FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição "Lauro Muller e a Expedição Roosevelt-Rondon"

Exposição_BPSC_jul_2023
Categoria :
Biblioteca Pública
Data:
08/08/2023
Local
BPSC - R. Ten. Silveira, 343 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-301
Brasil

De 1° de agosto a 09 de setembro, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) recebe a mostra Lauro Muller e a Expedição Roosevelt-Rondon. A exposição é gratuita.

Sobre a mostra

A audaciosa expedição científica binacional ao Mato Grosso e Amazonas, viabilizada pelo catarinense Lauro Müller, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, através do desconhecido rio da Dúvida, (hoje rio Roosevelt), afluente do rio Madeira, entre 27 de fevereiro e 26 de abril de 1914, sob as lideranças de Cândido Rondon, engenheiro e militar, e Theodore Roosevelt, ex-presidente dos EUA,  alcançou repercussão mundial devido a difusão do livro “Nas selvas do Brasil”, de autoria do próprio Roosevelt.

As divulgações nacionais couberam ao ciclo de conferências de Cândido Rondon proferidas nos dias 5. 7 e 9 de outubro de 1915 no Teatro Phenix, na cidade do Rio de janeiro, com as exibições do cinema silencioso de Luiz Tomaz Reis, militar, fotógrafo e cinematografista, associadas às exposições do pintor italiano José Boscagli, de estética clássica e ex-aluno da Academia de Belas Artes de Florença. Imigrante qualificado que se redefiniu ao ideário almejado pelo Positivismo na representação do indígena na sociedade brasileira. A singularidade, perseverança e a sua dedicação a esse gênero de pintura proporcionou visibilidade a distintos povos originários e o notabilizou como o pintor da Comissão Rondon."

 

Horário de funcionamento da BPSC: segunda a sexta, das 8h às 19h.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 01/08/2023 até 09/09/2023
    Segunda, Terça, Quarta, Quinta & Sexta

Fornecido por iCagenda