Um dos ícones das artes plásticas brasileiras, a pintura "Primeira Missa no Brasil", do catarinense Victor Meirelles (1832-1903), poderá ser visitada por mais alguns dias no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis. Desde o início da exposição, em 3 de abril, mais de 30 mil pessoas já visitaram a tela. Devido ao grande público, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) resolveu não encerrar a exposição no dia 11 de maio, como inicialmente previsto, e sim no sábado, dia 17 de maio. A visitação é gratuita e pode ser feita diariamente, das 9h às 21h.
Esta é a primeira vez que a "Primeira Missa no Brasil" é exibida em Santa Catarina. Além da sala com a tela, foram montados outros três ambientes, mostrando os desenhos preparatórios produzidos pelo artista, documentos históricos e também informações sobre o processo de restauração.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) investiu R$ 107 mil para trazer a tela, pintada em 1860, e que desde 1937 pertence ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Nesse valor estão inclusos os gastos de transporte - feito em um caminhão -, montagem e seguro, avaliado em R$ 6 mil, o equivalente a 1% do valor estimado da obra, de R$ 6 milhões. Neste domingo (30), uma equipe com técnicos e curadores chega do Rio de Janeiro com o quadro, devendo iniciar a montagem da exposição na segunda-feira. "Estamos muito felizes em poder atender a essa antiga expectativa e apresentar a tela aos catarinenses", afirma a diretora de Difusão Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Mary Garcia.
De grandes dimensões, medindo 2,68 x 3,56 metros e pesando mais de 300 quilos, a "Primeira Missa no Brasil" exigiu, além da iluminação e climatização especiais, outras adaptações no Masc, como a abertura de um vão para entrada da tela no prédio e a construção de um cavalete para servir de apoio. No entorno da tela, serão montadas as mostras complementares. Uma delas reúne esboços relacionados aos vestuários e costumes da época aos quais Victor Meirelles se dedicou antes de produzir a versão final, entre eles o "Estudo para a Primeira Missa, Indumentária", datado de 1859/1860. Na seção de documentação, será possível conhecer outras preciosidades do Império como o "Ofício do Ministério dos Negócios do Império para o Diretor da Academia Imperial de Belas Artes", de 21 de maio de 1861. Por último, todas as etapas do restauro, da escolha da metodologia à execução, serão detalhadas em vídeo e painéis fotográficos.
Segundo o administrador do Masc, João Evangelista de Andrade Filho, serão oferecidas visitas mediadas para as escolas, com professores do Núcleo de Arte-educação do museu. O agendamento pode ser feito pelo telefone (48) 3953-2324 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. "Nossa expectativa é que esta seja uma das mostras mais visitadas da história do museu, com um público superior a 12 mil pessoas", prevê Evangelista. Ele lembra que a Fundação Catarinense de Cultura também montou uma programação especial paralela. No dia 8 de abril, às 15 horas, será realizada palestra com a crítica, professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e autora do livro "Educação para a Compreensão da Arte: Museu Victor Meirelles" (Editora Insular, 2001), Teresinha Sueli Franz. No dia 14 de abril, às 16 horas, o professor de História da Arte e Pintura da Fundação Catarinense de Cultura, Jayro Schmidt, promove uma visita guiada aberta a todos os interessados. Em data ainda a ser marcada, será realizada palestra com a diretora de arte e eventos da Fundação Cultural Badesc e ex-funcionária do setor educativo do Museu Victor Meirelles, Lena Peixer.
História e restauração
Nascido em 18 de agosto de 1832, Victor Meirelles tinha apenas 14 anos quando deixou a então pacata Nossa Senhora do Desterro para ir estudar desenho na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, então capital do Império. Graças ao seu desempenho nos estudos conquista, com a tela "São João Batista no Cárcere", o Prêmio Viagem à Europa, estágio renovado três vezes e que garante a ele uma permanência de oito anos no exterior. A composição da "Primeira Missa" é dessa época. Foi concluída em Paris em 1960, sendo o último quadro pintado pelo artista antes de retornar para o Rio de Janeiro, onde morreu em 1903.
A tela já nasceu símbolo da história do Brasil. Baseada na carta de Pero Vaz de Caminha a Dom Manuel, rei de Portugal, por sugestão de Araújo Porto Alegre, sendo a primeira obra de um artista brasileiro a ser aceita no Salão de Arte francês. De volta ao Brasil teve uma recepção entusiástica e foi escolhida para representar o país, entre outras, na Exposição Universal da Filadélfia de 1876. Estas duas viagens foram a causa de sua primeira restauração, já em 1878. Em documento assinado por Victor Meirelles e pelo restaurador Vasco Mariz, ficamos sabendo que, no retorno da exposição americana, um terço do quadro estava danificado, tinha um furo no centro, a pintura estava mofada e a tela enfraquecida. Havia entrado água no porão do navio onde ela viajava enrolada.
Em 1921, foi criada uma comissão para avaliar o estado da "Primeira Missa no Brasil", peça chave para a Exposição Universal comemorativa do centenário da Independência no Rio de Janeiro. A comissão decidiu pela necessidade de "uma completa e perfeita reentelação" ao constatar que a tela "se acha em péssimas condições". Apesar de ter sido reforçada em 1878 com "bastantes remendos parciais", a pintura se apresentava "estalada", com "perda de aderência" das camadas superficiais da tinta além de "diminutos acidentes facilmente saneáveis, ocasionados por ocasião da mudança".
Meio século depois, em 1969, o professor Edson Motta a restaurou novamente, sem que fosse, entretanto, necessária a recuperação estrutural do suporte. Em 2000, após uma viagem, a fragilidade da tela fez com que ela fosse retirada do circuito expositivo do museu. Em 2006, a "Primeira Missa no Brasil" foi novamente restaurada e devolvida ao público, apesar de ter sua circulação restringida devido ao seu valor histórico e pictórico, e também por causa de sua dimensão. Em 2008, além de Santa Catarina, apenas outros dois Estados - Rio Grande do Sul e Bahia - irão recepcionar a tela, que depois voltará ao Museu Nacional de Belas Artes, onde deverá ficar pelos menos durante os próximos dez anos, em exibição no circuito permanente.
Serviço:
O QUê: Abertura da exposição "A Primeira Missa no Brasil - O Renascimento de uma Pintura", sobre a obra de Victor Meirelles.
QUANDO: quinta-feira, dia 3 de abril, às 19 horas. Visitação até 11 de maio, diariamente, das 9h às 21h.
ONDE: Museu de Arte de Santa Catarina, av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis, fone.: (48) 3953-2317.
QUANTO: gratuito.
A sétima arte segue para os diferentes cantos de Santa Catarina por meio da Maratona do Cinema. O projeto acontece há dois anos, sendo que no dia 13 de maio foi lançada a sua terceira edição, no Centro Integrado de Cultura (CIC).
A Maratona do Cinema agora receberá o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funcultural - Fundo Estadual de Incentivo à Cultura - que repassará R$ 200 mil para a realização da Maratona durante o ano. Novos filmes integram o arquivo audiovisual do projeto, que este ano passará a exibir o longa-metragem internacional A era do gelo, e os filmes nacionais O ano em que meus pais saíram de férias (foto) e Se eu fosse você. A Mostra de Cinema Infantil, também apoiada pelo Funcultural cedeu o direito de exibição dos melhores filmes infantis exibidos no festival para a programação da Maratona. O MIS também integrou ao projeto a coleção dos dez filmes premiados no Festival de Cinema de Piratuba para o projeto.
O itinerário que Nágela Maria Fádel e sua equipe percorrerão também é inédito, após passar por dez SDR"s - Secretarias de Desenvolvimento Regionais - e 85 municípios, contabilizando um público de quase 100 mil espectadores na primeira e segunda edição do projeto, realizados em 2005/2006 e 2007, chega a vez de outras regiões receberem a Maratona. A SDR de Itajaí será a primeira a receber as projeções dessa nova etapa da tela itinerante, a partir desta sexta-feira, 16 de maio. A Maratona percorrerá nove cidades desta regional - Balneário Piçarras (16/05), Penha (19/05), Itajaí (20/05), Navegantes (21/05), Balneário Camboriú (26/05), Camboriú (27/05), Itapema (28/05), Porto Belo (29/05) e Bombinhas (30/05). O cronograma e itinerário podem ser acompanhados na tabela abaixo.
O objetivo e essência da Maratona do Cinema foram explicados por Nágela Fádel, durante o lançamento. "Levar o cinema itinerante e gratuito para as regiões mais remotas do Estado e possibilitar que àqueles que nunca tiveram contato com a grande tela possam sentir também a emoção da sétima arte", destacou. Para o secretário Gilmar Knaesel a Maratona é reflexo da política proposta pelo governo. "Este projeto representa o que o atual governo propõe, descentralizar e democratizar as diferentes áreas, a cultura é uma delas, muito bem representada pela Maratona do Cinema", explicou.
O evento contou com a participação do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, representando a presidente da FCC - Fundação catarinense de Cultura, Anita Pires, estava Denise Thomasi, administradora do MIS - Museu da Imagem e do Som e Nágela Maria Fádel, idealizadora do projeto, entre produtores culturais e imprensa
A Maratona do Cinema é um projeto da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, realizado em parceria com a FCC - Fundação Catarinense de Cultura, MIS - Museu da Imagem e do Som, AAMISC - Associação dos Amigos do Museu da Imagem e do Som - e Cinemateca.
Itinerário da terceira edição da Maratona do Cinema | |
SDR | Data |
Itajaí | 16/05 a 30/05 |
Timbó | 02/06 a 10/06 |
Blumenau | 16/06 a 20/06 |
Laguna | 04/08 a 08/08 |
Curitibanos | 18/08 a 22/08 |
Itapiranga | 01/09 a 05/09 |
Quilombo | 15/09 a 22/09 |
Braço do Norte | 06/10 a 14/10 |
Canoinhas | 20/10 a 27/10 |
São Miguel do Oeste | 03/11 a 11/11 |
Brusque | 16/11 a 26/11 |
A presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Elisabete Nunes Anderle, que estava desde o final de fevereiro internada no Hospital de Caridade, em Florianópolis, lutando contra o câncer, morreu às 22h30 de domingo, dia 16 de março, aos 60 anos de idade. Seu corpo foi velado no Centro Administrativo do Governo do Estado, no bairro Saco Grande, na Capital, e enterrado às 16 horas de segunda-feira, dia 17, no Cemitério Jardim da Paz, no mesmo bairro, com salva de tiros e presença da Guarda de Honra do Governo do Estado. Ainda na manhã de segunda-feira, o governador Luiz Henrique da Silveira declarou luto oficial de três dias em todo o território estadual.
Nascida em Tubarão, viúva do ex-secretário de Estado da Educação Jacó Anderle, falecido em julho de 2005 também vítima de câncer, e mãe de três filhos - Fernando, Ricardo e Elisa -, Elisabete descobriu a doença em 2004. Os sucessivos tratamentos não impediram que ela, formada em Ciências Sociais, desempenhasse uma agitada vida pública, dedicando grande parte de sua vida à busca de melhorias para o povo catarinense.
Depois de exercer o cargo de Diretora Geral e de Secretária de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de julho de 2005 a fevereiro de 2007, assumiu a presidência da FCC em março do ano passado, acumulando também a presidência do Conselho Estadual de Cultura (CEC). Sua última aparição pública foi em 28 de fevereiro, há pouco mais de duas semanas, quando transmitiu o cargo de presidente do CEC para o jurista e escritor Péricles Prade. Internada no dia seguinte, Elisabete não saiu mais do hospital, e há uma semana estava na UTI.
Durante o ano em que esteve à frente da FCC, Elisabete registrou várias conquistas. Viu o montante destinado ao Funcultural chegar, somente em 2007, a R$ 26 milhões, distribuídos para dezenas de projetos nas áreas de letras, artes plásticas, música, artes cênicas, cinema e vídeo, folclore, artesanato e patrimônio cultural. Participou do retorno dos restos mortais do poeta catarinense Cruz e Sousa, que estavam no Rio de Janeiro há mais de um século, e que agora permanecem resguardados no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. Promoveu a quitação de todas as parcelas atrasadas do Prêmio Cinemateca Catarinense / Fundação Catarinense de Cultura, e a retomada do Jornal "ô Catarina!", com tiragem bimestral de dez mil exemplares distribuídos gratuitamente por toda Santa Catarina, abordando temas culturais.
Lançou, em parceria com o Iphan, o Projeto "Roteiros Nacionais de Imigração" - que busca preservar conjuntos de propriedades e bens culturais representativos dos diferentes imigrantes estabelecidos em solo catarinense - com mais de uma centena de móveis tombados em 13 municípios. Trouxe para Santa Catarina a exposição de Camille Claudel, grande sucesso de público, e promoveu a exposição comemorativa ao Centenário de Martinho de Haro, com lançamento de um completo livro ilustrado sobre a obra do artista. Estimulou ainda da inauguração do Centro de Disseminação Cultural do Governo do Estado de Santa Catarina, na Casa da Alfândega, no Centro de Florianópolis, e a circulação, pelo interior catarinense, da Maratona do Cinema, do Circuito Catarinense de Orquestras, das Oficinas Itinerantes de Arte e das Oficinas do Sistema Estadual de Museus.
Antes de comandar a FCC e a Secretaria de Educação, Elisabete foi ainda membro do Núcleo da Criança e do Adolescente (NUCA) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, representante estadual da antiga Fundação do Bem-Estar do Menor de 1986 a 1990, fundadora e membro do Conselho Pedagógico da Escola de Governo e Cidadania de Florianópolis, e desempenhou atividades no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento junto à Secretaria do Planejamento e Gestão, coordenando a capacitação do Projeto Meu Lugar, que vinha atuando em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.
Um recital do pianista Alexandre Dietrich marcará o encerramento da exposição "Um Século de Arte Brasileira - Coleção Gilberto Chateaubriand". Com entrada gratuita, o recital será realizado no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis, neste domingo, dia 15 de junho, às 18h.
No programa do recital, obras de Franz Liszt e Frederic Chopin, sendo apresentada também uma seleção de Mazurkas e Noturnos. O evento também será uma homenagem à memória da professora Elisabete Anderle, falecida no ano passado quando estava à frente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e uma homenagem à memória da profa Elisabete Anderle.
Saiba mais: Alexandre Dietrich
Um dos mais atuantes artistas de Santa Catarina,iniciou seus estudos musicais aos dez anos de idade sob orientação de Margareth Dhein,posteriormente teve a orientação de Paulo Rogério Faria e M. Bernardete Castelã Póvoas.
Participou de inúmeros Master Class com importantes pianistas de renome nacional e internacional: Ney Fialkow, Luis Senise, Fernando
Lopes, Fulvia Escobar, Ricardo Ballestero, Dirce knijinik, Eva Maria Alexandre, Thomas Steinhöfel, Marina Lomazov, John Rink.
Formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC com o título de Bacharel em Música - Piano, foi bolsista por dois anos do CNPQ. No início de 2008 Alexandre gravou para a rádio MEC do Rio de Janeiro uma seleção de obras de compositores brasileiros, em posteriormente a gravação reotrnou ao Rio de Janeiro para um recital de piano solo no Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Em agosto de 2003 Alexandre participou do ?Atelier pianistíco? realizado em Bordeux - França, a convite da pianista Cristina Ortiz.
A convite do curso de cinema da Universidade do Sul do País ? UNISUL, Alexandre gravou a trilha sonora do curta metragem
?Você vem sempre aqui?.
Alexandre já apresentou-se em vários estados do Brasil: Turnê por São Paulo, Rio Grande do Sul, apresentou-se no Paraná - Curitiba e Rio de Janeiro.
Em setembro de 2007 Alexandre realizou uma Turnê pela Europa, contemplando as seguintes cidades: Paris ? França, Madri ? Espanha, Lisboa ? Portugal, e Bruxelas ? Bélgica. Onde na Bélgica seu recital abriu o ?Festival de Som e Cinema?, realizado pela Embaixada do Brasil na Bélgica.
Responsável pelo Laboratório de Iluminação do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Valmir Perez realiza nos dias 7 e 8 de julho, segunda e terça-feira, às 19 horas, no Teatro álvaro de Carvalho (TAC), no Centro de Florianópolis, a palestra: "O Conceito de Iluminar".
O evento integra o Projeto de Capacitação de Técnicos em Espetáculos, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e que tem por objetivo desenvolver um programa de profissionalização nas áreas de iluminação, sonoplastia e cenotécnica. Na palestra, serão colocados em discussão os temas "Técnicas de Pesquisa, Criação e Execução de Projetos de Iluminação", "Poéticas da Luz no Espetáculo", e "Conhecimento do design de Iluminação".
Valmir Perez é graduado em Educação Artística com bacharelado em Artes Plásticas e Licenciatura em Artes pela Unicamp, e possui mestrado em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp. Possui experiência de mais de 20 anos em projetos de iluminação, designer e artes, atuando principalmente nas seguintes áreas: Projetos de iluminação cênica, iluminação arquitetural de interiores e exteriores, projetos de estruturas cênicas, computação gráfica, desenvolvimento de software na área de iluminação, ensaio e pesquisa em design de iluminação e artes plásticas.
O QUê: Palestra "O Conceito de Iluminar", com Valmir Perez
QUANDO: 7 e 8 de julho, segunda e terça-feira, às 19 horas
ONDE: Teatro álvaro de Carvalho (TAC), no Centro de Florianópolis, fone: (48) 3028-8070
QUANTO: gratuito