FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Filme "A mão e o pilão"

MAO_PILAO_CARD_CIC-15-09-2023_1
Categoria :
CIC
Data:
15/09/2023 20:00
Local
Cinema Gilberto Gerlach - CIC

No dia 15 de setembro, às 20h, a Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe a exibição do curta-metragem “A mão e o pilão”. A entrada é gratuita.

O filme documentário retrata o feitio da farinha de amendoim, saber da Mestra da Cultura Tradicional de Bombinhas na categoria culinária típica, Déte – Odete Maria da Silva. Aos 84 anos, ela mantém viva e pulsante a tradição do feitio da farinha de amendoim na Semana Santa, para ser consumida no café da manhã da Sexta-feira Santa.

Ladeada pela filha Jane Matias, a nora Valquíria Slomski, a neta Janine e a filha do coração Marcinha Ferreira, ano a ano, haja o que houver, cumpre em sua casa o ritual. “Estou emocionada, gostei muito do filme, fiquei satisfeita com o resultado, e agora terei o prazer de ver as pessoas assistirem e se enxergarem também na minha história, que é nossa, da comunidade catarinense”, ressalta Mestra Déte.

O curta-metragem marca a estreia de Marcinha Ferreira como diretora, que também assina a produção e roteiro do documentário, e não esconde a expectativa. “O filme narra a história desta mulher impressionante, a Mestra Déte, dona do saber, da memória e que generosamente faz o repasse transgeracional num núcleo formado em sua maioria por mulheres. Registra uma tradição, e resultou num material de pesquisa fundamental para a história do litoral catarinense. Além de emocionante”, afirma a diretora. 

O documentário ainda tem na ficha técnica profissionais como o coprodutor Luiz Fernando Machado, da Companhia Boanova de Cinema, que também assina a direção de fotografia e soma mais de 50 prêmios na carreira. A produção foi gravada de 2 a 7 de abril, é realizada com recurso do edital Mestre Cantalício Rocha edição 2022, através da Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, e tem o apoio cultural do Bombinhas Tourist Hotel, Pousada Morada do Pescador e do Governo do Estado de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC).

Sinopse

A mão e o pilão
Documentário/curta-metragem / 18’07’’
O filme conta a história da Mestra da Cultura Tradicional na categoria culinária típica, Odete Maria da Silva – Mestra Déte, uma das últimas matriarcas bombinenses que ano a ano, cumpre o ritual do feitio tradicional da farinha de amendoim na Semana Santa, de forma artesanal, utilizando o pilão. Mestra Déte, 84 anos, é uma mulher à frente de seu tempo, rompeu preconceitos e paradigmas para traçar por si mesma o rumo da sua própria história. E ao longo dos anos, formou em seu chão de morada no bairro de Zimbros em Bombinhas/SC, um reduto de mulheres e um local de manutenção da tradição local. A Mestra é por si só um verdadeiro patrimônio cultural imaterial catarinense.

Ficha técnica

Personagens por ordem de entrada em cena: Mestra Déte – Odete Maria da Silva, Jane Odete da Silva, Marcinha Ferreira, Valquíria Slomski e Janine Slomski Matias
Produção: Marcinha Ferreira Produções e Comunicação
Coprodução: Companhia Boanova de Cinema
Direção: Marcinha Ferreira
Direção de fotografia: Luiz Fernando Machado
Roteiro: Marcinha Ferreira
Captação de som direto: Heitor Caramez
Produção de trilha original: Alexandre Muratori Gonçalves e Ryggie Diamantino
Montagem: Companhia Boanova de Cinema
Legendista: Pedro Machado Carneiro
Color granding: Gabriel Sanchez Vilazon
Designer: Pedro Machado Carneiro

Serviço:

O quê: Exibição do filme "A mão e o pilão"
Quando: 15 de setembro de 2023 (sexta-feira), às 20h
Onde: Sala de Cinema Gilberto Gerlach, Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis - SC
Classificação e entrada: Livre

 
 

Todas as Datas:

  • 15/09/2023 20:00

Fornecido por iCagenda