O formulário de agendamento para fazer uma visita guiada à Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) já está disponível. A partir de maio de 2024, todas às quintas-feiras, às 9h e às 14h30, a instituição cultural mais antiga do estado receberá grupos de escolas das redes pública e privada de ensino que desejem conhecer mais sobre o espaço e sua história. Em 2024, a BPSC completa 170 anos.

Para participar do projeto Conheça Mais a Biblioteca Pública de Santa Catarina, interessados devem agendar a visita previamente preenchendo o formulário disponibilizado no QR Corde abaixo e no formulário, clicando aqui.

Qr code

Em abril, a Biblioteca Pública de Santa Catarina oferecerá uma Oficina direcionada ao conteúdo da prova de Língua Portuguesa do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”. As aulas ocorrerão nos dias 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de abril, das 9h às 11h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo Whatsapp (48) 99912-0599.

Durante a oficina, o professor Marcos Karro corrigirá provas da banca Cesgranrio, aplicadas em concursos ocorridos em 2023. O objetivo é a familiarização com o estilo das questões, bem como a revisão dos principais conteúdos gramaticais cobrados por essa banca em provas por ela elaboradas.

Todos os sábados, a partir do dia 30 de março, o auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina será palco do curso gratuito de Artes Cênicas, formação de atores e diretores. No dia 16 de março haverá teste de admissão para as aulas.

O curso é promovido pela companhia Ari Nunes Artes & Vídeo Produções. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo telefone (48) 984099970.

No ano em que se comemora o centenário de nascimento do escritor Salim Miguel, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) disponibiliza um levantamento bibliográfico sobre o escritor.

::  Clique para fazer o download:  Levantamento Bibliográfico Salim Miguel

O material foi organizado pelos colaboradores do Setor de Santa Catarina na BPSC Maria Elisa Xavier dos Santos, Roger José Friedrich e Helen Moro de Luca com a finalidade de facilitar a pesquisa e a busca de informações. Convém ressaltar que o Setor de Santa Catarina é responsável pelo Depósito Legal de obras impressas e digitais produzidas em Santa Catarina (Lei nº 18.313 de 2021), bem como a unidade encarregada pela guarda e preservação da memória bibliográfica catarinense. Foram mapeados quarenta e quatro livros de autoria e organização do autor, juntamente a livros de críticas literárias à Salim Miguel. Este material foi produzido durante as pesquisas para a mostra "Salim Miguel - 100 anos", em cartaz na BPSC.

Além dos livros, o levantamento também foi realizado nos jornais catarinenses, digitalizados pela Hemeroteca Digital Catarinense, dispondo quatrocentas e cinco ocorrências com o termo “Salim Miguel”, todas elas com o link disponível para acesso ao jornal citado.

A BPSC é a instituição cultural mais antida do estado e completa 170 anos em 2024.

A Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe no dia 15 de março, às 18h, o lançamento do livro "Terra de Ninguém Vol. 1", de João Zaleski Neto. Na ocasião, o autor também apresentará uma palestra ao público sobre o processo de pesquisa e criação de seu livro.

Produzido e publicado pela Vitelli Publisher, o primeiro volume do romance histórico “Terra de Ninguém” retrata uma época na qual mulheres e homens vindos dos quatro cantos do mundo desenvolveram uma região inóspita com muita coragem e suor. Na “Terra de Ninguém” - território “Contestado” entre Paraná e Santa Catarina, no início do século XX -, o destino uniu Boleslau, Marja e o Padre Jan (poloneses que lutaram contra a ocupação russa na Polônia), o mecânico alemão Hugo (que trabalhou para Karl Benz, o inventor do automóvel), o ranger texano Bryan (que caçou coiotes com Theodore Roosevelt) e o alferes alagoano Pedro, personagens que, desbravando uma região selvagem, construíram ferrovias, extraíram madeira em meio às dificuldades na imposição da lei e enfrentaram a violência de insurreições, vivendo aventuras extraordinárias. Apesar de ficcional, a obra é baseada em personagens e acontecimentos reais do território do Contestado.

SOBRE O AUTOR

Dr. João Zaleski Neto é natural de Lages/SC, mas, ainda recém-nascido, passou a residir em Florianópolis/SC com a família. É graduado, mestre e doutor em Engenharia pela UFSC e atuou como professor universitário em diversas instituições de ensino superior, entre elas a UDESC. O amor pelos animais e pela leitura são características marcantes da personalidade deste escritor, que tem também como hobby a pesquisa histórica e genealógica.