FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Alma Despejada - Com Irene Ravache

irene_ravache_alma_despejada_tar_abril_24
Categoria :
TAR - Teatro Ademir Rosa
Data:
07/04/2024 18:00
Local
Teatro Ademir Rosa - No Centro Integrado de Cultura (CIC)

Alma Despejada é um espetáculo solo com a atriz Irene Ravache. A direção é de Elias Andreato. O texto, de Andréa Bassitt, que também produz o espetáculo, foi escrito especialmente para Irene, que completará 80 anos em agosto de 2024. Depois de uma temporada de sucesso em São Paulo, a montagem fará uma turnê pelo sul do país, passando por Curitiba, Porto Alegre, Caxias do Sul, Florianópolis e Itajaí, celebrando com trabalho o aniversário de uma das maiores atrizes do Brasil. Com muito bom humor e delicadeza, a peça conta a história de Teresa que, depois de morta, visita sua casa pela última vez porque a casa foi vendida e sua alma foi despejada.

Na derradeira visita, ela lembra de momentos de sua vida, de histórias e de pessoas importantes, como Neide, funcionária da família por mais de 30 anos, e de Dora, sua grande amiga de juventude. Apaixonada por palavras, ela seguiu a carreira de professora, e teve dois filhos com Roberto, um homem simples e trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e mudou o rumo da história de Teresa. A teatralidade do texto de Andréa Bassitt (que também assina as peças As Turca e Operilda na Orquestra Amazônica) instiga o espectador a acompanhar uma história aparentemente trivial, mas com uma trajetória surpreendente. “Eu fiquei fascinada com esse texto e sua poesia. É muito delicado e fala da memória de uma mulher na minha faixa etária. Mesmo sabendo que a personagem está morta, não é uma peça triste, pesada ou rancorosa, fala muito mais de vida que de morte. Eu adoro esse tipo de possibilidade que o teatro oferece.
E não tenho medo de misturar essas coisas, porque isso faz parte da vida. Nossa vida não é linear. Ela tem essas nuances”, confessa Irene Ravache. “Essa mulher é apresentada diante de sua própria vida, e, a partir dessa visualização, encontra o entendimento da sua existência. É como se precisássemos abandonar a matéria para sermos conscientes de nós mesmos”, reflete o diretor Elias Andreato.

Alma Despejada estreou em São Paulo, em setembro de 2019, no Teatro Porto Seguro, e fez temporada no Teatro Folha até o início de 2020 (interrompida pela pandemia). Em maio, junho e julho de 2023 esteve em cartaz no Teatro Renaissance, em São Paulo.

FICHA TÉCNICA 
Texto: Andréa Bassitt.
Direção: Elias Andreato.
Interpretação: Irene Ravache.
Cenário e figurino: Fabio Namatame.
Iluminação: Hiram Ravache.
Música: Daniel Grajew e George Freire.
Cinegrafia: Paulo Arizati.
Fotos: João Caldas Filho.
Produção e Realização: Oasis Empreendimentos Artísticos.

Ingressos à venda no site Sympla

 
 

Todas as Datas:

  • 06/04/2024 17:30
  • 06/04/2024 20:00
  • 07/04/2024 18:00

Fornecido por iCagenda