FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

A Farsa do Advogado Pathelin - Teatro Sim... Por Que Não?!!!

farsa_pathelin_novembro_2023_tac
Categoria :
TAC - Teatro Álvaro de Carvalho
Data:
07/11/2023 20:30
Local
Teatro Álvaro de Carvalho - TAC

A Farsa do Advogado Pathelin, montagem do Grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!!, é um divertido espetáculo para adultos e crianças a partir de 10 anos. A apresentação é comemorativa aos 27 anos de estreia da peça, que já fez mais de 800 apresentações.

Em Santa Catarina o espetáculo circulou por 140 cidades, além RS, PR, SP e MA, com um sucesso de público e crítica poucas vezes obtido com produções locais. O elenco é composto por cinco atores, dois deles estão no espetáculo desde a estreia, dois há 26 anos e um há 10 anos.

O texto, que é considerado uma obra-prima do gênero, foi escrito em torno de 1460, e seu autor é desconhecido. O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouca perceptível dos caracteres. Mas esta comédia da astúcia - enganador e enganado - parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas. Esse cinismo sem fraqueza provém de uma imoralidade natural do autor ou do retrato realista de uma época corrompida?  (Qualquer semelhança com a situação atual não é mera semelhança).
 
Para esta montagem, o grupo fez uma oficina de interpretação farsesca com Neyde Veneziano (SP), que resgata a forma de atuação da época. 
Os figurinos, inspirados na Idade Média, são de Norma Ribeiro (RJ) e o projeto cenográfico de William Pereira (SP).   A direção do espetáculo é de Júlio Maurício.  Fazem parte do elenco: Berna Sant`Anna, Ismar Medeiros, Leon de Paula, Nazareno Pereira e Sergio Candido. 
  

SINOPSE DO ESPETÁCULO

O advogado sem causa Pathelin decide, para agradar sua mulher Guilhermina, trazer um corte de tecido grátis. Através de bajulações e promessas, engana um comerciante, porém seus planos fracassam quando, durante uma sessão no tribunal reencontra o comerciante.

FICHA TÉCNICA
A Farsa do Advogado Pathelin
Autor Desconhecido
Adaptação: Perito Monteiro
Consultoria: Neyde Veneziano
Direção: Júlio Maurício
ELENCO
Guilhermina – Berna Sant´Anna
Pathelin – Nazareno Pereira
Comerciante – Leon de Paula
Pastor – Sérgio Cândido
Juiz – Ismar Medeiros
Projeto Cenográfico: Willian Pereira
Figurinos: Norma Ribeiro
Criação e Operação de Luz: Júlio Maurício
Operador de Som: Mariana Cândido

Ingressos à venda no site Sympla

Classificação indicativa: 10 anos

 
 

Todas as Datas:

  • 07/11/2023 20:30

Fornecido por iCagenda