FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Roda de conversa "Cartagraphias de Varanda"

Encontro_22-9-23__3A_1
Categoria :
CIC
Data:
22/09/2023 18:30
Local
Biblioteca de Arte e Cultura do CIC

A Biblioteca de Arte e Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC) receberá, no dia 22 de setembro, das 18h30 às 21h, a roda de conversa "Cartagraphias de Varanda", coordenada pelo grupo Mulheres na Varanda. A proposta tem por objetivo partilhar com a comunidade o trabalho desenvolvido por meio do Projeto Caixa Postal, que impulsiona a leitura literária e a escrita no ambiente carcerário, mais especificamente no Presídio Feminino de Florianópolis. 

O projeto consolida-se com a troca de cartas entre as mulheres privadas de liberdade e as proponentes do grupo através de uma ‘caixa postal’ que leva livros ao ambiente institucional e retorna com a produção escrita daquelas mulheres. Esta produção contém a interpretação da leitura acrescida de suas expressões sobre aquilo que foi motivado pela leitura.

A literatura aqui é proposta, sobretudo, como espaço de reelaboração das experiências humanas pela via da ficção – ler, refletir e expressar por escrito a compreensão de mundo suscitada pela leitura. O processo revela-se como um meio criativo ou uma possibilidade de suspensão da realidade em favor da ‘invenção’, estimulando a capacidade de questionar e propor relações sociais mais humanizadas.

O incentivo à participação vem da possibilidade legal de remição da pena, pela Resolução nº 391, de 10 de maio de 2021, do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece critérios claros de aproveitamento das atividades desenvolvidas no âmbito das instituições penais para a redução do tempo de encarceramento. Neste sentido, o projeto propõe juntar-se às alternativas de humanização do trabalho de ressocialização da pessoa privada de liberdade, utilizando a literatura como suporte para a leitura-escrita que, simultaneamente, pode abrir possibilidades de revisão do olhar sobre o mundo e beneficiar objetivamente na redução do tempo de permanência na instituição penal. Assim, o projeto Caixa Postal, pautado na psicanálise, literatura e outras artes, tem também como objetivo a possibilidade de Remição da Pena, bem como contribuir na produção do laço social de cada uma com o mundo.

Serviço:
O quê: Roda de conversa "Cartagraphias de Varanda"
Onde: Biblioteca de Arte e Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica – Florianópolis (SC)
Quando: 22 de setembro de 2023, das 18h30 às 21h.
Entrada gratuita

 
 

Todas as Datas:

  • 22/09/2023 18:30

Fornecido por iCagenda