Logo GOV SC 2019 Colorido

tac

A importância da preservação do Patrimônio Histórico e Cultural está ligada à memória e identidade de uma sociedade, gera um sentimento de pertencimento, traz autoestima e engajamento da população.

Conhecer a sua própria história, sua própria cultura é de suma importância para uma sociedade saudável. A memória estabelece um vínculo entre as gerações e o tempo, possibilitando que as pessoas se vejam como sujeitos da história, com direitos e também deveres para com a sociedade onde estão inseridas.

Nesse sentido, buscamos uma forma de aproximar a população de sua história por meio do projeto “Ô De Casa!”, com o objetivo de trazer informações sobre os bens tombados pela FCC, contando um pouco da história de cada um, informando sua localização nos municípios e permitindo um “passeio virtual” por esses bens, com o auxílio do Google Earth e de fotografias.

O tombamento é uma ação administrativa do Poder Executivo que começa pelo pedido de abertura do processo, por iniciativa de qualquer cidadão ou instituição pública. Qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar aos órgãos responsáveis pela preservação o tombamento de bens culturais ou naturais.

Esse processo, após avaliação técnica preliminar, é submetido à deliberação dos órgãos responsáveis pela preservação. Caso seja aprovada a intenção de proteger um bem cultural ou natural, é expedida uma notificação ao seu proprietário.

A partir dessa notificação, o bem já se encontra protegido legalmente, contra destruições ou descaracterizações, até que seja tomada a decisão final, terminando o processo com a inscrição no Livro do Tombo e comunicação formal aos proprietários.

Para abertura de processo de tombamento e intervenções em bens tombados e em seu entorno, acesse as informações aqui.


Conheça alguns bens tombados de Santa Catarina ou
baixe a lista completa

Balneário Camboriú

Capela de Santo Amaro (antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso)

Capela sto amaro bcA Capela de Santo Amaro, antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso, foi a primeira igreja da cidade e está relacionada ao processo de ocupação do litoral de Santa Catarina. Construída no início do século XIX , ela exibe em seu interior as imagens dos santos padroeiros: Santo Amaro e Nossa Senhora do Bonsucesso.

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 
Confira mais detalhes do bem tombado

 

 

Biguaçu

Casarão Born

Casarao Born2 BiguaçuO casarão Born foi construído em 1891 por Nicolau Born, primeiro prefeito de Biguaçu. Destacam-se, entre outros elementos, os lambrequins em madeira e o guarda corpo de ferro.

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 
Confira mais detalhes do bem tombado 

 

 

 

 

 

Blumenau

A implantação da Colônia de Blumenau no ano de 1850 gerou uma das primeiras manifestações da arquitetura dos imigrantes alemães no atual Estado de Santa Catarina. Após alguns anos de luta pela implantação da colônia, iniciou-se um processo construtivo que marca até hoje na arquitetura local: a casa enxaimel. É por meio dessa arquitetura que os imigrantes alemães introduzem uma técnica única em todo o país, marcando esse período com singularidade e admirável beleza.

Aparência externa dos imóveis, marcada pela técnica construtiva, dos exemplares chamam a atenção. A cobertura bem inclinada em telhas claras, a armação em vigas escuras, as paredes de tijolos aparentes e as molduras das portas e janelas em branco contribuem para dar um encanto especial a essas casas simples e despretensiosas. Apesar da técnica ter sido aplicada largamente nas primeiras décadas, atualmente, na área urbana, esse tipo arquitetônico tornou-se uma raridade.

A maior parte dos exemplares enxaimel estão localizados nas áreas rurais de Blumenau e municípios vizinhos, onde essa arquitetura se difundiu ainda mais e permanecem preservadas. Após esse primeiro período, até o fim do século XIX, Blumenau passou por uma grande mudança em sua arquitetura. As pequenas e singelas casas começam a ser substituídas por edificações maiores, com dois pavimentos e estrutura em alvenaria auto portante, representando uma arquitetura mais refinada, mais confortável, que procura refletir o sucesso da colônia e os anseios da época pelo progresso.

Na Rua XV de Novembro, a principal rua no centro da cidade, existe um conjunto de edificações singulares dessa época.

Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Blumenau

Edifício da Fundação Cultural de Blumenau (antiga Prefeitura)

Fundação Cultural de Blumenau 3O projeto original é do arquiteto alemão Heinrich Krohberger, construído em 1875, para ser o centro administrativo da Colônia e Antigo Fórum. A primeira grande reforma foi realizada em 1918, sendo acrescidas duas alas perpendiculares ao corpo principal do prédio, que recebe também modificações na cobertura e aplicação de adereços na fachada.

Em 1938, recebe o acréscimo de um pavimento e uma nova ala lateral, sendo toda a fachada adequada ao novo projeto. Em 1958, um incêndio destrói parcialmente a ala mais nova. Hoje, o edifício abriga a Fundação Cultural de Blumenau. Esse prédio é o marco da evolução e consolidação da sede da antiga Colônia e faz parte do conjunto da “entrada da cidade”.

Foi tombado pela FCC em 1996.

Endereço: Rua XV de Novembro, 161

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 
Conheça mais detalhes do bem tombado 

 

Praça Hercílio Luz

Praça Hercílio Luz 3As interferências e alterações das feições originais deste espaço urbano ao longo de toda a sua existência, desde sua criação como porto pluvial até as mais recentes, passando por diversos agenciamentos como sede do poder municipal e a criação do “Biergarten” não foram suficientes para invalidar sua significação histórico-urbana.

Essa curva do Rio Itajaí foi escolhida pelo Dr. Blumenau para o assentamento dos colonos alemães. Nessas margens desembarcaram os primeiros imigrantes e, a partir daí, a cidade se desenvolveu.

Além de seu valor histórico representa um dos pontos referenciais de maior identificação da cidade. Nesse “locus” ainda encontra-se retratado o ambiente da implantação original.

Foi tombada pela FCC em 1996.

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado

 

Residência Dietrich

Residência Dietrich 1

Construída em 1858, é a edificação mais antiga existente no centro urbano de Blumenau que utiliza a técnica construtiva do enxaimel. Seu tipo de implantação urbana, geminada a Casa Victor Gartner, a torna um exemplar único em alinhamento da rua e fachadas no mesmo plano. O edifício se mantém original, tanto na técnica construtiva, quanto na volumetria, e continua compartimentada da forma inicial, abrigando um valioso mobiliário de época.

Foi tombada pela FCC em 1996.

Endereço: Alameda Duque de Caxias, 90

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

Casa Victor Gartner (Museu da Família Colonial)

Casa Victor Gartner 1Construída em 1864, está entre as edificações mais antigas existentes no centro urbano de Blumenau que utilizam a técnica construtiva do enxaimel. Seu tipo de implantação urbana, geminada a Residência Dietrich, a torna um exemplar único em alinhamento da rua e fachadas no mesmo plano. O edifício se mantém original, tanto na técnica construtiva, quanto na volumetria, e continua compartimentada da forma inicial, abrigando um valioso mobiliário de época.

Foi tombada pela FCC em 1996.

Endereço: Alameda Duque de Caxias, 78

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

Igreja da Comunidade Evangélica de Itoupava Rega

Igreja Comunidade Evangélica

A igreja, datada de 1911, está localizada em uma área rural e apresenta linhas características das edificações religiosas alemãs. Sua implantação é de grande beleza: elevada, uma escadaria em pedra bruta lhe dá acesso e, a cada lado, palmeiras ressaltam a verticalidade do conjunto que se fecha em ponta na cobertura da igreja. Inspira, em observadores mais atentos, um sentido religioso.

Nas encostas, um bem cuidado gramado, destaca o perfil do conjunto, mostrando o zelo da comunidade com os valores e tradições ainda presentes. Nave de pequenas dimensões, telhado em duas águas e cobertura em telha plana. Há três janela laterais alternando-se com três pequenos contrafortes verticais, além de um pequeno altar, mais estreito que o corpo da nave, de forma arredondada, com telhado independente.

Seu mobiliário é original. O coro em madeira, o altar - que serve como uma espécie de biombo da sacristia -, o pequeno púlpito e alguns bancos possuem o mesmo despojamento que revela o seu exterior, traduzindo a austeridade característica das comunidades evangélicas e a dificuldade de recursos nestas épocas. A torre central foi construída posteriormente, em 1954.
A edificação é um dos mais felizes exemplos de arquitetura religiosa no município de Blumenau e resume, em sua simplicidade e beleza, toda a cultura da imigração. Exemplo único na região, sua preservação é de suma importância como referencial cultural para aqueles que ali vivem e para a compreensão do conjunto.

Foi tombada pela FCC em 1996.

Endereço: Rua Erwin Manzke, 5934

Veja a localização do imóvel na cidade

 

Antigo Hotel Oliveira

Antigo Hotel Oliveira 1

O edifício do antigo Hotel Oliveira, do final do século XIX, está localizado no núcleo histórico de Blumenau, junto ao Museu da Família Colonial. Encontra-se num cruzamento, sendo ponto focal de outras ruas. Exemplar autêntico, sua arquitetura é eclética, com inspirações neoclássicas. Apresenta cobertura bem inclinada e uma mansarda no alinhamento da fachada, além de aberturas no pavimento superior em vergas retas. No térreo, há um arco abatido, com vãos ritmados e pilastras entre os vãos.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Alameda Duque de Caxias, 109

Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 116/2000

P.T.116 2000 1

Edifício de arquitetura eclética, com linhas clássicas, telhado bem inclinado e mansardas estilizadas. Possui colunatas em toda a altura da fachada, finalizando com uma cimalha.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Alameda Rio Branco, 40

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

P.T. nº: 117/2000 

P.T. 117 2000 1

O edifício, de 1923, foi construído para sediar a maternidade pertencente à Fundação Sociedade Evangélica Senhoras de Blumenau, sendo desenhado evitando o caráter de um hospital. Com o pavimento térreo todo trabalhado em tijolos de barro, possui cinco mansardas na fachada frontal, sendo três delas no alinhamento da fachada e as duas intermediárias recuadas, formando terraços.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Alameda Rio Branco, 165

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 118/2000

P.T. 118 2000 1

A casa foi construída entre o final do século XIX e início do século XX, como uso residencial para a família Schrader. Está inserida no centro de Blumenau em meio a um conjunto de imóveis históricos, muitos tombados pela FCC. Foi construída em alvenarias autoportante, com cobertura de telhas planas do tipo germânica. Possui um elegante detalhamento no emolduramento das aberturas, além de uma varanda com rico trabalho em carpintaria.

Foi tombada pela FCC no ano 2002.

Endereço: Rua Alvin Schrader, 01

Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 119/2000

P.T. 119 2000 1

O imóvel, do final do século XIX, apresenta um jogo de volumes e tratamento diferenciado que reflete a prosperidade e riqueza da época da construção. Na fachada principal, as janelas possuem vergas em arcos abatidos com detalhe em argamassa e uma grande mansarda no corpo central. A influência neoclássica é notada nos arcos plenos das aberturas e nas pilastras no pavimento superior.

Foi tombada pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Alvin Schrader, 44

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 120/2000

P.T.120 2000 2

A residência foi construída no ano de 1900 e se localiza no centro histórico de Blumenau. É uma linda implantação em meio a área verde.

Foi tombada pela FCC no ano 2002.

Endereço: Rua Alvin Schrader, 89

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

P.T. nº: 121/2000

P.T. 121 2000 1

Este é um outro exemplar construído na técnica enxaimel e possui tipologia característica das primeiras unidades da antiga colônia. Sua implantação é eminentemente urbana. Apresenta porão alto e entrada principal lateral abrigada por um pequeno telhado, sustentado por uma singular mão-francesa em madeira.

Foi tombada pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Alvin Schrader, 137

Faça um passeio virtual pela região

 

Igreja Luterana (ou Igreja do Espírito Santo)

Igreja Luterana 1

A igreja do Espírito Santo, em estilo neogótico, foi inaugurada em 1877. É considerada a primeira igreja luterana da região do Vale do Itajaí. Destacam-se a construção em alvenaria autoportante e o interior revestido em madeira.

Foi tombada pela FCC no ano 2002.

Endereço: Rua Amazonas, s/n

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

 

 

Casa Paroquial

Casa Paroquial 1

No conjunto da Comunidade Evangélica, encontra-se o edifício da Casa Paroquial da Igreja Luterana (ou Igreja do Espírito Santo). É um exemplar característico da época próspera da colônia, com dois pavimentos em meio porão, telhado em tacaniça de telhas chatas, aberturas em vergas retas e detalhe quadriculado na caixilharia. Possui varanda com lambrequins e acabamento em tijolos aparentes no peitoril de todas as aberturas.

Foi tombada pela FCC no ano 2002.

Endereço: Rua Amazonas, 119

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

Castelinho

Castelinho 1

Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Hermann Hering, 355

Veja a localização do imóvel na cidade

 

P.T. nº: 125/2000

P.T. 125 2000 1

Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Hermann Hering, 54

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 126/2000

P.T. 126 2000 1

Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Hermann Hering, 55 

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 127/2000

P.T. 127 2000 1

Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Hermann Hering, 102 

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 128/2000

P.T. 128 2000 1

Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Hermann Hering, 151 

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 129/2000

P.T. 129 2000 1

Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Hermann Hering, 208 

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 130/2000

P.T. 130 2000 1

Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Hermann Hering, 247

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

Conjunto arquitetônico das Indústrias Hering

Indústrias Hering 1 1

O conjunto é composto por cinco edificações que formavam um importante complexo fabril da cidade. A primeira delas, na entrada, é construída em enxaimel, vedada com tijolos à vista . O edifício principal, onde funcionava a fábrica, possui três pavimentos além do sótão, em tijolos à vista. Possui cunhais imitando pedras e requadros nas esquadrias, pintados de branco. As demais edificações que compõem o conjunto são em alvenaria rebocada, com cunhais e detalhes em argamassa.

Foi tombado pela FCC no ano 2002.

Endereço: Rua Hermann Hering, 1.790

Veja a localização do imóvel na cidade

 

P.T. nº: 132/2000

P.T. 132 2000 1

Construído no final do século XIX, o edifício faz parte de um conjunto de edificações do centro histórico de Blumenau que representam o momento cultural e econômico da cidade neste período.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Itajaí, 35

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 133/2000

PT 133 2000 1

Edificação construída em estilo enxaimel, com fachada frontal de madeira, varanda em toda extensão da fachada, ornada com lambrequins e arcada em madeira.

Foi tombada pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Itajaí, 574

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

 

P.T. nº: 134/2000

P.T. 134 2000 1

Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: R. Hermann Hering, 01

 

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 135/2000

P.T. 135 2000 2

Este imóvel faz parte de um conjunto, bastante homogêneo, eminentemente residencial, de 9 casarões ajardinados da Rua Herman Hering e Rua Marechal Floriano. Os tombamentos são justificados pela arquitetura do casario e pela ambiência que conformam, tendo como principais características materiais as grandes e refinadas casas isoladas no lote, a vegetação, os grandes recuos e a horizontalidade.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 555

 

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

Museu de Hábitos e Costumes

Museu de Habitos e Costumes 1

A edificação, do final do século XIX, foi sede do comércio de Gustav Salinger, que utilizava o segundo andar como residência. Na década de 30 do século XX, sediou o Banco Nacional do Comércio, a Distribuidora de Tecidos Catarinense e, posteriormente, um comércio de cristais. Em 2008, o edifício foi restaurado para receber as instalações do Museu de Hábitos e Costumes da Fundação Cultural de Blumenau.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 25

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 137/2000

P.T. 137 2000 1

São poucas as edificações sem mansarda na cobertura, porém, existem exemplares na área central da Rua XV de Novembro. Apesar da ausência deste detalhe, as demais características, como inclinação do telhado, presença de aberturas no andar superior, uso comercial no térreo e o tratamento da fachada frontal, integram-se perfeitamente com as demais.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 41

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

 

 

P.T. nº: 138/2000

P.T.138 2000 1

O chanfrado na esquina se repete no edifício datado de 1929, que apresenta, também, uma pequena torre no pavimento superior, tornando-se ponto de referência na malha central. Possui cobertura em três águas e mansardas baixas. Nas aberturas, nota-se rico trabalho na caixilharia.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 533 - esq. Ângelo Dias

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 139/2000

P.T.139 2000 1

O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 563

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

 

 

 

P.T. nº: 140/2000

P.T. 140 2000 1

O edifício apresenta linhas retas e vãos ritmados, além de cobertura em duas águas, bem inclinadas, com mansardas paralelas à cumeeira.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 595/587

Faça um passeio virtual pela região

 

 

 

 

 

 

P.T. nº: 141/2000

P.T. 141 2000 1

O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 605

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

 

 

 

P.T. nº: 142/2000

P.T. 142 2000 1

O edifício foi construído aproximadamente em 1900 e abrigou a Casa das Louças. Apresenta pilastras laterais até o telhado, frisadas em argamassa. Nas aberturas, caixilharia com detalhe quadriculado e, na varanda, mãos francesas sustentam o balanço. Destaca-se, também, o forro do beiral, em madeira, que forma um arco na fachada frontal.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 667

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

 

P.T. nº: 143/2000

P.T. 143 2000 1

O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro,789

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

P.T. nº: 144/2000

P.T.144 2000 1

O imóvel, construído no ano de 1895, possui corpo frontal que forma a varanda trabalhada em madeira recortada. Neste caso, as mãos francesas que sustentam o balanço também seguem o mesmo estilo. As aberturas com vergas em arco pleno apresentam detalhe semelhante da varanda, além de um rico trabalho no recorte dos vidros.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 801

Faça um passeio virtual pela região

 

 

 

 

P.T. nº: 145/2000

PT145 2000 1

A edificação, de 1913, apresenta telhado em duas águas e cumeeira paralela à rua. Possui três mansardas, sendo a central a maior delas. Termina com uma platibanda escalonada, marcando o eixo de simetria, que é quebrada apenas pelo chanfro de marcação de esquina.

Foi tombada pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 819

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 146/2000

P.T. 146 2000 1

O edifício possui mansarda central perpendicular à fachada, que avança até o seu alinhamento, formando um volume saliente na cobertura. Apresenta, também, uma varanda ornada no pavimento superior que reforça o eixo central.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.050

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 147/2000

P.T. 147 2000 1

A edificação apresenta linhas retas e vãos ritmados, além da cobertura em duas águas, bem inclinadas, e das mansardas.

Foi tombada pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.080

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

P.T. nº: 148/2000

P.T. 148 2000 1

O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.112

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

P.T. nº: 149/2000

P.T.149 2000 1

O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.122

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

Teatro Carlos Gomes

Teatro Carlos Gomes 1O edifício do Teatro Carlos Gomes foi construído em  1939. Apresenta uma fachada em linhas retas de inspiração clássica. Na entrada principal há uma série de colunas e, no superior, aberturas com vergas retas. 

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.181 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. 151/2000

P.T. 151 2000 1

O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.392/1.398

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

P.T. 152/2000

P.T. 152 2000 1

A edificação apresenta linhas retas e vãos ritmados, além da cobertura em duas águas, bem inclinadas, e das mansardas.

Foi tombada pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.401/1.408

Faça um passeio virtual pela região

 

 

 

P.T. 153/2000

P.T. 153 2000 1

O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.414/1.430

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

P.T. 154/2000

P.T.154 2000 1

O imóvel faz parte de um conjunto de bens tombados pelo Estado de Santa Catarina na Rua XV de Novembro, Centro Histórico de Blumenau.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.434

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

P.T. 155/2000

PT 155 2000 1

A edificação apresenta linhas retas e vãos ritmados, além da cobertura em duas águas, bem inclinadas, e das mansardas paralelas à cumeeira.

Foi tombada pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.436

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

 

P.T. 156/2000

P.T.156 2000 1

O exemplar possui dois pavimentos, com função comercial no andar térreo e residencial no superior. Sua volumetria se destaca pela inclinação acentuada dos telhados, recobertos com telhas planas. Apresenta mansardas para possibilitar a iluminação e ventilação do sótão, que é utilizado como outro pavimento, além de uma varanda saliente no centro da fachada, marcando o eixo de simetria.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.466

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. 157/2000

P.T.157 2000 1

A edificação, da década de 30 do século XX, apresenta cobertura menos inclinada e detalhes de influência art-déco. O térreo possui tratamento simplificado e o pavimento superior exibe detalhe em argamassa.

Foi tombada pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.502

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. 158/2000

P.T. 158 2000 1

O exemplar foi construído entre a década de 20 e 40 do século XX. Possui linhas mais retas, porém, com alguns elementos e volumetria inspirados em edificações mais antigas da região. A casa faz referência à mansarda, apresentando um volume central na fachada, sem as duas águas na cobertura.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua XV de Novembro, 1.526

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

Colégio Santo Antônio

Colégio Santo Antônio 1

O conjunto do Colégio Santo Antônio apresenta uma arquitetura em quatro pavimentos bem caracterizada, telhado em tacaniça e vários tipos de aberturas.

Foi tombado pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Santo Antônio, s/n

Veja a localização do imóvel na cidade

 

 

 

 

 

Casarão Scarduelli

IMG 3822

O Casarão Scarduelli, foi construído para abrigar tanto o uso residencial quanto o comercial. Localizado fora do núcleo original da Colônia, sua implantação na confluência da linha férrea com a rodovia (atual Rua Bahia), coaduna-se com as típicas implantações das casas comerciais das colônias de imigrantes europeus em Santa Catarina. Este tipo de edificação tinha papel fundamental no desenvolvimento das colônias de imigrantes, pois além de estabelecimentos de comércio, muitas vezes também abrigavam outras funções como hospedarias, serviços de comunicação, produção artesanal, entre outros serviços. O bem em questão, foi parte de um importante processo de ocupação desta região do Vale do Itajaí. A técnica construtiva utilizada foi a alvenaria autoportante rebocada, muito comum nas arquiteturas do início do século XX, em áreas mais centrais das colônias, ou em áreas afastadas desde que fora das propriedades de produção rural. A arquitetura apresenta alguns elementos decorativos como esquadrias diferenciadas, cimalhas, mansarda centralizada na fachada, com características que remetem à arquitetura de estilo eclético, que se propagava, no período, por todo o Estado. A estrutura do madeiramento da cobertura, reflete, também, a maneira tradicional da construção de telhados cujo sótão é aproveitável.

Foi tombado pela FCC no ano 2018.

Endereço: Rua Bahia, 2220

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

Casa Arno Hensel

Casa Arno Hensel 1

Edificação enxaimel construída em duas etapas. Possui varanda com pilares e guarda corpo em madeira. Há pinturas em stencil na sala e tijolos dispostos formando desenhos ao redor de portas e janelas. A casa possui grande volumetria no sentido longitudinal e empena de madeira na lateral direita. Há anexos de madeira nas duas laterais da casa e aos fundos, este, coberto com telhas francesas.

Foi tombada pela FCC no ano 2017.

Endereço: Rua Viena, 1048

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

Casa Hary Franz

Casa Hary Franz 1

Situada em ambientação com ranchos, vegetação e ribeirão aos fundos, a Casa Hary Franz foi construída em 1900 e teve como primeiro morador Gothlieb Walls. A edificação do tipo enxaimel, com preenchimento em taipa de mão, possui volumetria única composta de um telhado de duas águas com acentuada inclinação. A extensão frontal do telhado abriga a varanda, em estrutura e guarda corpo de madeira e, aos fundos, com fechamento em madeira, situa-se a cozinha. Possui um anexo lateral em madeira para uso de dormitório. Na área de serviço o piso é de chão batido.

Foi tombada pela FCC no ano 2017.

Endereço: Rua Sarmento, s/n

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

 

Casa Rudibert Manzke

P1300321

Edificação enxaimel com dois módulos, construída no período de 1909 a 1914 por Otto Manske, que possuía uma olaria. Possui uma varanda frontal com pilares de madeira em toda a extensão, com diferença de pisos (chão batido e cimentado) e escadarias de acesso de pedras irregulares.

Foi tombada pela FCC no ano 2017.

Endereço: Rua Otto Manzke, 161

Veja a localização do imóvel na cidade

 

 

Casa Bruno Flohr

Casa Bruno Flohr 1

A edificação do início do século XX, localizada no Vale do Itajaí, num contexto rural com entorno paisagístico notável, constitui-se em belo exemplar da arquitetura teuto-brasileira. Foi construída por meio de técnicas construtivas tradicionais da Região do Vale do Itajaí (estrutura autônoma tipo enxaimel com vedações em tijolos aparentes).

Foi tombada pela FCC no ano 2017.

Endereço: Rua Erwin Manske, 12012

Veja a localização do imóvel na cidade

 

 

Casa Alcidez Hoerning

Casa Alcidez Hoerning 1

O imóvel, construído por Antônio Pibaer em 1904, localiza-se em uma área rural da Vila Itoupava. Possui edificação enxaimel, com alvenaria aparente. Inicialmente foi edificado o módulo onde hoje é a cozinha, que abrigava toda a família. Apresenta cozinha lateral com duas paredes em taipa e, no módulo principal, expressivas faixas em stêncil com motivos florais na sala e quarto.

Foi tombada pela FCC no ano 2017.

Endereço: Rua Viena, 1720

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região

Brusque

Vila Renaux

1O projeto do arquiteto alemão Eugen Rombach foi construído entre 1932 e 1935 para ser residência do cônsul Carlos Renaux, após sua volta da Alemanha, onde serviu para o Brasil. 

O imóvel foi denominado, inicialmente, de Villa Goucki, em homenagem à terceira esposa do cônsul, Maria Luiza Auguste Lienhaerts Renaux, chamada de Goucki.

Trata-se de edificação implantada sobre uma elevação, com um jardim aos fundos, onde se encontra o mausoléu de Maria Luiza A. L. Renaux.

*Patrimônio com tombamento provisório.

Endereço: Avenida Primeiro de Maio, 1000.

Veja a localização do imóvel na cidade 
Confira mais detalhes do bem tombado

Criciúma

Centro Cultural Jorge Zanatta

Centro Cultural CriciumaConstruída no ano de 1945, com a finalidade de abrigar a sede do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM na cidade de Criciúma/SC, a edificação compõe o acervo relacionado ao ciclo econômico ligado à exploração do carvão mineral no município de Criciúma e na região sul do estado de Santa Catarina. Além disso, apresenta considerável importância em nível nacional dada a relação de proximidade, verificada em determinado período, entre a indústria carbonífera e o desenvolvimento da siderurgia nacional. 

Trata-se de edificação em estilo neocolonial, implantada no lote em plano elevado em relação ao arruamento, servida por amplos acessos para veículos e escadaria em pedra para pedestres, por alpendre e varandas fronteiriças, além de extensa área livre de edificações reservada à frondosa arborização de espécies como sibipirunas, flamboyants, grevíleas, ciprestes etc.

Além da materialidade, o imóvel possui valor simbólico inestimável, associado a períodos diversos da história nacional, abrigando funções variadas, casualidades históricas dignas de nota: se por um lado serviu como lugar de repressão durante a ditadura militar (1964-1985) por outro, enquanto Centro Cultural a partir de 1996 constituiu-se em expressão máxima da democracia, lugar das artes e das manifestações culturais, ponto de convergência de gentes e de livres expressões.

*Patrimônio com tombamento provisório.

Endereço: Rua Cel. Pedro Benedet, 269, Centro 

Confira mais detalhes do bem tombado

Dona Emma

Casa Ax

Casa Ax Dona Ema

Construído em 1924, o imóvel faz parte do conjunto de edificações enxaimel características da ocupação teuto-brasileira no Estado, sendo uma das únicas desse estilo ainda existentes na região.

O telhado, de duas águas com acentuada inclinação, é coberto por telhas planas tipo rabo-de-castor. Apresenta sótão alteado, que propicia um melhor aproveitamento, enriquecido pela presença de mansarda. Localiza-se em área rural, cercada por uma bela paisagem.

Durante  o início  da  colonização,   abrigou   as   primeiras   reuniões católicas da região. Em suas dependências foram celebradas as primeiras cerimônias religiosas da comunidade.

A casa da família Ax está localizada em Ribeirão da Vargem e foi tombada pela FCC no ano 2000.

Confira mais detalhes do bem tombado

Florianópolis

Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Florianópolis

Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa

MHSC 8Construído por volta de 1770, o edifício passou por uma grande reforma no final do século XIX, dando a ele características ecléticas. 

Externamente, apresenta um grande número de elementos decorativos neoclássicos. Já no interior, contém uma profusão de pinturas e detalhes em relevo.

Pelas especiais características arquitetônicas, bem como pelo seu tradicional uso de Casa do Governo Estadual durante anos, palco de acontecimentos históricos da maior relevância, esta edificação pode ser considerada importante Patrimônio do Estado de Santa Catarina.

A edificação foi tombado pela FCC em 1984.

 


Veja a localização do imóvel na cidade
 
Faça um passeio virtual pela região  
Visite os jardins do MHSC

 

Museu do Saneamento - Estação de Elevação Mecânica

Museu do Saneamento2 FpolisConhecido também como “Castelinho da Praça XV”, o edifício foi construído em 1910 para abrigar um conjunto elevatório que bombeava o esgoto da região para o emissário próximo à Ponte Hercílio Luz. Serviu como Mictório Público até o ano de 1970. 

Possui planta octogonal e elementos neoclássicos, como vãos com vergas em arco pleno, pilastras com capitéis compósitos, e cobertura arrematada por lanternim. 

Outras duas estações foram construídas, uma na Praça Celso Ramos e outra na Praça dos Namorados São Sebastião, mas nenhuma delas com esse requinte. Foi importante referencial urbano e tombado pela FCC em 1986.

Endereço: Rua Antônio Luz, 17

Faça um passeio virtual pela região 

 

 

 

Teatro Álvaro de Carvalho

TAC FpolisFoi o primeiro Teatro da capital, inaugurado como Teatro Santa Isabel, em 7 de setembro de 1875. 

Caracteriza-se pela imponente volumetria, em estilo eclético com elementos neoclássicos. 

Passou por uma grande reforma, em meados do século XX, que alterou inteiramente seu interior, adequando às tendências modernizantes da época. 

Até o início da década de oitenta, foi o mais importante espaço das artes cênicas de Florianópolis.

O Teatro Álvaro de Carvalho foi tombado pela FCC em 1988.

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 

 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Igr. N. Sra. Rosário e S. Benedito FpolisImportante monumento da arquitetura religiosa luso-brasileira, constituindo-se em marco referencial da paisagem urbana, por situar-se no alto de uma escadaria, ponto focal da Rua Trajano. 

A elevação frontal é assimétrica, caracterizada por torre sineira lateral e frontão triangular arrematado por cimalha encimadas por volutas com uma cruz de ferro no vértice. Guarda em seu interior um singelo, porém, rico acervo de altares e imagens do período colonial.

Foi tombada pela FCC no ano 2000.

Endereço: Rua Marechal Guilherme, 60

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

 

 

Antiga residência do Governador Hercílio Luz 

Antiga Casa Hercilio Luz FpolisEdificação localizada na encosta do Morro da Cruz, desfrutando de amplo panorama da região norte da cidade. Sua implantação, no meio de quadra é herança dos tempos em que foi sede de chácara. Apresenta um jardim frontal com exuberante vegetação limitado por mureta balaustrada.

Exemplar do período do Ecletismo, possui numerosos elementos de composição de fachada, como cimalhas, pilastras, ornatos de sobreverga e peitoris em estucaria, destacando-se das demais a porta-janela frontal guarnecida de um balcão de inspiração art nouveau, além do porão alto, característica marcante deste período.

Foi tombada pela FCC em 2002.

Endereço: Rua Raul Machado, 69

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

Museu da Escola Catarinense (antiga Escola Normal Catarinense)

Museu Escola Catarinense FpolisInaugurado em 1924, é um exemplo de arquitetura neoclássica que sobressai pela monumentalidade e implantação, encontrando-se numa elevação, no alinhamento de três ruas, o que veio realçar sobremaneira o prédio. 

Externamente, apresenta fortes elementos volumétricos, como os pares de colunas robustas sustentando frontões arqueados. 

A platibanda com círculos vazados arremata a composição das quatro fachadas. 

Importante exemplar do partido arquitetônico escolar, onde as salas de aula se desenvolvem em torno de um pátio interno, que atualmente encontra-se coberto.

Foi tombado pela FCC em 1996.

Endereço: Rua Saldanha Marinho, 196

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

Casa José Boiteux (antigo Instituto Politécnico)

Casa Jose Boiteux FpolisImponente edifício de arquitetura eclética, construído para abrigar o antigo Instituto Politécnico, primeiro estabelecimento de estudo superior do Estado, com os Cursos de Agrimensura, Comércio, Odontologia e Farmácia. Sua construção levou quatro anos e o prédio inaugurado por volta de 1930. 

A elevação principal, concebida com variada composição volumétrica, possui marcação ritmada na disposição das aberturas, com destaque  para os cunhais na forma de colunas cilíndricas. O volume central concentra a maioria dos detalhes arquitetônicos, traduzidos de forma exemplar na portada guarnecida em gradil de linhas art nouveau e na porta-janela do primeiro pavimento com balcão balaustro. 

Em seu vestíbulo, além da imponente escadaria em madeira, chama atenção o busto de José Boiteux, iniciador do ensino superior em Santa Catarina.

O edifício foi tombado pela FCC em 1996.

Endereço: Avenida Hercílio Luz, 523

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercilio Luz FpolisA ponte Hercílio Luz foi construída entre 1922 e 1926. Além das excepcionais dimensões, ela foi, na época de sua construção, precursora de três características de pontes de longo vão: utilização de correntes de barras de aço suportando o vão principal, de um novo tipo de vigas mestras suspensas pelas correntes, oferecendo quatro vezes mais rigidez, e foi a primeira ponte pênsil na América com torres de aço articuladas na base, permitindo às torres o movimento de berço, imitando os movimentos de fletores. 

A construção da ponte foi o que impulsionou o crescimento da capital do Estado.

Ela foi tombada pela FCC em 1997.

Veja a localização da Ponte Hercílio Luz na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

Igreja de São Francisco de Paula

Igreja São Francisco de Paula2 FpolisLocalizada no Distrito de Canasvieiras, tem sua data de construção entre 1830 e 1860. Apresenta implantação privilegiada, situada numa elevação com vista para o mar. 

É constituída de nave, capela mor, corpo principal e torre, de proporções atarracadas, em sua lateral direita. É despojada de elementos decorativos, tanto interna quanto externamente. 

Seu frontispício possui composição clássica simplificada com porta central encimada pelas duas janelas do coro e óculo circular na base do frontão, internamente chama atenção o fato dos altares serem em alvenaria, possivelmente de construção bem posterior a da estrutura arquitetônica.

Foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Estrada Geral de Canasvieiras, Servidão João Aurélio Valente, s/n

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

Capela do Menino Deus

Capela do Menino Deus FpolisConstruída em devoção a uma pequena imagem do Menino Deus, trazida por uma beata caridosa, razão da grande obra beneficente que mais tarde evoluiu para a criação do Hospital de Caridade. 

Encontra-se implantada no centro do complexo hospitalar, na encosta sul do Morro da Cruz, tendo como data aproximada de construção o ano de 1768.  É constituída de nave, capela-mor e capelas laterais, sendo uma delas dedicada ao Srenhor Jesus dos Passos, imagem de grande devoção na Ilha de Santa Catarina. 

Uma torre de quatro estágios com cobertura piramidal, resultado de uma grande reforma na década de 20, foi justaposta ao antigo frontispício colonial. Dois volumes laterais com aberturas em arco pleno complementam a fachada principal, à direita, salas de reunião da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e, à esquerda, Museu Sacro.

Foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Rua Menino Deus, s/n

Veja a localização do imóvel na cidade

 

Igreja de Nossa Senhora do Desterro (Catedral Metropolitana de Florianópolis)

Catedral FpolisConcluída em 1773, a Catedral Metropolitana é o marco da implantação inicial do povoado de Nossa Senhora do Desterro. Seu desenho é atribuído ao engenheiro militar Brigadeiro Silva Paes.

Até o início do século XX, conservou as características originais de linhas clássicas renascentistas, mas uma grande reforma resultou no aumento das torres e na adoção de alpendres nos principais acessos. 

Seus elementos originais de maior relevância são a belíssima portada e o arco cruzeiro em cantaria, único no gênero entre as unidades religiosas do Estado.

Foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Praça XV de Novembro 

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 

 

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência 

Igr. Ordem 3ª S. Francisco Penitência FpolisA edificação religiosa começou a ser utilizada em 1815, no entanto, foi considerada oficialmente concluída em 1851. Encontra-se implantada em esquina de quadra urbana no coração do centro histórico e comercial da cidade, apresentando à sua frente um pequeno adro limitado por gradil em ferro. 

Possui duas torres laterais incorporadas à fachada, com coroamento em cúpula que sustenta uma pequena esfera e, sobre ela, a tradicional figura do galo dos ventos. 

Na composição das fachadas estão dispostos elementos neoclássicos nas cercaduras dos vãos e na  marcação dos panos de alvenaria, com cimalhas e frisos. 

Nos altares, é possível encontrar influências da talha barroca numa transição para o  neoclassicismo.

Foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Rua Deodoro, 135

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

Igreja de Nossa Senhora da Lapa

Igr. N. Sra. Lapa FpolisA Igreja, sagrada no ano de 1806, encontra-se implantada na cabeceira superior da praça, de frente para o mar, podendo ser considerada como principal unidade do conjunto arquitetônico do expressivo sítio histórico fundado por açorianos, antiga freguesia do Ribeirão da Ilha. 

Possui linhas externas simples, com frontão reto sem base, porta única encimada por três janelas. As torres sineiras são sobrepostas ao frontão, acontecem raramente, concepção que mais se aproxima dos riscos originais da Catedral Metropolitana. Os altares são exemplos significativos da arte sacra dos séculos XVIII e XIX. 

Importante registrar a presença do Império do Divino Espirito Santo, pequena edificação à esquerda da Igreja, dedicada aos festejos e guarda dos objetos do culto tradicional.

Foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Rua Alberto Cavalheiro, 238 - Ribeirão da Ilha 

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Igr. N. Sra. Conceição FpolisArquitetura religiosa luso-brasileira, construída na segunda metade do séc. XVIII, marco religioso da antiga freguesia da Lagoa da Conceição, possui implantação privilegiada nas encostas do morro que contorna a lagoa, constituindo-se em importante referencial paisagístico. Possui torre lateral única e frontispício com porta única encimada por óculo. 

Importante registrar a presença de elementos que fazem alusão ao período barroco, como o vértice superior que sustenta a cruz e os contornos de seu óculo. 

Um pouco mais abaixo, na rua de acesso à Igreja, encontra-se o Teatro do Divino Espírito Santo.

Foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Rua Francisca Luísa Vieira, 277 - Lagoa da Conceição

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 

 

Igreja de Nossa Senhora das Necessidades

IgNSNecessidades FpolisMonumento religioso qualificado como melhor exemplar da arquitetura religiosa luso-brasileira de Santa Catarina, construído no início da segunda metade do século XIX.  Possui fachada de linhas clássicas, com porta única centralizada e um óculo, a cruz do vértice do frontão apoia-se sobre volutas. Uma pequena torre sineira complementada por um contraforte se acomoda na lateral esquerda do templo. 

É digno de nota a excepcionalidade dos seus altares e retábulos, além da presença de uma balaustrada em madeira que contorna toda a nave, única ocorrência no sul do Brasil.

Foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Caminho dos Açores, 2450 - Santo Antônio de Lisboa

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

Capela de São João Batista

C.S. João Batista FpolisA Capela de São João Batista tem data de construção anterior à criação da Paróquia, em 1831. 

Possui traços clássicos, porém, singelos, com porta central encimada por um nicho que abriga a imagem do padroeiro. A torre sineira, de cobertura piramidal, data de 1938, integrando-se de forma harmônica na lateral esquerda da capela. 

Uma construção singela abriga o Teatro do Divino Espírito Santo, à esquerda da Capela.

Foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Rodovia João Gualberto Soares, 6847 - Estrada Geral do Rio Vermelho

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

Casarão e Engenho dos Andrades

Engenho dos Andrades FpolisO casarão foi construído em 1860 e faz parte de um conjunto composto por casa residencial e um engenho de farinha.

Foi tombado pela FCC em 2002.

Endereço: Caminho dos Açores, 1180 - Santo Antônio de Lisboa

Veja a localização dos imóveis na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

 

Sede do Badesc

Sede do Badesc FpolisEdificação eclética, composta de dois momentos construtivos distintos. O prédio mais antigo do conjunto situa-se na esquina com a Rua Presidente Coutinho. Foi construído como uma casa de chácara com função residencial. 

Em 1920, a propriedade foi adquirida pela Fazenda Estadual, para abrigar a Escola de Aprendizes Artífices. Para tanto, as instalações existentes foram ampliadas, e construído um sobrado em três volumes, projetado pelo engenheiro João Luederitz, inaugurado em 1922, com linhas neocolonial, mudando inclusive alguns elementos arquitetônicos da antiga residência para se unificar ao conjunto.

Foi tombada pela FCC em 2001.

Endereço: Rua Almirante Alvin, 491

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 

 

Sítio do Forte de São João do Estreito 

Forte de São João FpolisO Forte de São João é o único estabelecimento militar situado em terra firme, mas com propósito a defesa da Ilha de Santa Catarina.

Teve uso ininterrupto desde 1863 e, ao menos, até os anos de 1890. 

No lado oposto ao Forte de São João, na ilha de Santa Catarina, está o Forte de Santana, com o qual deveria cruzar fogo.

Endereço: Rua Quatorze de Julho, cabeceira continental da ponte Hercílio Luz

*Patrimônio com tombamento provisório

Veja a localização do imóvel na cidade

Garopaba

Igreja de São Joaquim

Igreja SJoaquim GaropabaA Igreja de São Joaquim foi construída por volta de 1846. A torre, a sacristia e demais salas foram anexadas posteriormente. A capela tem, acima de sua abertura principal, um óculo trabalhado e ornatos de influência barroca. A torre se desenvolve em quatro estágios, e suas aberturas são em arco pleno. Destaca-se por sua implantação no alto da colina, ao lado da praça principal. O imóvel foi tombado pela FCC em 1998. 

Endereço: Praça 21 de Abril, s/n 

 


Veja a localização do imóvel na cidade
 
Faça um passeio virtual pela região 
Confira mais detalhes do bem tombado

Governador Celso Ramos

Igreja de Nossa Senhora da Piedade e ruínas adjacentes

Igreja Armacao Piedade gov celso ramos A armação de baleias estabeleceu-se em Armação da Piedade com Thomé Gomes Moreira, em 1741, juntamente com mais sete negociantes, que fizeram um contrato de arrematação com a Coroa Portuguesa por 12 anos. Foi nesse período que se levantou a Armação da Piedade, próxima à ponta norte da Ilha de Santa Catarina, onde, segundo Lucas A. Boiteux, em 18 de novembro de 1745/46, benzeu-se a Capela. Nas suas adjacências há ruinas, ainda hoje, do que teriam sido, segundo a história oral, construções utilizadas na atividade de extração e da antiga casa do Vigário. 

A Igreja de Nossa Senhora da Piedade foi tombada em 2001.


Veja a localização do imóvel na cidade
 
Faça um passeio virtual pela região 
Confira mais detalhes do bem tombado

Guabiruba

Casa Ullrich

Casa Ullrich GuabirubaA casa é de meados do século XIX e está em uma área rural, de forma isolada no lote. Ela foi construída usando a técnica construtiva enxaimel e seu telhado é de duas águas, com telhas planas.

Na fachada voltada para a rua há desenhos circulares feitos pela colocação diferenciada de tijolos.

O tombamento é de 2002.

Endereço: Rua Holstein, s/n, ao lado do nº 1783

Confira mais detalhes do bem tombado 

 

Imbituba

Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Imbituba

Igreja de Sant'Ana

Igreja Santana ImbitubaRetrato histórico da colonização portuguesa no município, foi construída por açorianos em meados do século XVIII , sendo a primeira paróquia da região, criada por determinação de Dom João V. Foi tombada pela FCC em 1998.

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 
Confira mais detalhes do bem tombado

 

 

 

 

 

Museu Usina (Complexo da Usina Termelétrica)

Usina ImbitubaInaugurada em 1910, foi a primeira grande obra de vários melhoramentos que ocorreram no início do século XX.

Além do fato emblemático da chegada da energia elétrica e do fim da era da escuridão nas ruas da capital do Estado, as expectativas estavam também ligadas à economia e ao conforto da vida moderna, com grande significado social além do significado histórico.

A Usina funcionou até 1972, tempo suficiente para fazer parte do imaginário regional como um imponente elemento da paisagem.  Ao seu lado, passa o antigo caminho de ligação do litoral com a serra que, assim como a hidrelétrica, foi desativado e substituído, mantendo de modo discreto, as características originais. 

Possui partido arquitetônico típico das construções industriais da época, cuja origem remonta a arquitetura ferroviária, com características encontradas em outros exemplares pelo Brasil. 

Pode-se destacar como característica especial o uso misto de pedra e tijolos aparentes nas paredes, cuja função atendia a critérios estéticos, o uso inovador de concreto nas lajes e fundações, a presença de treliças metálicas na estrutura da cobertura e telhas planas. 

De modo geral a edificação mantém as mesmas características de quando construída, visto que não sofreu atualizações nos equipamentos ou adaptações na estrutura. Das instalações originais restam as partes mais significativas, que são um dos três geradores, o painel de controle e os tubos de chegada da água.

*Patrimônio com tombamento provisório

Endereço: Rua João de Oliveira Filho, 01

Veja a localização do imóvel na cidade 
Confira mais detalhes do bem tombado

 

Irienópolis

Casarão da Fazenda São Jorge

Irineópolis 5A edificação da antiga fazenda São Jorge é, sem dúvida, um exemplar raro em seu gênero. Símbolo da atividade madeireira, foi construída, entre 1926 e 1928, pelo industrial Cel. Joaquim Domit, que veio para a localidade em 1918 e foi agente de um processo de pacificação e colonização das terras do Contestado por meio do seu grande empreendimento.

A edificação possui área construída de aproximadamente 475m², em dois pavimentos, com 18 cômodos e a madeira utilizada na construção foi produzida e beneficiada na própria fazenda.

O pé direito é de 4 metros no primeiro pavimento, com tábuas inteiras, formando parede dupla. O piso é composto por longas tábuas com encaixe macho e fêmea e a pintura interna das paredes, com faixas decoradas com motivos florais e geométricos são característicos da época da construção. Destacam-se os detalhes de acabamento em arco nas varandas e na sala de jantar.

Chama atenção a disposição das janelas, num total de 34 unidades, as do pavimento térreo com 2,3m de altura e 1,25m de largura, com destaque maior às 10 janelas dispostas em cada lateral, com duas folhas e trabalho em vidro e madeira, estilo art déco.

Todas as portas internas são em duas folhas, com 3,25m de altura e 1,40m de largura, completadas por uma passagem de luz, detalhe que lhes dá leveza.

O telhado é composto por duas águas, com mansardas ao centro, cujas frentes são niveladas às fachadas laterais, coberto por telhas de barro, tipo francesa. Seu acervo de mobiliário, objetos utilitários e documentos só vêm reforçar a necessidade de preservar este patrimônio. 

O Casarão da Fazenda São Jorge foi tombado pela FCC em 1998.

Endereço: Rodovia SC-460, km 4

Itaiópolis

Igreja de Santo Estanislau

Igreja Santo Estanislau IatiopolisNa Igreja de Santo Estanislau concentra-se todo o esmero e profusão decorativa próprios da cultura polonesa. Construída em alvenaria de tijolos, de gosto neogótico, foi inaugurada em 1925. O projeto original é assinado pelo escritório J. Ficinski e a construção teve como mestre de obras o Sr. Antônio Reszewski, então morador da linha São João. 

Para a construção de alvenaria autoportante, utilizou-se de materiais locais como a cal e tijolos das olarias vizinhas. O partido arquitetônico encontra-se conformado em nave entrecortadas por duas capelas laterais e capela mor. Uma robusta torrre única centraliza a fachada dominando a volumetria. No telhado com grande inclinação, um lanternim impõe-se no encontro das cumeeiras do transepto e originalmente possuía telhas francesas. As aberturas em arcos ogivais, as molduras com tratamentos pontiagudos e seus pináculos de arremates, além dos vitrais utilizados nos fechamentos dos vãos, com grande variedade de cores e motivos, atestam o estilo neogótico.

Mas é no interior que o decorativismo polonês se expressa com toda a sua força, seja nos motivos variadíssimos de policromia vibrante da pintura estêncil, seja no trabalho de entalhe em madeira. Desses, há que se destacar as primorosas peças do púlpito, coro e escada em caracol que lhe dá acesso. As paredes são divididas por grupos de pilares cilíndricos, cada um correspondendo a um elemento das arcadas e das abóbadas. A grande inclinação da cobertura oferece altura suficiente para o desenvolvimento de abóbadas de cruzaria de ogivas em estuque, delicadamente marcadas por nervuras na cor vermelha e motivos fitomorfos. Na parede dos fundos do altar-mor, no alto, encontra-se pintada, em forma de medalhão, a imagem de Nª Sª de Czestohowa, de tradicional devoção na Polônia.

Muitas pessoas que ajudaram a erguer esse templo encontram-se sepultada no cemitério anexo, que pode ser considerado tão importante, historicamente, quanto o acervo arquitetônico.

A Igreja de Santo Estanislau foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço:Rua Anita Ruthes Andrekjewsk - Alto Paraguaçu

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

Jaraguá do Sul

Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Jaraguá do Sul

Estação Ferroviária e Galpão de Depósito de Cargas

Estação Ferroviária Jaraguã do SulAs edificações fazem parte de um conjunto de relevância para a história do transporte ferroviário.

A primeira edificação que compõe este legado, é o galpão de cargas, que possui traços comuns a maioria das unidades existentes ao longo de toda rede ferroviária estadual, com telhado em duas águas de grandes beirais sustentados por mãos francesas, cobrindo um volume retangular alongado.

A estação de passageiros é por sua vez um exemplo atípico nas suas linhas arquitetônicas, retas e simplificadas, realçadas pelo corpo central com pé direito duplo, possuidora de um saguão cujo acesso é verticalmente marcado por pilares que lhe conferem monumentalidade.

Foi tombada pela FCC no ano de 1998.

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 405

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 

 

Casa Rux

Casa Rux Jaraguá do SulNa propriedade da Casa Rux, a paisagem é de pastagens, plantações e ranchos. Construída em 1915 por Augusto Rux, a casa enxaimel foi restaurada em 1989.

A edificação possui base de pedras irregulares, varanda acrescida posteriormente com estrutura em madeira e guarda corpo de tijolos dispostos na diagonal, fazendo um rendilhado. 

Destaque para a porta principal, com folha dupla. No interior, a sala apresenta pinturas decorativas e assoalho de madeira original bem conservado. O sótão foi forrado e é utilizado para dormitório. Aos fundos, um anexo novo em enxaimel. 

Foi tombada pela FCC no ano de 2002.

Endereço: Rua Erwin Rux, 663.

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 

 

Sociedade Paraná - Casa de Vittório Schiocket

Casa Schiocket Jaragua do SulA paisagem é de ranchos e pastagens. A casa Schiocket, construída entre os anos de 1914 e 1922 , teve como idealizador e construtor o Sr. Vittorio Schiocket, seu primeiro proprietário, que ali aplicou os conhecimentos trazidos da terra natal. Segundo o seu bisneto, Vitório Schiocket, ele mesmo confeccionou cada tijolo, adorno de cimento e as pinturas da casa.

A edificação é tipicamente uma arquitetura de colonizadores italianos, com paredes autoportantes de tijolos aparentes, ricos detalhes e ornamentos na fachada, varanda em arcos trabalhados com requinte em relevos e colunas circulares rebocadas.

No interior, destaque para pinturas decorativas e fechaduras. Existe um interessante porão, com fechamento em arcos de alvenaria de tijolos aparentes e pé direito alto, onde foi acrescido um anexo recente e a sala tem dimensões excepcionais.

Foi tombada pela FCC em 2002.

Endereço: Estrada Geral Itapocu Hansa, 8.315 - Nereu Ramos

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 213/2000 - Edificação Enxaimel 

P.T. n213 2000 Jaraguá do SulConstruída em 1936, esta edificação enxaimel aparente talvez seja a maior construção desta tipologia em SC, com 320 m². 

Está localizada no alinhamento da via pública, com acesso direto pela via e sua base é feita de alvenaria de tijolos.

Possui dupla estrutura horizontal no térreo e presença de esteios verticais muito próximos, acentuando a verticalidade da malha. 

Há um sótão alteado, com contraventamento em “X” e mais um pequeno sótão sobre este. 

Na parte de baixo, abrigou por alguns anos chocadeira de pintos, que depois eram transferidos para galinheiros aos fundos, em casa comercial, onde eram comercializados vivos. Posteriormente, sofreu algumas adptações, passando a ser usado como depósito de açúcar mascavo. Mais tarde, foi instalada uma atafona para moer milho e fubá. Por último, foi depósito de arroz em casca na época da safra.

A construção foi tombada pela FCC em 2002.

Endereço: Rua 62 - Expedicionário Gumercindo da Silva, s/n 

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região

 

P.T. nº: 214/2000 - Recrutamento de pessoal da Weege Malhas Ltda.

P.T. n214 2000 Jaraguá do SulTrata-se de uma edificação em estrutura enxaimel de um pavimento mais sótão, isolada no terreno, com baldrame e barroteamento apoiado sobre sapatas isoladas de tijolos maciços. 

Possui quatro mansardas que, apesar de não originais, foram introduzidas entre 1930 e 1958, configuram adição com valor histórico.

Foi usada como local para recrutamento de pessoal da Weege Malhas.

A edificação foi tombada pela FCC em 2002.

Endereço: Rua Berta Weege, s/n 

 

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 

 

P.T. nº: 214/2000 - Fábrica

P.T. n214 2000 2 Jaraguá do SulEdificação enxaimel, do início do século XX, construída às margens do Rio Cerro. 

Abrigava originalmente uma antiga queijaria, pertencente à empresa Weege.

Foi tombada pela FCC em 2002.

Endereço: Rua Berta Weege, 200, Barra do Rio do Cedro

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 

 

 

 

 

Casa Elga Tribess - Roteiros Nacionais de Imigração

Casa ElgaTribess 2A edificação está inserida em área rural do município de Jaraguá do Sul e faz parte de um conjunto bastante representativo da imigração no município.  Construída no ano de 1927,  seus primeiros moradores foram os membros da família de Acelino da Costa. 

É formada por ranchos de madeira e uma edificação principal em alvenaria autoportante rebocada, com implantação localizada mais afastada da estrada. Este imóvel possui planta diferenciada, com corredor central, separando os  dormitórios da sala e abrindo-se para a varanda, onde é feito o acesso principal à residência. A varanda apresenta pinturas decorativas e piso de concreto.  Possui ricos ornamentos em relevo nos requadros das aberturas e nas paredes.

As esquadrias são em madeira com bandeira e abertura em duas folhas. A cobertura foi concebida em duas águas com acentuada inclinação, com sótão e divisória formando dormitórios.

O entorno possui características rurais e paisagismo que merecem destaque por sua singularidade.

O imóvel apresenta valor como integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico, representando importante testemunho da contribuição do imigrante na construção da sociedade catarinense.

Faz parte do projeto Roteiros Nacionais de Imigração e foi tombada pela FCC em 2017.

Endereço: Rua Manoel Francisco da Costa, 3863, João Pessoa

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 

 

Casa Cido Gilow - Roteiros Nacionais de Imigração

Casa Cido Gilow Jaraguá do SulEstrutura  enxaimel com alvenaria aparente.  Importante exemplar da arquitetura teuto-brasileira inserida em área rural do município de Jaraguá do Sul. Faz parte de um conjunto formado por vários ranchos em madeira dos dois lados da rua. Não há registros do ano de sua construção. 

A varanda é rebocada,  apresenta detalhes em relevo  e possui pinturas decorativas internas. As esquadrias são em madeira  e abertura em duas folhas. A planta da residência é formada por varanda que dá acesso à sala e aos dormitórios. O sótão abrange toda a extensão da casa com acesso feito pela circulação central. Cobertura em duas águas com acentuada inclinação e cumeeira paralela à fachada frontal, que apresenta varanda com guarda-corpo com ornamentos em relevo. O conjunto e o entorno conservam características rurais.

O imóvel apresenta valor como integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico, representando importante testemunho da contribuição do imigrante na construção da sociedade catarinense.

Faz parte do Roteiros Nacionais de Imigração e fi tombada pela FCC em 2017.

Endereço: Rua Amandus Rengel, s/n, Cerro I

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 

 

Casa Afonso Braun - Roteiros Nacionais de Imigração

Casa Afonso Braun Jaraguá do SulÉ um exemplar da arquitetura teuto-brasileira construída na técnica enxaimel, em 1928, na localidade do Rio da Luz, núcleo rural em Jaraguá do Sul, com um dos mais preservados conjuntos de construções alemães de Santa Catarina.

A residência é composta por varanda frontal, com vãos laterais em arcos plenos, caibros com acabamento curvo e guarda-corpo em alvenaria de tijolos e elementos vazados em cerâmica, tipo colmeia, preenche toda a fachada frontal.

A entrada central é marcada por colunas construídas com tijolos curvos, exibindo uma técnica de fabricação especial. Os tijolos e esteios deixados à vista nas fachadas criam um belo efeito plástico, típico das casas enxaimel de colonização alemã em Santa Catarina. Na sala e no quarto, pinturas decorativas enriquecem os ambientes.

A cobertura com as típicas telhas cerâmicas "rabo-de-castor", em duas águas com inclinação acentuada, dá origem a um sótão com pé direito habitável. A cobertura vegetal, o conjunto de ranchos e a localização elevada da casa em relação à rua proporcionam distinção paisagística ao conjunto.

O imóvel apresenta valor como integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico, representando importante testemunho da contribuição do imigrante na construção da sociedade catarinense.

Faz parte do Roteiros Nacionais de Imigração e foi tombada pela FCC em 2017.

Endereço: Rua 1074 - Eurico Duwe, s/n

Veja a localização do imóvel na cidade

 

Casa Wigando Mayer - Roteiros Nacionais de Imigração

Casa Wigando Mayer Jaragua do SulEdificação enxaimel construída no início do século XX, em alvenaria aparente, assentada de forma diferenciada e erguida sobre porão habitável. A cobertura é em duas águas com inclinação acentuada e possui sótão alteado, com pequena mansarda.

A varanda central possui três arcos, ladeada por pequenos quartos. A planta é composta por varanda, sala,  cinco dormitórios e cozinha com anexo também com estrutura enxaimel. As esquadrias são em madeira com abertura em duas folhas.

O lote original não está preservado, no entanto, possui um notável entorno paisagístico. 

O imóvel apresenta valor como integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico, representando importante testemunho da contribuição do imigrante na construção da sociedade catarinense.

Faz parte do Roteiros Nacionais de Imigração e foi tombada pela FCC em 2017.

Endereço: Rua 670 - Rua Wolgang Weege, 3070, Rio Jaraguá

Veja localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 

 

Casa Adelino Jansen - Roteiros Nacionais de Imigração

Casa Adelino Jansen Jaraguá do SulConstruída no final do século XIX, o entorno possui características rurais preservadas e paisagismo que merecem destaque. A implantação, afastada da estrada, confere ao bem maior destaque em meio a natureza.  

Edificação é em dois módulos: o principal abriga quarto e sala, e o outro módulo abriga a cozinha. Não há circulação entre elas.

O módulo da cozinha tem acesso frontal e área aberta aos fundos, dando acesso ao cômodo que servia de sala de banho. 

O módulo principal possui varanda com 5 arcos plenos, colunas rebocadas e detalhe em relevo sobre reboco no guarda-corpo.

Há um anexo aos fundos do módulo principal em alvenaria de tijolos aparentes e ranchos em madeira aos fundos. As maçanetas das portas internas em porcelana e esquadrias são em madeira com bandeira e abertura em duas folhas. A cobertura  é em duas águas com acentuada inclinação, formando um sótão. 

O imóvel apresenta valor como integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico, representando importante testemunho da contribuição do imigrante na construção da sociedade catarinense.

Faz parte do Roteiros Nacionais de Imigração e foi tombada pela FCC em 2017.

Endereço: Rua 8382 - Estrada Margem Direita, São Pedro

Veja a localização do imóvel na cidade 

 

Casa Rolf Töeve - Roteiros Nacionais de Imigração

Casa Rolf Toeve Jaragua do SulCom uma interessante implantação, o conjunto possui um engenho de cana-de-açúcar, vários ranchos em madeira com equipamentos como carroça e implementos agrícolas. Recuada cerca de 40m da estrada, o acesso é através de pontilhão sobre ribeirão.

É uma residência enxaimel com estrutura aparente, em dois módulos, com grande volumetria. O módulo principal possui varanda em arcos e guarda-corpo com balaustres. O módulo onde  abriga a cozinha possui varanda com estrutura de madeira e guarda-corpo em alvenaria rebocada. 

 Está inserido em área rural do município de Jaraguá do Sul e é um exemplar  da arquitetura teuto-brasileira. Foi construída em duas etapas. A segunda, de pequeno porte, possui um corredor central que liga os dois corpos. Apresenta pinturas murais na sala, onde retratos antigos, armários e outros objetos integram o ambiente. 

 As esquadrias são em madeira com bandeira e abertura em duas folhas. A cobertura foi concebida em duas águas com acentuada inclinação.

O imóvel apresenta valor como integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico, representando importante testemunho da contribuição do imigrante na construção da sociedade catarinense.

Faz parte do Roteiros Nacionais de Imigração e foi tombada pela FCC em 2017.

Endereço: Rua 8382 - Estrada Margem Direita, Ribeirão Garibaldi

Veja a localização do imóvel na cidade 

Lauro Muller

Castelo de Lauro Muller

Lauro Muller 012O Castelo, como é conhecido, foi construído entre 1919 e 1922, período em que a atividade mineradora catarinense buscava sua afirmação. Serviu como estadia de Henrique Lage e sua esposa, quando visitavam a região, e para receberem hóspedes importantes. Posteriormente, foi moradia dos engenheiros administradores das empresas mineradoras do grupo empresarial, sendo, consequentemente, palco privilegiado de debates e decisões ligadas à exploração do carvão catarinense.

O valor cultural do castelo está relacionado à histórica atividade de exploração do carvão catarinense e à formação sócio-territorial – que expressa a combinação das diversas esferas da vida social: econômica, social, política, cultural – da cidade de Lauro Muller.

Somado ao vínculo histórico, há o valor arquitetônico e paisagístico dentro do contexto no qual está inserido. A edificação qualifica o cenário de vida da população. A relevância da tipologia arquitetônica está no padrão construtivo, na implantação, no porte, na alvenaria mista em tijolos e pedra, na complexidade dos telhados, na disposição interna e na torre de seção circular, que justifica a alcunha de “castelo”.

Endereço: Rua Amâncio Lima da Luz, s/n

Veja a localização do imóvel na cidade
Confira mais detalhes do bem tombado

Lontras

Casarão Schroeder

Casarão Schroeder 2A construção foi concluída no ano de 1922, quando se tornou o primeiro prédio comercial da região do Vale do Itajaí. Sua ampla volumetria, de um pavimento com porão e sótão, varanda e mansarda frontais, e a inclinação do telhado, além da riqueza da ornamentação, fazem dessa edificação um exemplar raro na região, testemunha da influência da imigração alemã.

Endereço: Praça Henrique Schroeder, s/n

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região
Confira mais detalhes do bem tombado

 

 

Mafra

Ponte Metálica Dr. Diniz Assis Henning ou Ponte Rio Negro-Mafra

ponte metalica rio negroInaugurada em 2 de novembro de 1896, antes da criação oficial do município, a ponte foi construída na Bélgica, toda estruturada em ferro, desenvolvida num sistema de treliças, como um prisma vazado, e  piso de madeira. 

Ela possui a curiosidade de a parte metálica vencer apenas a distância do leito do rio, deixando descobertos os taludes, onde foram construídos dois estrados de madeira, sustentados por estrutura de cantaria, que também servem como apoio. A explicação seria que ou os projetistas erraram na adoção das medidas totais ou a empresa belga mandou para o Brasil uma ponte cujo destino seria a África, para uma cidade homônima. 

A ponte metálica foi tombada pela FCC em 2002.


Veja a localização da ponte na cidade
 
Faça um passeio virtual pela região
Confira mais detalhes do bem tombado

Nova Veneza

Conjunto de Pedra

Conjunto de pedra Nova VenezaO Conjunto de Pedra, como é conhecido, pode ser considerado o mais excepcional conjunto de edificações em taipa de pedra do nosso Estado. Encontra-se implantado em belíssima pastagem, numa suave elevação. Construído em 1892/1915, é constituído por três unidades: o sobrado residencial, a cozinha/cantina e o estábulo.

A taipa, constituída de pedras irregulares sem argamassa, chama atenção pelo tom de ferrugem das pedras da região. As aberturas são em verga reta com elementos de madeira maçiça, trabalhadas toscamente. 

A proteção estende-se aos atributos paisagísticos, muros de taipas e caminhos de pedra, além de nascentes de água existentes na propriedade.

 

Endereço: Rua Carlos Gorini, s/n – Seção Serraria

Confira mais detalhes do bem tombado

Orleans

Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Orleans

Museu ao Ar Livre 

Museu OrleansO Museu ao Ar Livre Princesa Isabel preserva as técnicas e métodos de trabalho dos colonos que chegaram em Santa Catarina entre meados do Século XIX e início do século XX.

Com uma área de aproximadamente 20 mil m², sua construção foi uma iniciativa comunitária, liderada pelo Padre João Leonir Dall’Aba e pelo artesão Altino Benedet, responsável pela instalação dos equipamentos.

Foi inaugurado em 1980 e tombado pela FCC em 2002.

Endereço: Rua Projetada, s/n - Bairro Murialdo



Veja a localização do imóvel na cidade 
Confira mais detalhes do bem tombado

 

Sobrado da Família Barzan

Sobrado da Família Barzan 1 OrleansO Sobrado foi construído por Ignácio Barzan no início dos anos 1930 e possui planta comum nas casas dos imigrantes italianos, com a cozinha separada do corpo da casa, térreo com sala central dando acesso aos quartos, sótão utilizado como quarto e cantina no porão.

A estrutura foi erguida em alvenaria autoportante de pedra e é um exemplar significativo da arquitetura ítalo-brasileira. 

O telhado é de duas águas com telhas francesas e as aberturas em arco pleno. Apresenta assoalho de tábuas corridas originais e divisórias de madeira com pintura estêncil.

A edificação foi tombada pela FCC em 2002.

Endereço: SC 446, km 4, Palmeira do Meio

Veja a localização no imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região
Confira mais detalhes do bem tombado

Palhoça

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Paroquia PalhoçaA construção tem a implantação padrão das vilas litorâneas do nosso Estado e se encontra voltada para a praça e para o mar. Possui planta retangular, e a sua fachada principal foi justaposta uma torre com três estágios, coroada por uma cruz, com aberturas em arco pleno, onde está situado o sino.

Sua porta externa, também em arco pleno e bandeira fixa envidraçada.

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário, 107, Enseada do Brito

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado

 

 

 


Pedras Grandes

Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Pedas Grandes

Casa Centenária de Pedra - Casa Marcon

Casa Marcon Pedras GrandesEdificação construída em alvenaria de pedra aparente, no ano de 1985. A cobertura é em duas águas e o complemento das empenas laterais é feito em tijolos. As esquadrias não são dotadas de vidros, somente de folhas cegas.

Foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Estrada Geral de Azambuja, s/n

Veja a localização do imóvel na cidade
Conheça mais detalhes do bem tombado 

 

 

Casa Strauss

Casa Strauss Pedras grandesExemplar em alvenaria de pedra, construído em 1890, de grande significado na sua relação com o meio rural. Caracteriza-se pela alvenaria mista de pedra e tijolo na fachada frontal. Compõe-se de pavimento térreo mais sótão, com cobertura em telha capa-canal, possuindo implantação de grande destaque na paisagem.

Essa casa foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Estrada Geral de Azambuja, s/n, Centro

Conheça mais detalhes do bem tombado 

 

 

Casa dos Arcos

Casa dos Arcos Pedras GrandesA edificação possui caráter excepcional pelas suas dimensões e características urbanas, apesar de encontrar-se implantada em área rural.

Desenvolve-se em pavimento térreo mais sótão, com planta retangular e telhado em duas águas. Suas aberturas são em arco pleno com janelas e portas em duas folhas de abrir e bandeiras fixas envidraçadas.

Ela foi tombada pela FCC em 2002.

Endereço: Estrada Geral Pedrinhas, s/n

 

 

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado

 

Penha

Capela de São João Batista

Capela São João BatistaA edificação tem características como a maioria das igrejas litorâneas catarinenses: frontão reto com cimalha trabalhada sem base, porta única na fachada principal, com sobre-verga encimada por um óculo de linhas barrocas, e torre lateral única.

Esta possui seção quadrada  e quatro estágios encimados por uma cobertura em cone com cruz. Suas aberturas são diferenciadas, e o nicho do sino é em arco pleno.

A Capela de São João Batista foi tombada pela FCC em 1998. 

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 
Conheça mais detalhes do bem tombado 

 

Pescaria Brava

Igreja do Bom Jesus do Socorro

Igreja Pescaria Brava2A Igreja do Bom Jesus do Socorro tem implantação privilegiada, no alto de uma elevação, de frente para a Lagoa do Imaruí e próxima à praça com um cruzeiro dos poucos ainda existentes na região.

A Igreja tem proporções monumentais, expressas pelas dimensões de seu frontispício, ladeado por duas torres de seção quadrada. Suas linhas externas são simplificadas e desprovidas de ornatos. Possui aberturas em arco pleno e esquadrias envidraçadas com bandeiras fixas.

A igreja foi tombada pela FCC em 1998.

Veja a localização do imóvel na cidade
Conheça mais detalhes do bem tombado 

 

Porto Belo

Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos

Paroquia Bom Jesus AflitosO início da construção remonta ao ano de 1814, e a nave definitiva foi edificada, provavelmente, no início do século XX. 

Esta igreja difere um pouco das demais pelo fato de ter sua torre lateral, de seção quadrada e com aberturas pequenas e em número reduzido, separada do corpo da igreja. 

Sua fachada principal possui três janelas acima da porta principal, em arco abatido e envidraçadas. O frontão contém linhas simples e, assim como outros, possui uma cruz na altura da cumeeira.

A Paróquia Senho Bom Jesus dos Aflitos foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Av. Governador Celso Ramos, 1445

Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado

 

Porto União

Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Porto União

Estação da Rede Ferroviária Federal 

Estação Ferroviária 2 Porto UniaoA estação foi inaugurada em 1942, atendendo aos municípios de Porto União, em Santa Catarina e União da Vitória no Paraná.

O imponente edifício em estilo art déco tem os trilhos da estação como marco divisor dos dois municípios.

A Estação da rede Ferroviária Federal foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço:  Rua Carlos Cavalcante, 17, Centro

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado

 

Casa Cultural Aníbal Khury - "Castelinho da XV"

Castelinho da XV Porto UniaoConstruída em 1929, a edificação com dois pavimentos, sótão e porão é uma construção bastante sólida, em alvenaria de tijolos rebocada, com uma vista magnífica. Em dois extremos, no pavimento superior, onde estão os dormitórios, tem dois torreões, que dão o caráter medieval à sua composição eclética, e logicamente, razão pela qual é conhecida como Castelinho.

As aberturas são em verga reta guarnecidas de madeira envidraçadas, com bandeiras fixas e motivos geométricos. Vale ressaltar a belíssima portada do acesso principal com motivos florais na sobre verga.

Voltado para o quintal existem duas sacadas: uma com acesso pelo dormitório e a outra no pavimento inferior com acesso pela sala de estar. A sala de música, além das paredes decoradas com pinturas de moldes vazados tem, no teto, medalhões pintados por um artista alemão, retratando músicos clássicos.

A mobília dos dormitórios também recebeu pinturas especiais de pássaros e flores. O teto dos dormitórios possui pinturas com motivos florais.

Essa edificação é um exemplar importante para a identidade da cidade de Porto União.

O Castelinho da XV, com é conhecido, foi tombado pela FCC em 1998.

Endereço: Rua XV de Novembro, 435, esquina com a Rua Coronel Belarmino  

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 
Conheça mais detalhes do bem tombado

Rancho Queimado

Casa de Campo do Governador Hercílio Luz

Casa Campo Gov HercilioLuzO sítio foi adquirido por Hercílio Luz por causa do clima e altitude favoráveis à saúde já debilitada do governador. Nela existia uma casa de alvenaria de tijolos, que devido à sua numerosa família, foi acrescida de um anexo de dois pavimentos e sótão, também em tijolos aparentes e lambrequins nos beirais.

As aberturas da parte original da casa são em verga reta, e as da parte nova em verga em arco abatido. Esta parte possui também porão alto, com aberturas ao nível do chão, configurando a base da edificação, em alvenaria de pedras.

A Casa de Campo do Governador Hercílio Luz foi tombada pela FCC em 1985.

Endereço: Rua Romanos Goedert, 428 - Taquaras

Veja a localização do imóvel na cidade
Conheça mais detalhes do bem tombado

Rio do Sul

Museu Histórico Cultural de Rio do Sul (antiga Estação Ferroviária)

Estacao ferroviaria RiodoSul

O prédio da antiga estação ferroviária de Rio do Sul foi inaugurado oficialmente em 28 de dezembro de 1936 e considerado o mais bonito de toda a Estrada de Ferro Santa Catarina, desativada em 13 de março de 1971.

Na edificação, hoje, funciona o Museu Histórico Cultural e Arquivo Público Histórico.

O tombamento estadual do edifício ocorreu em 2011.

Endereço: Av. Oscar Barcelos, Centro

 

 

Veja a localização do imóvel na cidade  
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado

Rio Negrinho

Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Rio Negrinho

Estação Ferroviária e Armazém 

Estação Ferroviária Rio NegrinhoA edificação servia à Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, fazendo parte do ramal Porto União- São Francisco do Sul. O Ramal, constituído por 25 estações com 461 km de extensão, o único da rede catarinense ligado à rede ferroviária nacional, desempenhou importante papel como a melhor opção de transporte para vencer a serra Dona Francisca. 

A Estação e o Armazém foram inaugurados em 1913, construídos fora do local de fundação da cidade. A abertura trouxe o desenvolvimento do município em sua direção. Trata-se de arquitetura ferroviária, com projeto similar às outras estações do ramal, caracterizada por planta retangular alongada, recoberta por telhado único em duas águas e telhas francesas.

A Estação, executada em alvenaria de tijolos autoportantes rebocado, está dividida em dois usos - comercial e residencial - ambos com entradas individuais e comunicação interna. O comercial é o escritório da estação, com serviço de telégrafo, e o residencial é a Casa do Agente Ferroviário.

A fachada principal, local de embarque e desembarque do trem, está dividida em cinco vãos com uma abertura cada, portas de madeira e vidro com bandeira fixa, protegida com cobertura em meia água composta pelos mesmos materiais, sustentada por seis mãos-francesas.

O Armazém, com volumetria similar à Estação ferroviária, difere da mesma por ter estrutura e revestimento em madeira e possuir cobertura meia-água com rampa e portas de acesso para os dois lados.

Esse patrimônio foi tombado pela FCC em 1998.

Endereço: Rua da Estação, s/n 

Veja a localização dos imóveis na cidade
Conheça mais detalhes do bem tombado

 

Museu Carlos Lampe - Casa Zipperer 

Casa Zipperer Rio NegrinhoDurante muitos anos, a erva-mate e a madeira constituíram a principal fonte de renda da cidade, mas seu progresso teve notável impulso com a instalação, em 1934, da famosa indústria de móveis Zipperer, conhecida em todo o Brasil. Rio Negrinho tem hoje como principal fonte de renda as indústrias, em especial a de móveis, e em consequência disso integra o polo moveleiro do Estado.

Essa edificação constitui-se em excepcional exemplar da arquitetura em madeira, construído em 1919 pelo Sr. Jorge Zipperer, fundador da renomada Indústrias de Móveis Cimo, para sua residência.

A implantação é privilegiada. Ocupa o centro de um terreno amplo, em frente à praça. Aos fundos, encontra-se a área destinada aos galpões da indústria, que em época mais recente sofreram incêndio, só restando a chaminé com a inscrição Cimo.

Caracteriza-se por uma arquitetura de grande porte para a técnica construtiva empregada, bem como pelo jogo de volumes adotados. Esses ora retangulares, ora sextavados, conferem movimento evidenciando a assimetria no tratamento das fachadas. Possui cobertura principal em quatro águas, com telhas francesas. Apresenta estrutura independente tendo como fechamento tábuas estreitas dispostas horizontalmente. 

No térreo uma varanda em “L” está abrigada sob o corpo da casa e o acesso principal se dá pela lateral. Os vãos entre pilares são contornados na parte superior por peças em  madeira de recortes sinuosos e o guarda-corpo é composto de finas peças verticais, também em madeira, encaixadas entre os apoios de alvenaria dos pilares.

Todas as janelas possuem fechamento no sistema de guilhotina envidraçadas e são guarnecidas externamente por folhas de abrir em venezianas. No pavimento térreo uma das janelas é do tipo bay-window.

 As paredes da área social foram revestidas até a meia altura com lâminas de madeira e frisos, além de pinturas decorativas. 

Trata-se de exemplar testemunho do ciclo econômico madeireiro do norte do Estado que, além de constituir-se em arquitetura de características ímpares, pela linguagem formal adotada, é também referência histórica da indústria moveleira em nosso Estado.

A Casa Zipperer foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Rua Carlos Weber, 150 

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 
Conheça mais detalhes do bem tombado

São José

Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em São José 

Solar Ferreira de Mello

SaoJose Solar Ferreira de Mello 2O edifício é o mais antigo solar do município de São José ainda existente. Construído no final do século XVIII, está ligado ao início da fundação da cidade, com a chegada dos açorianos, na terceira leva de casais, no ano de 1750. No século XVX, pertenceu às famílias  tradicionais josefenses dos Nascimento Mello e Caldeira Bastos. 

A história registra que por volta de1820-1833, quando São José abrigou efemeramente a sede da Província, esse solar serviu de local para a sede.

Com o passar dos anos, no limiar do século XVX, foi abrigo da Guarda Nacional, com os porões servindo de prisão, masmorra dos infiéis ao regime novo proclamado com a República em 1889.

Na história desse antigo solar está registrada a federalização da República em Santa Catarina.

O imóvel foi tombado pela FCC em 1986.

Endereço: Rua Gaspar Neves, 3175

Veja a localização do Solar Ferreira de Mello na cidade 
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado

 

Paróquia São José

Paróquia São JoséConstruída no século XVX,  a igreja possui torre única  quadrangular. Na fachada principal há um frontão, enquanto na porta principal sobreverga triangular e acima dela óculo.

Foi tombada pela FCC em 1998.

Endereço: Rua Coletor Irineu Comeli, 186

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 
Conheça mais detalhes do bem tombado

 

 

 


São Martinho

Cemitério São Martinho Alto

Cemiterio Sao MartinhoO cemitério, que é da comunidade católica, situa-se na localidade de São Martinho Alto, em uma pequena elevação e distante cerca de seis quilômetros da atual sede do município. Ele é murado em quase toda a sua extensão e possui um portão de ferro na entrada de sua via central, que segue até a igreja da comunidade. Os seus 169 sepultados identificados estão em 135 unidades distribuídas de forma ordenada, todas voltadas para a entrada. A capela de São Martinho fica na parte central do cemitério com as sepulturas dispostas em suas laterais.

Lá estão enterrados alguns dos pioneiros do município. Os sepultamentos ocorreram de forma equilibrada ao longo das décadas, entre 1880 e 2010. 

O acervo desse cemitério, composto por bens materiais e imateriais, é um significativo exemplar da cultura funerária teuta em Santa Catarina, apresentando particularidades encontradas em cemitérios dessa origem. Dentre elas estão os epitáfios e sobrenomes em alemão, formatos tumulares também encontrados em outros cemitérios teutos, utilização de poucas imagens de anjos, santos e de alegorias como ornamentos, o uso de um tom de azul específico, próximo ao tom do anil, a presença de cabeceiras proeminentes, a localização em morros ou pequenos aclives, a utilização de cruzes de ferro, em sua maioria, com trabalho de serralheria artística e lápides em cerâmica e basalto.

Além dessas, em muitas das inscrições aparecem o "geb." que provém de geboren, que significa nascido e "ges." que vem de gestorben, que significa falecido e em muitos sepultamentos femininos vê-se, ainda, a adição do sobrenome de solteira na lápide, junto ao nome da sepultada.

*Patrimônio com tombamento provisório.

Veja a localização do patrimônio na cidade
Conheça mais detalhes do bem tombado

São Pedro de Alcântara

Casarão Kretzer

São Pedro Alcântara Casarao KretzerConstruído em 1920, o casarão localizado na Comunidade Rural de Santa Filomena era residência de Germano Antônio Kretzer e Filomena Koerich Kretzer.

O imóvel fazia parte de um complexo arquitetônico composto por moradia, casa de comércio, armazém, salão de bailes, pousada para tropeiros e cancha de bolão.

Trata-se o de um importante exemplar arquitetônico com características urbanas, apesar de situado em área rural. Foi tombado pela FCC em 2002.

Endereço: Vila Kretzer - Comunindade Santa Filomena, SC-407

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado

Tijucas

Grande parte do acervo arquitetônico existente, hoje, em Tijucas é fruto da atividade econômica do final do século XIX e início do século XX. Pode-se perceber que diversas foram as influências que nortearam a arquitetura tijuquense. Duas edificações residenciais e um antigo teatro são resquícios dessa arquitetura, que deve ser preservada.

Conheça o mapa com os bens tombados pela FCC em Tijucas

Antigo Cine Theatro

CineTheatro TijucasA edificação de médio porte está situada na Rua Coronel Gallotti, próxima aos imóveis Casarão Gallotti e o Casarão Bayer, também tombados pelo Estado, compondo assim, o mais importante conjunto do patrimônio edificado da cidade de Tijucas.

O edifício foi construído em 1925, caracterizado por planta retangular e telhado em duas águas. Sua fachada frontal é imponente. O vão central é marcado por pilastras laterais, possui porta de madeira com bandeira fixa envidraçada em arco pleno, com belíssimo trabalho em caixilharia. Empena voltada para a rua com frontão em linhas curvas e suas laterais são marcadas por uma sequência de janelas encimadas por óculos.

Inicialmente, o Cine Theatro Manoel Cruz, que leva o nome de seu fundador, tinha como principal atividade a exibição de peças teatrais e filmes mudos. A primeira peça encenada foi “Almaisa”, dirigida por Sebastião Cruz e Gentil Melim, e a última foi “Anjo dos Pobres”. No ano de 1932, foi apresentado pela primeira vez o cinema falado, perdurando até 1935, quando teve suas atividades artísticas encerradas.

Na década de 50, a família Silva adquiriu o imóvel e montou um beneficiamento de arroz, que persistiu até final da década de 80. 

Esse edifício foi tombado pela FCC em 1998.

Endereço: Rua Cel. Galotti, 30

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 
Conheça mais detalhes do bem tombado

 

Casarão Bayer 

Casarão Bayer 1O casarão da Família Bayer possui uma volumetria bem maior, assobradado, valorizando a fachada principal através de frontão triangular, com cimalhas demarcando seus três lados, frisos na horizontal e balcão central balaustrado no primeiro pavimento, onde era a residência. A parte dedicada ao comércio ocupava o andar térreo.

O imóvel foi tombado pela FCC em 2002.

Endereço: Rua Cel. Galotti, 103 

Veja a localização do edifício na cidade 
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado

 

Casarão Galotti

Casarão Galotti TijucasO casarão da Família Gallotti apresenta elementos ecléticos como o arco pleno, pilastras e platibanda balaustrada, com detalhes refinados.

A edificação sobressai em altura, aparecendo o porão alto, sendo o acesso principal marcado por elegante escada dupla centralizada na edificação. A cobertura é marcada pela presença de mansardas em forma de cruz, com frontão triangular reto, provável influência da arquitetura “palladiana”.

O Casarão foi tombado pela FCC em 2002.

Endereço: Rua Cel, Galotti, 183

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região 
Conheça mais detalhes do bem tombado

Treze Tílias

Castelinho Andreas Thaler

Castelinho Treze TiliasO edifício foi projetado pelo arquiteto Bruno Kracher e, atualmente, abriga o Museu Municipal Andreas Thaler, com acervo de tradições tirolesas. 

Trata-se de um bem cultural de significativo valor, tanto histórico quanto arquitetônico, especialmente por estar associado ao fundador da cidade de Treze Tílias, o austríaco Andreas Thaler, que concebeu a arquitetura,  tomando por inspiração estética  a construção austríaca do Colégio Agrícola Rotholz.

O Castelinho apresenta uma arquitetura de linhas austeras, marcada pela presença do torreão na extremidade direita da edificação e suavizada pela presença de varandas dispostas no segundo pavimento, já em uma adaptação ao clima brasileiro. O embasamento da construção é em alvenaria de pedra, diferenciando o porão dos pavimentos superiores. A platibanda escalonada, ao gosto art déco, confere limpeza dos traços.

Destacam-se nas fachadas as esquadrias em veneziana articulada, com pintura bicolor, que particularizam ainda mais a sua arquitetura.  Emoldurando a edificação, há um vasto jardim gramado com algumas árvores de porte.

Endereço: Rua Dr. Basílio C. de Oliveira,109

*Patrimônio com tombamento provisório.

Veja a localização do imóvel na cidade
Faça um passeio virtual pela região
Conheça mais detalhes do bem tombado

Vargem

Igreja São Judas Tadeu 

Igreja Sao Judas Tadeu VargemA pequena igreja de madeira, inaugurada em 1955, retrata o testemunho do processo de imigração de italianos, alemães, poloneses e ucranianos para Santa Catarina, a partir de meados do século XIX.

A igreja São Judas Tadeu foi tombada pela FCC em 2006.

Endereço: Praça João Pedro Stefanes, 440, Centro

Veja a localização do imóvel na cidade

 

 

 

 

 

Videira

Casa Canônica - Museu do Vinho 

museu do vinho Videira 1O bem, que é conhecido como Casa Canônica, foi inaugurado em 1931 como uso residencial para os padres da região. A edificação possui dois pavimentos e sótão totalmente construídos em madeira, com embasamento em pedra basáltica, destacando-se o rico conjunto de lambrequins.

A casa foi tombada pela FCC em 2002.

Endereço: Rua Pe. Anchieta, 344

Veja a localização do imóvel na cidade 
Faça um passeio virtual pela região