MASCFacebookInstagram

Marca GOV 110px

Atendendo a solicitações do público e com o objetivo de dar mais transparência ao Edital, está disponível para leitura e download o Relatório com informações acerca das cinco últimas edições do Prêmio Catarinense de Cinema.

::  Confira aqui o relatório 

O documento apresenta dados gerais, evolução no número de inscritos credenciados, dos valores pagos, distribuição dos prêmios por região do estado, entre outros. Estão compiladas informações sobre as edições de 2013, 2014/2015, 2018, 2019 e 2020.

A publicação Retratos do Audiovisual Catarinense é um mapeamento e estudo do setor. O projeto é financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema de 2019, lançado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Naquele ano o Edital financiou, entre outras modalidades de projetos, a realização de uma pesquisa sobre a produção cinematográfica e audiovisual do estado, com o objetivo de subsidiar a FCC no diagnóstico e na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento do setor. Nesse chamamento público, foi selecionado o projeto apresentado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da sua Pró-Reitoria de Pesquisa.

Nele estão reunidos, de forma resumida, os principais resultados e recomendações da investigação, realizada entre 2019 e 2020. O estudo completo e detalhado poderá ser acessado no site da Fundação Catarinense de Cultura após o lançamento.

Para realizar este mapeamento, que é tanto econômico como institucional, trabalharam juntos, e de forma inédita, professores e pesquisadores do Departamento de Economia e Relações Internacionais (e dos respectivos programas de pós-graduação) e do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina. Em diálogo com diversos agentes e entidades do audiovisual do estado, a equipe levantou e analisou dados econômicos e institucionais do setor, oriundos de instituições como a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas fontes e seus sistemas de informação, entre outros, permitiram abordar questões como geração de emprego e renda, tipos de mão de obra envolvidos e arrecadação de impostos.

Também foram considerados trabalhos preexistentes — como o realizado no âmbito da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) — e, sobretudo, foram entrevistados numerosos produtores, distribuidores, professores e gestores do audiovisual catarinense. A massa de informações e impressões assim obtidas favoreceu a elaboração de um retrato também “qualitativo” sobre os processos criativos e modelos de negócios, as conquistas em políticas públicas, os gargalos existentes e os desafios para o
futuro.

Confira os arquivos abaixo:

::  Relatório completo da pesquisa e mapeamento Retratos do Audiovisual Catarinense

::  Revista Retratos do Audiovisual Catarinense

Visita "Do cheio e do vazio: MASC, uma história em construção" mostra ao público história e parte do acervo do Museu

No dia do aniversário de Florianópolis*, e dando prosseguimento à série de eventos em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Museu preparou uma tarde especial para o dia 23 de março, sábado. O…

MASC apresenta exposição-projeção e concerto no Dia da Mulher em comemoração dos 75 anos do Museu

Nesta sexta-feira, 8 de março, às 19h, ocorre no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o segundo evento em comemoração dos 75 anos do Museu de Arte de Santa Catarina, a ser realizado, intencionalmente, no Dia Internacional da…

Dia da Mulher: Orquestra de Cordas da Ilha apresenta concerto em homenagem a compositoras no MASC

Na próxima sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) recebe a apresentação do concerto Sufrágio Feminino, com a Orquestra de Cordas da Ilha apresentando repertório de…