FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Florbela Espanca - O Dromedário Loquaz 42 anos

florbela_espanca_agosto_tac_23
Categoria :
TAC - Teatro Álvaro de Carvalho
Data:
17/08/2023 20:00
Local
Teatro Álvaro de Carvalho - TAC - R. Mal. Guilherme, 26 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-000
Brasil

Espetáculo em comemoração dos 42 anos da cia de teatro O Dromedário Loquaz.

Com dramaturgia inédita inspirada na vida e obra de Florbela Espanca, o Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz apresenta o espetáculo solo Florbela Espanca, colocando em cena o espectro da poetisa portuguesa, que desperta de seu sono de morte para defender sua honra e obra das perseguições sofridas na primeira metade do século XX.

Florbela Espanca foi uma mulher fora do seu tempo, que ousou ser dona do seu destino movendo-se com audácia, desejos próprios e insubmissão intrínseca a sua alma inquieta em uma sociedade acostumada a negar a sexualidade, a inteligência e os talentos femininos. A conservadora sociedade portuguesa da época, o Estado e a Igreja não economizaram esforços em suas tentativas de apagar a passagem de Florbela por este mundo. Porém, nem as perseguições e tampouco as críticas sistemáticas que visavam difamar sua obra e seu caráter, antes e depois de sua morte, conseguiram destruir a obra da poetisa, que sobreviveu aos seus algozes e ao tempo.

Em um tempo em que a regra social geral para consolo às dores femininas consistia em refugiar-se na religião, no dever, no amor, na prática da caridade e do sacrifício pessoal, Florbela Espanca se lançou para além e radicalizou intransigentemente o papel feminino. Após sua morte, seus livros foram proibidos durante a Ditadura Salazarista sob a alegação de que seus versos poderiam “deformar a alma das jovens leitoras”. Detratores da poetisa impediram a construção de busto em sua homenagem na cidade de Évora e protelaram por mais de 30 anos o translado de seus restos mortais para sua terra natal. Mesmo se considerando desinteressada pela política, Florbela Espanca, sem o saber, teve importante papel político em seu tempo, abrindo trincheiras e traçando caminho largo para que outras mulheres ousassem também lutar por liberdade e direitos.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia e Direção: Sulanger Bavaresco
Elenco: Diana Adada Padilha
Iluminação: Marco Ribeiro
Cenografia e Adereços: Dromedário Loquaz
Figurinos: Sulanger Bavaresco
Pesquisa Trilha Sonora: Sulanger Bavaresco
Operação Trilha Sonora: Julia Bavaresco
Preparação Vocal: Luiza Faé Mantovani
Produção Técnica: Magda Scors Campos
Design Gráfico: Mariana Barardi
Fotografia: Luiza Filippo
Produção Executiva: MAF Economia Criativa
Realização : Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

Ingressos à venda no site Sympla

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 17/08/2023 20:00

Fornecido por iCagenda