BPSCFacebook

Marca GOV 110px

A Biblioteca Pública de Santa Catarina completa 170 anos em 2024 e é a mais antiga instituição cultural do estado. 

Sua missão consiste em manter, conservar a memória cultural do Estado e promover a divulgação da cultura em geral, criar e fortalecer o hábito da leitura nas crianças desde a primeira infância, e a escrita, contribuir para o desenvolvimento da sociedade e o exercício pleno da cidadania, com base na igualdade de acesso para todos.

Com um acervo aproximado de 115 mil volumes, entre material bibliográfico (livros, jornais, obras raras) e multimeios, a BPSC possui uma localização privilegiada no Centro da capital catarinense, um amplo espaço e a disponibilização de serviços que auxiliam os usuários a suprir suas necessidades educativas, de lazer e de informação.

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) é signatária do Movimento Nacional ODS SC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe a página da Biblioteca Pública de Santa Catarina no Facebook: /bibliotecapublicadesc

 

 

DEPÓSITO LEGAL

Art. 1º Fica instituído, junto à Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, o mecanismo de Depósito Legal de Obras Impressas. Parágrafo único.

Lei nº 11.074, de 11 de janeiro de 1999

REGULAMENTO

Para retirar livros, é necessário cadastrar-se na Biblioteca Pública de Santa Catarina. 

Para fazer o cadastro é preciso:

  • Apresentar documento de identidade

  • Apresentar CPF

  • Menores de 10 anos precisam ter autorização de pais ou responsáveis, por meio de declaração

  • Apresentar Certidão de Nascimento (no caso de crianças que ainda não possuam outros documentos)

  • Residir em Santa Catarina.

Também é necessário:

  • Apresentar documento de identificação no momento do empréstimo;

  • Solicitar o empréstimo de, no máximo, quatro títulos diferentes.

Outras observações:

  • Se o livro for da coleção VESTIBULAR, é permitido o empréstimo de apenas 1 exemplar;

  • Livros com tarja VERDE não podem ser emprestados, pois são da coleção reserva;

  • Realizar a devolução conforme o prazo estabelecido (15 dias);

  • A multa cobrada por atraso na devolução é de R$0,50 por dia e por livro;

  • A renovação dos livros poderá ser feita pelo site da biblioteca ou também presencialmente no próprio setor de empréstimo, sendo neste último caso OBRIGATÓRIO trazer os livros a serem renovados. Para renovação no site recomendamos que seja feita com até 24 horas antecedentes ao vencimento.

 Associação dos Amigos da Biblioteca Pública

É um organismo que pretende servir como apoio e assessoramento à administração da Biblioteca, oferecendo auxílio naquilo que estiver ao seu alcance

Em 1854, o presidente da província de Santa Catarina, João José Coutinho sancionou a Lei nº 373 de 31 de Maio, que criava a Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina. Todavia, esta só foi instalada em 9 de Janeiro de 1855. O primeiro acervo obtido através de doações era de 474 exemplares. O  primeiro diretor da Biblioteca foi o poeta Francisco de Paulicéia Marques de Carvalho, que doou quase a metade dos livros desse acervo.
Nos seus primeiros anos de existência, a BPSC passou por várias mudanças, o que levou a perda de valiosas obras de seu acervo. Inicialmente foi instalada nas dependências da Assembléia  Provincial onde ficou por um espaço de tempo reduzido, pois em 1857 foi transferida para uma das salas do Liceu. Em 1866, mudou-se  para o andar térreo da Diretoria da fazenda da Província. Pouco depois, em 1870 abrigou-se na Rua do Livramento (atual Trajano), onde neste mesmo ano foi retornada ao Liceu Provincial.
Em 1872 foi para uma sala térrea do Palácio do Governo (atual Palácio Cruz e Sousa).  Já em 1908, a Biblioteca foi novamente transferida para o prédio da Rua Trajano, esquina com a Tenente Silveira, onde ficou até 1960. Neste ano foi mais uma vez transferida para uma casa antiga na Rua Acipreste Paiva, próximo a Catedral Metropolitana. Em 1973 a Biblioteca foi instalada provisoriamente num casario na Rua Visconde de Ouro Preto, próximo ao Teatro Álvaro de Carvalho, quando enfim em 1979, mudou-se para o prédio atual na Rua Tenente Silveira.
 Entre 1999 e 2003 o prédio passou por uma reforma e neste período alguns serviços funcionaram parcialmente, sendo fechada no período correspondente a dezembro de 2002 e abril de 2003 quando a reforma atingiu o andar térreo da Biblioteca.
FONTE: MACHADO, Cesar do Canto. Biblioteca Pública de Santa Catarina: 153 Anos de História. Florianópolis: Insular, 2007, 144p.

Página em construção

Imagem da capa do livro

Título do livro: Marley  e Eu: vida e amor ao lado do pior cão do mundo

Autor: Jhn Grogan

Resumo: John e Jenny haviam acabado de se casar. Eles eram jovens e apaixonados, vivendo em uma pequena e perfeita casa e nenhuma preocupação. Jenny queria testar seu talento materno antes de enveredar pelo caminho da gravidez. Ela temia não ter vindo com esse 'dom' no DNA, justamente porque matara uma planta, presente do marido, por excesso de cuidado - afogando-a. Então, eles decidiram ter um mascote. Vão a uma fazenda, escolhem Marley, ao tomar contato com uma ninhada, porque também ficam encantados com a doçura da mãe, Lily; só depois têm uma rápida visão do pai, Sammy Boy, um cão rabugento, mal-encarado e bagunceiro. Rezam para que Marley tenha puxado à mãe, porém suas 'preces' não são atendidas. A vida daquela família nunca mais seria a mesma. Marley rapidamente cresceu e se tornou um gigantesco e atrapalhado labrador de 44 kg, um cão como nenhum outro. Ele arrebentava portas por medo de trovões, rompia paredes de compensado, babava nas visitas, apanhava roupas de varais vizinhos, e comia praticamente tudo que via pela frente, incluindo tecidos de sofás e jóias. As escolas de adestramento não funcionaram - Marley foi expulso por ter ridicularizado a treinadora. Mas, acima de tudo, o coração de Marley era puro. Da mesma forma que ele recusava alegremente qualquer limite ao seu comportamento, seu amor e lealdade também eram ilimitados. Marley repartia o contentamento do casal em sua primeira gravidez e sua decepção quando sobreveio o aborto. Ele estava lá quando os bebês finalmente chegaram e quando os gritos de uma adolescente de dezessete anos cortaram a noite ao ser esfaqueada. Marley 'fechou' uma praia pública e conseguiu arranjar um papel num filme de longa-metragem, sempre conquistando corações ao mesmo tempo em que bagunçava a vida de todo mundo. Por todo esse tempo, ele continuou firme, um modelo de devoção, mesmo quando sua família estava quase enlouquecendo. Eles aprenderam que o amor incondicional pode vir de várias maneiras.

Imagem da capa do livro

Título: Harry Potter e o enigma do príncipe

Autor: J. K. Rowling

Resumo: Harry Potter e o Enigma do Príncipe traz a história do sexto ano de Harry Potter na escola de magia de Hogwarts. Em meio à batalha entre o bem e o mal, o poder de Voldemort e seus seguidores está aumentando dia após dia e a luta contra Voldemort não está indo bem. Ron procura por nomes familiares nas páginas do obituário do Profeta Diário. A Ordem da Fênix já sofreu algumas perdas. Os gêmeos Weasley ampliam seus negócios. Adolescentes lutam e se apaixonam. As aulas não têm sido fáceis, embora Harry receba ajuda do misterioso príncipe. Em Hogwarts, Harry procurará pela verdadeira e completa história do menino que se tornou Lord Voldemort - e assim, descobrirá o que pode ser sua única vulnerabilidade.

Biblioteca Pública abre formulário de agendamento para visitas guiadas

O formulário de agendamento para fazer uma visita guiada à Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) já está disponível. A partir de maio de 2024, todas às quintas-feiras, às 9h e às 14h30, a instituição cultural mais antiga do…

Biblioteca Pública de Santa Catarina abre inscrições para Oficina de Português com foco no CNU

Em abril, a Biblioteca Pública de Santa Catarina oferecerá uma Oficina direcionada ao conteúdo da prova de Língua Portuguesa do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”. As aulas ocorrerão nos dias 9, 10, 11, 16,…

Curso gratuito de Artes Cênicas ocorre na Biblioteca Pública de Santa Catarina aos sábados

Todos os sábados, a partir do dia 30 de março, o auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina será palco do curso gratuito de Artes Cênicas, formação de atores e diretores. No dia 16 de março haverá teste de admissão para as…