone:

E-mail:

Formação:

área de atuação profissional:

Instituição:

é membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.