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Será realizado, entre dos dias 17 e 19 de dezembro, o seminário Política Nacional de Museus: Balanço e Perspectivas. O evento é uma celebração dos cinco anos de vigência da Política Nacional de Museus e ocorrerá no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. O objetivo é discutir, dentro da PNM, questões relacionadas à democraticação, fomento e institucionalização.

A Política Nacional de Museus foi implantada em maio de 2003 e tem por objetivo promover a valorização, a preservação e a fruição do patrimônio cultural brasileiro. pretende desenvolver e revitalizar as instituições museológicas existentes e fomentar a criação de novos processos de produção e institucionalização de memórias constitutivas da diversidade social, étnica e cultural do país.

Programação

17 de dezembro de 2008 - Eixo 1: Democratização

9h - Solenidade de abertura

Apresentação do tema: Mário Chagas (DEMU/IPHAN)

9:30h - Mesa 1 - Políticas Públicas e Democratização do campo museal no Brasil

Alice Portugal (Deputada Federal / BA)

Magaly Cabral (Museu da República/RJ)

Tereza Scheiner (UNIRIO)

11h - debate

12h - Almoço

14h - Mesa 2 - Museus como bem simbólico, direito e ativo econômico.

Luiz Guilherme Vergara (MAC/ Niterói)

Lucia Maria Lippi de Oliveira (FGV/RJ)

Rafael Maldonado (MIS / MS)

16h - debate

18h - Homenagem a Gilberto Passos Gil Moreira, ex-Ministro de Estado da Cultura.

18 de dezembro de 2008 - Eixo 2: Fomento

Apresentação do tema: Eneida Braga Rocha (DEMU/IPHAN)

9h - Mesa 3 - Caminhos da mudança social e do desenvolvimento.

Claudia Rose (Museu da Maré/RJ)

Kátia Loureiro (ONG - Museu da Favela/RJ)

Nino Fernandes (Museu Magüta /AM)

11h - debate

12h - almoço

14h - Mesa 4 - Sustentabilidade: desafios e responsabilidades.

Ana Carla Fonseca Reis (FGV/SP - UNISINOS/RS - UCM /RJ)

ângela Gutierrez (Museu de Artes e Ofícios/MG)

Claudinéli Moreira Ramos (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo/Unidade de Museus)

Vera Tostes (Museu Histórico Nacional/RJ)

16h - debate

18h - Solenidade de entrega medalha da Ordem do Mérito Museológico do Conselho Federal de Museologia - COFEM.

19h - Lançamento dos Editais e publicações do DEMU.

20h - Show em comemoração aos 5 anos da Política Nacional de Museus e ao Dia do Museólogo.

19 de dezembro de 2008 - Eixo 3: Institucionalização

Apresentação do tema: José do Nascimento Júnior (DEMU/IPHAN)

9h - Mesa 5 - Construindo ferramentas e tecendo redes.

Marcus Granato (Museu de Astronomia e Ciências Afins/RJ)

Maria Letícia Mazzucchi Ferreira (Escola de Museologia da UFPEL/RS)

Marcelle Pereira (Rede de Educadores de Museus/ RJ)

Simone Flores (Sistema de Museus do Rio Grande do Sul)

11h - debate

12h - almoço

13h - Mesa 6 - Os Museus e o Plano Nacional de Cultura

Gustavo Vidigal (Ministério da Cultura)

Antônio Carlos Pinto (Associação Brasileira de Museus)

Carlos Roberto Brandão (ICOM/BR)

15h - debate

15:30h - Mesa 7 - Política Nacional de Museus: balanço e perspectivas.

ângelo Vanhoni (Deputado Federal/PR)

Maria Célia Moura Santos (UFBA)

Gilson Nunes (UFOP / Sistema Municipal de Museus de Ouro Preto/MG)

17h - debate

18h - encerramento

Você tem sede de quê? Se for de cultura, diversão e arte, tem uma nova e generosa fonte à disposição em Florianópolis. Na SC 401, o Teatro Governador Pedro Ivo abriu as cortinas no dia 21 de novembro, em solenidade de inauguração. A partir daí, o mais novo palco da cidade recebe o Balé Nacional da Polônia - Mazowsze (dia 22); a peça Virgolino e Maria - Auto de Angicos (dia 23), com Marcos Palmeira e Adriana Esteves; a peça O Pupilo quer ser Tutor (dia 25), do Teatro Sim... Por Que Não?!!; o monólogo Pássaro da Noite (dia 26), com Luana Piovani; a Camerata de Florianópolis (dia 27); o espetáculo musical Vozes Latinas (dia 28), de Rute Gebler; o pianista Arthur Moreira Lima (dia 29) e o show de Zeca Baleiro e banda no dia 30 de novembro.

Com preços populares (R$ 20 e R$ 10, com exceção do Maszowze, para convidados) que garantirão o acesso de um público eclético, os espetáculos de inauguração do Teatro Pedro Ivo contemplam as artes cênicas, a música e a dança, sempre com espaço para a produção local e de qualidade. "Esta é uma das principais preocupações do governador Luiz Henrique da Silveira com relação à nova casa", reforça a superintendente da Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires, "de que este endereço seja freqüentado por um público amplo e ofereça espetáculos de qualidade com participação permanente da produção artística local". A mesma tese é defendida pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Péricles Prade, para quem o novo teatro "seráum extraordinário espaço para a difusão da cultura catarinense, nacional e do Mercosul, além de um real estímulo aos artistas".

Prestigiado em várias cidades catarinenses sempre com casa lotada e muita gente de fora, não é por acaso que o Balé Mazowsze abre a temporada inaugural. Parceira em um projeto social do Governo do Estado, a companhia polonesa é um ícone do folclore internacional. Com 4,5 toneladas de bagagem e cerca de cem componentes entre corpo de baile, coro e orquestra e mais de 800 trajes, este espetáculo já foi ovacionado em 50 países por 16 milhões de espectadores.

Do segmento teatral, o debut do novo palco ficará a encargo da montagem Virgolino e Maria - Auto de Angicos, com os consagrados atores Marcos Palmeira e Adriana Esteves. Indicada para inúmeros prêmios nacionais por melhor direção, texto, cenário e iluminação (como prêmio Shell), a peça conta a história dos últimos dias de Lampião e Maria Bonita longe da caricatura regionalista, o que conferiu ao trabalho reconhecimento da crítica especializada nos maiores veículos de comunicação do país. A seguir, a super catarinense Cia de Teatro Sim... Por que Não?!!, criada em 1984 e com uma bagagem farta (A Farsa do Advogado Pathelin, Livres e Iguais, Paralelos, ...E o Céu Uniu dois Corações, etc), levará ao Pedro Ivo O Pupilo quer ser Tutor, dirigida pelo premiado Francisco Medeiros e com iluminação de Domingos Quintiliano. Neste trabalho a companhia promove o entrelaçamento de teatro com a performance e a pantomima.

Já no monólogo Pássaro da Noite, que estreou este ano no Rio de Janeiro, a atriz Luana Piovani interpreta uma mulher em situação de solidão absoluta. Com texto de José Antônio de Souza e direção de Marcus Alvisi, a peça aborda a solidão feminina através de uma mulher enigmática que se perdeu numa noite de sexta-feira em seus próprios fantasmas e abismos à procura de sentindo para a sua vida medíocre e banal.

O teatro também abre espaço para a música com a apresentação da Camerata Florianópolis. Uma das mais importantes orquestras de câmara do Brasil com a regência do maestro catarinense Jeferson Della Rocca, apresenta a 5ª. Sinfonia de Beethoven em Dó Menor. Escrita entre 1807 e 1808 é considerada uma das mais importantes e populares composições clássicas no mundo. Além desta, a Camerata executará algumas árias consagradas.

Após a Camerata, será a vez do espetáculo Vozes Latinas com a maestrina Ruth Gebler, diretora do Estúdio Vozes, que também conta com a participação da banda Stagium 10. Serão interpretadas 19 canções num passeio musical por países de língua latina, incluindo canções italianas, espanholas, francesas, portuguesas, mexicanas, cubanas, paraguaias, argentinas e brasileiras, entre outras.

No dia 29, o pianista Arthur Moreira Lima abre parêntesis na turnê Brasil Sertões para apresentação de clássicos de Chopin a Pixinguinha, passando por Mozart, Lizst, Villa Lobos, Francisca Gonzaga e muito mais no novo Teatro, no concerto que terá cerca de uma hora de duração.

E finalmente, para encerrar o ciclo de apresentações inaugurais, o cantor e compositor Zeca Baleiro apresenta O Coração do Homem-Bomba, volumes I e II, acompanhado pela banda "Os Bombásticos". O repertório festivo e rítmico que mistura skas, sambas-funks, reggaetons, rocks e boleros vai garantir muito ânimo dançante no Teatro. Escudado pela banda com seu naipe de metais, Baleiro assegura também boas surpresas sonoras e cênicas que fecharão com chave de ouro a semana de abertura deste bem-vindo Teatro.

Serviço:

Local: Teatro Pedro Ivo, bairro Saco Grande, anexo ao Centro Administrativo de Governo, Rodovia SC - 401, Km 5, nº 4.600.

Ingressos: a partir de quarta-feira, dia 19, na bilheteria do Centro Integrado de Cultura, das 14h às 19h e sábado e domingo, das 14h às 18h.

Valor: R$20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)- vendas somente a dinheiro

Informações:

Fone - 3953.2300

www.tar.sc.gov.br

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) divulgou no dia 12 de agosto de 2009 os nomes dos dez títulos selecionados pelo Edital de Aquisição de Livros - Cocali. A seleção (veja abaixo) contemplou diferentes gêneros, como romance, conto, poesia e literatura infanto-juvenil. Através do edital, o Governo do Estado vai adquirir 300 exemplares de cada título e distribuí-los para bibliotecas públicas municipais.

"A aquisição e a distribuição de livros são de grande importância para a difusão da literatura catarinense. Com esse edital, o Estado atua como um mediador entre nossos autores e a população, que muitas vezes tem pouco ou nenhum acesso aos bens literários", afirma a presidente da FCC, Anita Pires, que fez a divulgação dos nomes ao lado da diretora de Difusão Artística da FCC, Mary Garcia, e do deputado estadual Sérgio Grando.

As 172 obras inscritas foram avaliadas pela Comissão Catarinense do Livro (Cocali). Os livros escolhidos serão comprados pela Fundação Catarinense de Cultura com desconto de 50% no preço de capa. Devido à qualidade, alguns títulos não selecionados ficaram automaticamente inscritos para a próxima edição do edital, que será lançado até outubro deste ano.

Criada em 1992 e regulamentada em 1996, a lei nº 8759, conhecida como Lei Grando, estabelece a obrigatoriedade da aquisição de livros de autores catarinenses por parte do poder público estadual com a finalidade de municiar as bibliotecas públicas municipais. Já a Comissão Catarinense do Livro (Cocali) foi criada através do decreto nº 841, de 7 de maio de 1996.

Os atuais membros da Cocali foram selecionados e nomeados pelo governador Luiz Henrique da Silveira a partir de uma lista tríplice fornecida por cada instituição para o mandato de um ano. A comissão é composta por representantes da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Academia Catarinense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, União Brasileira de Escritores / Santa Catarina, além de um renomado escritor.

As inscrições para o Edital de Aquisição de Livros - Cocali ficaram abertas entre 08 e 26 de junho e eram exclusivas para autores catarinenses ou residentes há mais de dez anos em Santa Catarina.

Obras Selecionadas*

Palavras do Xeramõi (Adão Karai Tataendy Antunes)

Relatos de sonhos e lutas (Amílcar Neves)

Caro Rimbaud (C. Ronald)

A Ira das águas (Edla Van Steen)

Beatriz em trânsito (Eloí Elisabet Bocheco)

Alice passou por aqui... (Miriam Portela)

Todas as casas (Roberto Gomes)

Aço e nada (Rubens da Cunha)

Melhores contos de Salim Miguel (Salim Miguel)

Olho e fôlego (Vinícius Alves)

* A lista segue a ordem alfabética do nome dos autores. Não há ordem de seleção.

Membros da Comissão Catarinense de Livros (Cocali)


Marco Vasques (SOL)
Jayro Schmidt (Fundação Catarinense de Cultura)
José Roberto Oshea (UFSC)
Gisela Eggert Steindel (Udesc)
Júlio de Queiroz (Academia Catarinense de Letras)
Dennis Radünz (União Brasileira de Escritores / Santa Catarina)
Augusto César Zeferino (Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina)

Péricles Prade (escritor)

Mais informações: (48) 3953-2396 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Foto: Mary Garcia e Anita Pires na divulgação dos selecionados

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EDITAL PARA AQUISIçãO DE LIVROS - COCALI

1. DO OBJETO

1.1 Constitui objeto deste edital selecionar e adquirir obras de autores catarinenses ou residentes há mais de dez anos em Santa Catarina.

1.2 As obras adquiridas serão destinadas a bibliotecas públicas municipais catarinenses.

1.3 Serão selecionadas até dez (10) obras, que terão 300 exemplares de suas tiragens compradas e distribuídas pela Fundação Catarinense de Cultura.

1.4 Os exemplares serão adquiridos por 50% do valor de capa dos mesmos.

2. DA INSCRIçãO

2.1 Somente serão aceitas inscrições de obras publicadas de 2004 até 2009.

2.2 O autor poderá inscrever mais de uma obra.

2.3 é vedada a inscrição feita diretamente por editoras.

2.4 Os concorrentes deverão entregar pacote contendo:

2.4.1 Nove (09) exemplares da obra;

2.4.2 Folha contendo nome completo do autor, endereço residencial, telefones para contato, endereço eletrônico e valor de capa da obra inscrita;

2.4.3 Cópia da carteira de identidade ou da certidão de nascimento ou da certidão de casamento;

2.4.4 Documento assinado pelo concorrente e com firma reconhecida em cartório declarando que reside há mais de dez anos em Santa Catarina, no caso do concorrente não ser catarinense;

2.4.5 Documento assinado pela editora autorizando o desconto de 50% no preço de capa para aquisição pela Fundação Catarinense de Cultura, caso a obra seja selecionada neste edital.

2.5 As inscrições são gratuitas.

3. DO PRAZO E LOCAL DE INSCRIçõES

3.1 As inscrições estarão abertas entre 08 e 26 de junho de 2009.

3.2 O pacote deverá estar endereçado para:

Fundação Catarinense de Cultura

Edital de Aquisição de Livros - COCALI

Av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600,

Agronômica, Florianópolis - SC

CEP: 88025-202

3.3 As inscrições poderão ser feitas nos dias úteis, das 13h às 19h, diretamente no setor de protocolo da Fundação Catarinense de Cultura, no endereço citado no item 3.2.

3.4 Serão admitidas inscrições pelo Correio, desde que feitas exclusivamente via SEDEX.

3.5 Para as inscrições pelo Correio, serão consideradas a data e hora da postagem.

3.6 Não serão aceitas inscrições apresentadas fora do período estabelecido no item 3.1 deste edital.

4. DA SELEçãO

4.1 As obras serão avaliadas e selecionadas pela Comissão Catarinense do Livro (COCALI), composta por nove (09) membros.

4.2 A seleção será concluída no prazo máximo de trinta (30) dias, a contar da data de término das inscrições.

4.3 Os títulos das obras selecionadas e os nomes de seus autores serão divulgados no site da Fundação Catarinense de Cultura (www.fcc.sc.gov.br).

4.4 A decisão da Comissão Catarinense do Livro (COCALI) é irrecorrível.

5. DAS DISPOSIçõES GERAIS

5.1 A inscrição da obra implica prévia e integral concordância com as normas deste edital.

5.2 Os exemplares encaminhados para análise não serão devolvidos e, após a divulgação do parecer final da Comissão Catarinense do Livro (COCALI), passarão a integrar o acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina.

5.3 Livros financiados pelo Governo do Estado de Santa Catarina não poderão ser inscritos neste edital.

5.4 Funcionários da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e os membros da Comissão Catarinense do Livro (COCALI) não poderão participar deste edital.

5.5 Os casos omissos serão decididos pela Comissão Catarinense do Livro (COCALI).

Florianópolis, 04 de junho de 2009.

Anita Pires

Presidente da Fundação Catarinense de Cultura

CIRCUITO CULTURAL BANCO DO BRASIL E FUNDAçãO CATARINENSE DE CULTURA PROMOVEM

Mostra "O ator por trás da câmera"

LOCAL: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina - MIS/SC

Sala Multimídia - Centro Integrado de Cultura (CIC) - Florianópolis

24 a 30 de novembro de 2008

ENTRADA GRATUITA

O que leva um ator a tornar-se diretor? Em que medida o estilo de grandes diretores com quem esses atores trabalharam influi no resultado final de seu trabalho como diretor?

Com a mostra "O ator por trás da câmera" o CCBB traz ao público cinéfilo a oportunidade de debater o tema por intermédio da comparação entre os filmes dirigidos por atores e os filmes dos diretores que certamente os inspiraram.

Na busca por um estilo próprio, autoral, à influência de seus mestres, esses atores-diretores têm hoje uma produção que poderá ser revista sob esse olhar, permitindo ao espectador avaliar também questões técnicas e estéticas desses filmes.

Centro Cultural Banco do Brasil

O objetivo da mostra O Ator Por Trás da Câmera é permitir a comparação entre os filmes dirigidos por atores que resolveram se transformar em diretores e a obra de diretores que os influenciaram. Assim, pretendemos observar a influência que diretores tiveram no trabalho do ator que se tornou diretor, avaliar as características do trabalho de um ator na direção, bem como tentar entender o que leva um ator a tornar-se diretor.

Uma regra muito freqüente que se observa é que o diretor que já foi ator sempre busca roteiros que privilegiam o trabalho do ator. Não se trata de legislar em causa própria (até porque, muitas vezes, o ator-diretor prefere não atuar no filme que dirige), mas sim uma espécie de hábito de procurar roteiros nos quais o profissional possa desempenhar bem o seu trabalho.

O fato é que a maioria dos atores que dirigem chegou ali trilhando um caminho diametralmente oposto ao dos diretores tradicionais, que quase sempre estudaram em escolas de cinema. Os atores em geral aprenderam seu ofício na prática, observando o diretor em ação, sentindo na própria carne os efeitos dessa direção, e vivenciando o dia-a-dia da produção cinematográfica. é, portanto, uma formação diferente.

Por exemplo, Paulo Betti. Em Cafundó, sua estréia na direção, apresenta influência de Sérgio Resende, com quem trabalhou em Lamarca, presente na mostra, e Mauá, o Imperador e o Rei. Seu protagonista, João Camargo, um escravo que luta para construir uma igreja e enfrenta o preconceito ao se envolver com uma mulher branca, lembra em muito a obsessão com que Mauá luta para construir seu império, ou a determinação com que Lamarca enfrenta o exército e a ditadura militar. O fato de trabalhar com um personagem histórico e a grandiosidade com que encena um filme de época também podem, em muito, ser creditados à influência de Sérgio Resende. Novamente aqui o trabalho do ator principal, Lázaro Ramos, é fundamental para a condução da trama.

Em resumo, ao reunir filmes que foram dirigidos por atores, pretendemos avaliar como age o ator quando assume também a função de diretor, seja a partir das influências que recebe, seja a partir de suas preferências na escolha de roteiros, no uso das câmeras (luz e enquadramentos), na escolha dos atores, etc. Há diferenças entre um diretor de carreira e um ator que resolve dirigir. Esta mostra pretende iniciar uma discussão mais ampla sobre essa questão.

Marcelo Lyra

Curador

PROGRAMAçãO CIRCUITO CULTURAL BANCO DO BRASIL

O ator por trás da câmera

Florianópolis:
24/11 - segunda-feira:
17h - Cidade Oculta (Chico Botelho/80min)
18h30 - Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (Carla Camurati/101min)
20h30 - Infiel (Liv Ullmann/150min)

25/11 - terça-feira:
17h - Sonata de Outono (Ingmar Bergman/92min)
18h30 - Lamarca (Sergio Rezende/129min)
20h40 - O Pagamento Final (Brian de Palma/144min)

26/11 - quarta-feira:
17h - Cidade Oculta (Chico Botelho/80min)
18h30 - A Promessa (Sean Penn/123min)
20h40 - Menina de Ouro (Clint Eastwood/137min)

27/11 - quinta-feira:
17h - Sonata de Outono (Ingmar Bergman/92min)
18h30 - Lamarca (Sergio Rezende/129min)
20h40 - Cafundó (Paulo Betti/98min)


28/11 - sexta-feira:
17h - Cafundó (Paulo Betti/98min)
19h - A Promessa (Sean Penn/123min)
21h10 - O Pagamento Final (Brian de Palma/144min)

29/11 - sábado:
17h - Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (Carla Camurati/101min)
19h - Sonata de Outono (Ingmar Bergman/92min)
20h40 - Infiel (Liv Ullmann/150min)

30/11 - domingo:
15h - Três Homens em Conflito (Sergio Leone/179min)
18h30 - Menina de Ouro (Clint Eastwood/137min)

LOCAL: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina - MIS/SC

Sala Multimídia

SINOPSES DOS FILMES

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (35mm, 1995, 101 min, Livre)
direção Carla Camurati.
Com Marieta Severo, Marco Nanini, Norton Nascimento, Marcos Palmeira.
Comédia que satiriza a vinda da família Real ao Brasil, mostrando D. João VI como um glutão e Carlota Joaquina como uma insaciável devoradora de homens. Um dos primeiros filmes da Retomada, impressiona pela habilidade com que dribla o baixo orçamento para criar um visual de época.

Cidade Oculta (35mm, 1986, 80 min, 16 anos )
direção Chico Botelho.
Com Carla Camurati, Arrigo Barnabé, Cláudio Mamberti e Chiquinho Brandão.
Drama policial paulistano, da fase conhecida como "néon realismo", que mostra a vida noturna da cidade, em meio a policiais corruptos, mulheres misteriosas e assassinatos.

Cafundó (35mm, 2005, 98 min, 14 anos)
direção de Paulo Betti e Clóvis Bueno.
Com Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino e Renato Consorte.
Estréia na direção do ator Betti, conta a história lendária de João Camargo, um ex-escravo que, no final do século 19, acredita ter visões divinas e resolve construir uma igreja. Ao mesmo tempo, envolve-se com uma mulher branca. Enfrenta assim o preconceito da sociedade da época.

Lamarca (35mm, 1994, 129 min, 12 anos)
direção Sérgio Resende.
Drama histórico. Durante a ditadura militar, um capitão torna-se simpatizante da guerrilha e resolve desertar, levando consigo muitas armas. Por sua experiência em táticas de combate, acaba se tornando um importante líder na ação das guerrilhas. Sua captura pelo exército passa a ser considerada uma questão de honra.

Menina de Ouro (Million Dollar Baby, 35mm, 2004, 132 min, 12 anos)
direção de Clint Eastwood.
Com Hilary Swank, Clint Eastwood e Morgan Freeman.
Ao lado de Os Imperdoáveis, este é um dos melhores filmes de Eastwood. Jovem garçonete acalenta o sonho de ser boxeadora. Para tanto, enfrenta o machismo dominante no esporte e convence um renomado treinador a trabalhar com ela.

Três Homens em Conflito (The God, the Bad and the Ugly, DVD, 1966, 163 min, 14 anos)
direção de Sergio Leone.
Com Clint Eastwood, Eli Wallach e Lee Van Cleef.
Durante a Guerra Civil Americana, Eastwood e Wallach vivem de dar golpes em xerifes, pegando as recompensas pela captura do segundo e libertando-o em seguida, até que descobrem o segredo de um tesouro escondido. Ele saem para tentar encontrá-lo, mas um perigoso pistoleiro (Cleef) descobre o segredo e vai atrás deles.

A Promessa (The Pledge, 35mm, 2001, 123 min)
direção de Sean Penn.
Com Jack Nicholson, Benicio Del Toro, Patricia Clarkson e Sam Shepard.
Nicholson é um policial aposentado, que investiga a morte de uma criança de sete anos por um serial killer. Ele promete à mãe que irá pegar o assassino e isso acaba se tornando uma obsessão. Aos poucos, seus métodos pouco ortodoxos acabam por assustar outras pessoas envolvidas na busca.

Pagamento Final (Carlito"s Way, DVD, 1993, 144 min, 18 anos)
direção de Brian de Palma.
Com Al Pacino e Sean Penn.
Pacino faz um líder do tráfico que, ao sair da prisão, resolve levar uma vida honesta. Defendido por um advogado corrupto (Penn), acaba envolvido por várias pendências do passado e sofre para se livrar do mundo do crime.

Sonata de Outono - (Höstsonaten, 1978, 99 minutos, direção de Ingmar Bergman)
O grande desempenho das atrizes Ingrid Bergman e Liv Ullmann dá ainda mais força a esse que é um dos dramas mais fortes do diretor sueco. Uma pianista famosa visita a filha tímida e reprimida no interior da Noruega. O encontro das duas é tenso, marcado por lembranças do passado e revela uma filha repleta de rancor e ressentimentos, por conta do abandono da mãe, mais dedicada ao trabalho que à família.

Infiel - (Trolösa, 2005, 150 minutos, direção de Liv Ullmann)
A atriz Liv Ullmann estréia como diretora com a história do relacionamento entre um músico e uma atriz. Ele é destroçado quando descobre que ela manteve um caso durante sua viagem. Ex-mulher e atriz de vários filmes do sueco Ingmar Bergman, Ullmann assimilou muito do estilo do ex-marido (sem deixar de ter personalidade), realizando um drama intimista, onde questiona as relações humanas com forte verniz psicológico.

Como uma empresa pode se destacar ao buscar o desenvolvimento cultural? Como uma iniciativa empresarial pode estimular a leitura entre as crianças e jovens? Qual a importância das redes de relacionamento na área da cultura? Estes serão alguns temas debatidos no workshop Responsabilidade Cultural e Redes de Relacionamento, que será realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, na quarta-feira, dia 26 de novembro, com entrada gratuita. Promovido pelo Instituto Cultura em Rede, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e a Fundação Catarinense de Cultura, o evento tem como objetivo estimular em Santa Catarina a maior participação em torno de iniciativas e políticas corporativas de responsabilidade social e formação de redes, aplicadas ao mundo da cultura.

Para o tema da Responsabilidade Cultural, foram convidados Cida Moreira, da Avon, empresa nacional que tem se destacado com iniciativas interessantes de desenvolvimento cultural, e José Paulo Teixeira, da Parati, empresa catarinense com reconhecida presença em ações como o Moleque Bom de Bola e outras voltadas ao estímulo à leitura e a promoção da juventude.

O evento também debaterá a experiência das Redes de Relacionamento que tomam grande impulso no Brasil, notadamente no Terceiro Setor. Um dos convidados é Luís Fernando Sarmento, das Redes Comunitárias SESC do Rio de Janeiro, que formará o painel ao lado de Pedro Alípio Nunes, um dos primeiros articuladores da Rede de Integração Cultural (RIC) de Santa Catarina. A RIC é um programa de Estado, previsto em lei, e surgiu há três anos, como resposta as demandas dos segmentos culturais de Santa Catarina para as áreas de capacitação, formação, integração do mercado cultural e democratização da informação. Estas duas experiências serão os cases do workshop, precedidos pela palestra do filósofo André Martinez, de São Paulo, que falará sobre Autonomia e Práxis de Redes. Na ocasião, o Instituto Cultura em Rede apresentará os resultados da RIC em formato DVD e encarte.

O evento terá a presença mediadora de Fábio Kobol, do Observatório de Editais do Ministério da Cultura, e contará na abertura com as presenças de Anita Pires, presidente da Fundação Catarinense de Cultura e anfitriã, e do Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

O workshop, aberto ao público, se destina a produtores e gestores culturais públicos e privados; gerentes de projetos sociais de empresas; profissionais do mercado cultural; estudantes e professores de cursos universitários ligados as artes e a cultura, entre outros.

O QUê: Workshop "Responsabilidade Cultural e Redes de Relacionamento"

QUANDO: quarta-feira, dia 26 de novembro de 2008, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h

ONDE: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis, SC

QUANTO: gratuito

INFORMAçõES:

Telefones: (48) 3953-2348 (a tarde) - celular: (48) 8431-2379 com Muriel

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

PROGRAMAçãO:

8:30 - Recepção e entrega de material

9:00 - Abertura

Presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) - Anita Pires

Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - Gilmar Knaesel

9:30 - Workshop I: Responsabilidade Cultural

Cases: José Paulo Teixeira - Instituto Cultural Parati - Santa Catarina

Cida Medeiros - Avon Fundo Viva o Amanhã - São Paulo

Mediador: Fábio Kobol - Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura

12:00 - 14:00 - Almoço livre

14: 00 - Workshop II: Redes de Relacionamento

André Martinez - Aprax Arquitetura Cultural - São Paulo

Tema: Autonomia e práxis de redes

Cases: Luís Fernando Sarmento - Redes Comunitárias - SESC Rio de Janeiro

Pedro Alípio Nunes - Rede de Integração Cultural - Santa Catarina

Mediador: Carolina Gonçalves Freitas - Fundação Catarinense de Cultura

18:00 - Encerramento