FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição "Ichiran - Um Olhar sobre a Cultura Japonesa"

WhatsApp_Image_2023-11-08_at_14.31.27
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
03/02/2024
Local
Museu Histórico de Santa Catarina

O Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, receberá a partir do dia 11 de outubro, às 19h, a exposição "Um Olhar sobre a Cultura Japonesa". A mostra em comemoração dos  220 anos da passagem dos japoneses por Florianópolis seguirá aberta até 2 de março de 2024, com entrada gratuita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; também aos sábados e feriados, das 10h às 14h. 

A exposição foi pensada para marcar um fato histórico. Em 16 de outubro de 1803, quatro marinheiros japoneses, pela primeira vez na história, pisaram na Ilha de “Sankaterini” (Santa Catarina), precisamente no Forte de Santana, na então Desterro. Eram os primeiros japoneses a tocar o solo do Brasil, ou Buracili como disseram eles. Por isso, a data é importante para a história diplomática dos dois países.

Com esta exposição, o público confere um pouco do Japão – suas vestimentas, seus usos e costumes, o guerreiro histórico e a arte do Origami. É um relance, um rápido flash pontual em detalhes pinçados da cultura japonesa, uma cultura introspectiva, delicada, simples.

Estarão expostos cerca de 14 quimonos vestindo a Natureza: primavera, verão, outono e inverno. E como os japoneses procuram fazer dos elementos da Natureza seu mestre: no final e começo do ano, as idades festejadas na infância e por ocasião do casamento. Também haverá peças que mostram o que era o samurai ideal – aquele que trilhava o Caminho do pincel e da espada, conhecido como Bunbu ryodo, e ainda uma alusão ao origami, a sua delicadeza que na origem era oferendas aos deuses.

A exposição teve a curadoria de Cristiane Pedrini Ugolini, do Núcleo de Ação Educativa do MHSC, com apoio de Hisae Kaneoya (Nipocultura).

Serviço:

O quê: Exposição "Um Olhar sobre a Cultura Japonesa"
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - No Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis
Abertura: 11/10/2023, às 19h.
Visitação: até fim de abril de 2024.
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras.
Entrada gratuita

 
 

Todas as Datas:

  • De 11/10/2023 até 27/04/2024
    Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda