FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição “Face à Impermanência”

Face_a_impermanencia_foto_site
Categoria :
MIS
Data:
29/12/2023
Local
Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC)

A exposição “Face à Impermanência” de Ruchita estreia em Florianópolis no dia 13 de dezembro de 2023, às 19h, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), com foco na cultura e filosofia nipônica. A artista Ruchita apresenta um grupo de trabalhos de um projeto ainda em andamento que inclui performances para vídeo instalações, fotografias e obras multimídia baseadas em improvisações espontâneas nos locais em que ela entrou em contato com a cultura nipônica. Com curadoria de R. Scott Macleay, a exposição “Face à Impermanência” pretende instigar a percepção a partir da incerteza, o olhar contemplativo atento aos acasos, que deixa de lado a busca por conclusões lógicas. 

A estética Wabi-sabi é constituída por inúmeras qualidades que se relacionam com características tais como, simplicidade, atemporalidade, vazio, assimetria, imperfeição, impermanência, intimidade, transitoriedade, e rusticidade. Ainda que todos estes aspectos estejam refletidos nas obras que integram este projeto, a transitoriedade se destacaria como algo que interliga o conjunto. A filosofia do Wabi-sabi é como um sentimento mais do que uma ideia, realizar o exercício reagindo a um contexto muito contrastante do cotidiano.

As ações que Ruchita realizou consistem em tentativas de se conectar a este estado de espírito baseado na simplicidade natural e na constatação de que nada permanece, nada está acabado e nada é perfeito. A perfeição ideal é irreal, não é natural. Nossa sociedade vive a compulsão pelo novo, descartando prontamente o que não é mais novidade. A artista busca, por meio da prática artística, se aproximar de situações que permitam dilatar os sentidos, desacelerando o automatismo frenético do materialismo contemporâneo. Para tal, além de se colocar em uma atitude de ressonância em ambientes permeados por uma cultura ancestral que sobrevive ao choque do desenvolvimento tecnológico, a fim de evidenciar ainda mais as associações ao Wabi-sabi.

A exposição além de trazer reflexão e contemplação, divulga para o público a cultura e a filosofia nipônica, que também é presente no sul do país. A visitação será gratuita e segue até o dia 18 de fevereiro de 2024, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

A produção é feita pela MAF Economia Criativa. No dia 14 de dezembro, às 18h, haverá roda de conversa “O corpo zen em tempos de ansiedade”, com a escritora Fabiana Higa, no local da exposição. No dia 13 de janeiro de 2024 está prevista, também, a apresentação da performance de dança Inspirações sobre o Butoh.

Serviço:

O quê: Exposição “Face à Impermanência”
Abertura : 13 de dezembro (quarta-feira), às 19h
Visitação até 18 de fevereiro de 2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC 
Entrada gratuita

 

 
 

Todas as Datas:

  • De 13/12/2023 até 18/02/2024
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda