Nesta terça-feira (13), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) levou a Lages a 21ª edição do ciclo de discussão Conversando sobre Museu. O programa, promovido por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), consiste na realização de encontros em formatos de mesa-redonda, com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse do campo museológico catarinense, assim como discutir novas perspectivas e diferentes concepções de trabalho para o setor.
Esta edição teve como tema 'Museu e Educação' e foi feita em parceria com o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e o Museu Histórico Thiago de Castro. O evento contou com a participação de profissionais da área museológica de Araranguá, Curitibanos, Lages, São Francisco do Sul e São Joaquim. A mesa foi composta por Maria Helena Rosa Barbosa (MASC), Paulo Henrique Guasselli de Souza (Museu Thiago de Castro) e Renilton Roberto da Silva Matos de Assis (SEM/SC).
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), vinculado à Diretoria de Patrimônio Cultural, promove o ciclo de discussão “Conversando sobre Museu” no auditório da Fundação Cultural de Lages, no dia 13 de maio, das 9h às 12h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo formulário disponível no endereço: https://forms.gle/PqfusziWU1tVXwLu5.
Esta edição do encontro será realizada em parceria com o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e o Museu Histórico Thiago de Castro, em formato de mesa redonda, com duração de três horas. O evento terá a participação de Caroline Martello (Gestora dos Equipamentos Turísticos e Culturais de Videira/SC), Maria Helena Rosa Barbosa (Museu de Arte de Santa Catarina) e Paulo Henrique Guasselli de Souza (Museu Thiago de Castro), que abordarão o tema “Museu e Educação”. O assunto suscita diferentes dúvidas, portanto, a proposta de se fazer o debate configura-se como uma forma de contribuir com a construção de novos olhares e entendimento sobre o tema, fomentando reflexões sobre a importância das práticas educativas em instituições museológicas.
O ciclo de discussão “Conversando sobre Museu” consiste na realização de encontros com o intuito de refletir sobre temas diversos de interesse do campo museológico catarinense, assim como discutir novas perspectivas e diferentes concepções de trabalho para o setor. Os encontros, em formato de mesa redonda, são realizados em diferentes regiões de Santa Catarina, de forma gratuita, compreendidos entre palestras e debates entre os participantes.
Sobre os participantes
Caroline Martello: Doutora pelo Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa “Educação Científica: Processos de Ensino e Aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa”. Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Graduação em Museologia pela Universidade Barriga Verde (2010). Hoje atua como Gestora dos Equipamentos Turísticos e Culturais de Videira/SC.
Maria Helena Rosa Barbosa (Museu de Arte de Santa Catarina): Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), da Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC). Mestre em Artes Visuais (2009), na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Centro de Artes (CEART), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Educação Artística – Habilitação Desenho pela UDESC (1994). Professora na Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no exercício da função de arte-educadora no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) desde 2003.
Paulo Henrique Guasselli de Souza: Graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FACVEST (2004) e em Jornalismo pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) (2024). Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela UNIPLAC (2005). É servidor público da Prefeitura Municipal de Lages e hoje atua no Museu Histórico Thiago de Castro, de Lages - SC.
Mediação: Renilton Roberto da Silva Matos de Assis - Coordenador do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina.
Serviço:
O quê: Ciclo de discussão "Conversando sobre Museu"
Tema: “Museu e Educação”
Quando: 13 de maio de 2025, das 9h às 12h.
Local: Auditório da Fundação Cultural de Lages
(Rua Benjamin Constant, 141 – Centro – Lages - SC)
Inscrições: abertas gratuitamente no link https://forms.gle/PqfusziWU1tVXwLu5
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) e do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da Diretoria de Patrimônio Cultural, em parceria com o Museu do Milho Antônio Sirena, com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), realiza a Oficina de Conservação Preventiva de Acervos do Programa de Capacitação Museológica na cidade de Xanxerê. A capacitação será ministrada presencialmente nos dias 9 e 10 de julho de 2024, das 8h às 12h e das 13h às 17h30; e no dia 11 de julho de 2024, das 8h às 12h.
:: Inscrições gratuitas e abertas clicando aqui INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Serão oferecidas 20 vagas para profissionais de museus das sete regiões museológicas do Estado, preferencialmente de profissionais das instituições que possuem vínculo com o SEM/SC, além de estudantes e pesquisadores. A oficina terá carga horária total de 20 horas.
O objetivo da iniciativa é subsidiar e orientar os profissionais de museus sobre Conservação Preventiva de Acervos. A oficina será ministrada pelo conservador/restaurador Marcelo do Amaral, do Atecor, pelo químico Thiago Guimarães Costa, também do Atecor, e pelo Museólogo e Coordenador do SEM/SC, Renilton Assis.
O que é o Programa de Capacitação Museológica?
O Programa deriva das oficinas oferecidas pelo SEM/SC ao longo de suas três décadas de atuação, reformulado em 2011, prevendo na época sete temas e cronograma relacionados com os eixos programáticos da Política Estadual de Museus. O programa é um importante componente da Política Estadual de Museus, no eixo Formação e Capacitação, esteve em funcionamento neste formato até 2014, oferecendo capacitação aos profissionais, estudantes e pesquisadores do campo de museus de Santa Catarina em suas sete Regiões Museológicas. Foi retomado em 2018, em parceria com o Ibram, na ocasião, com duas oficinas de Plano Museológico.
Conservação Preventiva de Acervos
Ementa: Museus e a preservação, Legislação Museológica (Lei 11.904/09 e Decreto 8.124/13), Política de Aquisição e Descartes de Acervos, Causas da degradação física, química, biológica e humana dos acervos. Controle ambiental em espaços museológicos. Manuseio e acondicionamento do acervo. Mobiliário adequado, iluminação e higienização dos ambientes. Registro e controle dos acervos museológicos.
Ministrantes
Marcelo do Amaral - Graduado em Licenciatura em Educação Artística habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001). Professor de Artes Visuais e História da Arte no Ensino Médio e Fundamental em Instituições Públicas e Privadas da Grande Florianópolis. Analista Cultural, cargo público efetivo, exercendo a função de conservador-restaurador no Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais (Atecor) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) desde 2012. Ministrante do Estágio Supervisionado em Conservação de Bens Móveis (2015 -2017) na Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Thiago Guimarães Costa - Doutor em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestre em Química Inorgânica pela mesma instituição. Durante seu mestrado realizou mobilidade
acadêmica na Faculdade de Química e Bioquímica da Universidade de Lisboa - Portugal sob orientação da Dra. Maria Madalena Hummanes. Possui graduação em Química - Bacharelado e Licenciatura - UFSC. No ano de 2019 realizou pós-doutorado na área de química de materiais aplicada ao patrimônio cultural visando à conservação, segurança e salvaguarda de bens culturais. É bacharel em Administração Pública pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC. É o criador e responsável do Laboratório de Materiais do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens
Culturais Móveis - Atecor, pioneiro no Estado e sediado na Fundação Catarinense de Cultura - Florianópolis / SC, atuando na área interdisciplinar de química aplicada ao patrimônio cultural, onde realiza análise de materiais constitutivos de bens culturais e pesquisa de novos materiais que possam ser aplicados na conservação e restauro de obras de arte. Entre 2013-2018 foi o coordenador técnico do ATECOR. É conselheiro no Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, gestão 2017/2019-2019-2021. É vice-presidente da Associação Catarinense de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais - ACCR, gestão 2020-2023. Revisor de revistas científicas nacionais e internacionais na área de química, ciência da conservação e patrimônio cultural. Tem experiência e realiza sua pesquisa na área de química inorgânica, visando a caracterização de materiais, comportamento eletroquímico, espectroscopia e suas aplicações na área de patrimônio cultural.
Renilton Roberto da Silva Matos de Assis - Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), em 2015. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2007, e em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2018. É servidor público da Fundação Catarinense de Cultura, no cargo de museólogo, exercendo atualmente a função de coordenador do Sistema Estadual de Museus. Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico. Coordenou o 1º Plano Museológico do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), 2012-2013, e o 1º Plano Museológico do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), 2014-2015. Presidiu o 5º Fórum Catarinense de Museus, em 2019, e participou da
sua organização.
Serviço:
O quê: Oficina de Conservação Preventiva de Acervos - Programa de Capacitação Museológica do SEM/SC
Quando: 9 e 10 de julho de 2024, das 8h às 12h e das 13h às 17h30 - Local: AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani) - Rua Mal. Floriano Peixoto n°100, Centro - Xanxerê - SC).
No dia 11 de julho de 2024, das 8h às 11h - Local: Museu do Milho Antônio Sirena (Linha Três Pontes, s/nº - BR-282, Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi - Xanxerê - SC).
Para se inscrever: https://forms.gle/6U4qpuwzmd8miuEe7
Mais informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) e o Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Móveis (ATECOR) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realizam até esta quinta-feira (6) a Oficina de Conservação Preventiva de Acervos na cidade de Orleans. A iniciativa tem parceria com o Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) por meio do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.
Participam da formação profissionais das cidades da região sul, como Criciúma, Orleans, Laguna, Araranguá e Sangão. O objetivo da iniciativa é subsidiar e orientar os profissionais de museus sobre Conservação Preventiva de Acervos, abordando a importância da preservação, a legislação museológica, política de aquisição e descartes de acervos, causas da degradação, controle ambiental em espaços museológicos, entre outros temas.
A oficina é ministrada pela conservadora/restauradora Karen Kremer do Atecor, pelo químico Thiago Guimarães Costa, também do Atecor, e pelo Museólogo e Coordenador do SEM/SC, Renilton Assis. Ela faz parte do Programa de Capacitação Museológica desenvolvido pelo SEM/SC.
ATENÇÃO: Inscrições encerradas!
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) e do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da Diretoria de Patrimônio Cultural, em parceria com Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) por meio do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, realiza a Oficina de Conservação Preventiva de Acervos do Programa de Capacitação Museológica. O encontro será presencial e ocorrerá de 4 a 6 de junho de 2024, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30, em Orleans (SC).
:: Inscrições gratuitas e abertas clicando aqui
Serão oferecidas 20 vagas para profissionais de museus das sete regiões museológicas do Estado, preferencialmente de profissionais das instituições que possuem vínculo com o SEM/SC, além de estudantes e pesquisadores. A oficina terá carga horária total de 20 horas.
O objetivo da iniciativa é subsidiar e orientar os profissionais de museus sobre Conservação Preventiva de Acervos. A oficina será ministrada pela conservadora/restauradora Karen Kremer do Atecor, pelo químico Thiago Guimarães Costa, também do Atecor, e pelo Museólogo e Coordenador do SEM/SC, Renilton Assis.
O que é o Programa de Capacitação Museológica?
O Programa deriva das oficinas oferecidas pelo SEM/SC ao longo de suas três décadas de atuação, reformulado em 2011, prevendo na época sete temas e cronograma relacionados com os eixos programáticos da Política Estadual de Museus. O programa é um importante componente da Política Estadual de Museus, no eixo Formação e Capacitação, esteve em funcionamento neste formato até 2014, oferecendo capacitação aos profissionais, estudantes e pesquisadores do campo de museus de Santa Catarina em suas sete Regiões Museológicas. Foi retomado em 2018, em parceria com o Ibram, na ocasião, com duas oficinas de Plano Museológico.
Conservação Preventiva de Acervos
Ementa: Museus e a preservação, Legislação Museológica (Lei 11.904/09 e Decreto 8.124/13), Política de Aquisição e Descartes de Acervos, Causas da degradação física, química, biológica e humana dos acervos. Controle ambiental em espaços museológicos. Manuseio e acondicionamento do acervo. Mobiliário adequado, iluminação e higienização dos ambientes. Registro e controle dos acervos museológicos.
Ministrantes
Karen Kremer - Mestre em Estudos da Tradução pela PGET, UFSC. Cursou especialização em Restauração e Conservação pela UIA na Itália (1999). Graduada em Licenciatura em Educação Artística habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1994). Foi professora de língua e cultura italiana por dez anos. É atriz, roteirista, tradutora e dramaturga. Desde 2010 é analista de cultura, cargo público efetivo, exercendo a função de conservadora-restauradora no Atecor (Ateliê de Conservação-Restauração de Bens Culturais) da FCC - Fundação Catarinense de Cultura desde 2013, onde, atualmente, é coordenadora do setor.
Thiago Guimarães Costa - Doutor em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestre em Química Inorgânica pela mesma instituição. Durante seu mestrado realizou mobilidade
acadêmica na Faculdade de Química e Bioquímica da Universidade de Lisboa - Portugal sob orientação da Dra. Maria Madalena Hummanes. Possui graduação em Química - Bacharelado e Licenciatura - UFSC. No ano de 2019 realizou pós-doutorado na área de química de materiais aplicada ao patrimônio cultural visando à conservação, segurança e salvaguarda de bens culturais. É bacharel em Administração Pública pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC. É o criador e responsável do Laboratório de Materiais do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens
Culturais Móveis - Atecor, pioneiro no Estado e sediado na Fundação Catarinense de Cultura - Florianópolis / SC, atuando na área interdisciplinar de química aplicada ao patrimônio cultural, onde realiza análise de materiais constitutivos de bens culturais e pesquisa de novos materiais que possam ser aplicados na conservação e restauro de obras de arte. Entre 2013-2018 foi o coordenador técnico do ATECOR. É conselheiro no Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, gestão 2017/2019-2019-2021. É vice-presidente da Associação Catarinense de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais - ACCR, gestão 2020-2023. Revisor de revistas científicas nacionais e internacionais na área de química, ciência da conservação e patrimônio cultural. Tem experiência e realiza sua pesquisa na área de química inorgânica, visando a caracterização de materiais, comportamento eletroquímico, espectroscopia e suas aplicações na área de patrimônio cultural.
Renilton Roberto da Silva Matos de Assis - Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), em 2015. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2007, e em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2018. É servidor público da Fundação Catarinense de Cultura, no cargo de museólogo, exercendo atualmente a função de coordenador do Sistema Estadual de Museus. Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico. Coordenou o 1º Plano Museológico do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), 2012-2013, e o 1º Plano Museológico do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), 2014-2015. Presidiu o 5º Fórum Catarinense de Museus, em 2019, e participou da
sua organização.
Serviço:
O quê: Oficina de Conservação Preventiva de Acervos - Programa de Capacitação Museológica do SEM/SC
Quando: de 4 a 6 de junho de 2024, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30
Local: Sala 1C - Unibave e Museu ao Ar Livre Princesa Isabel
Endereço: Rua Pe. João Leonir Dall'Alba, 601, Bairro Murialdo - Orleans/SC
Mais informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.