FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Camerata Florianópolis e Duo Cracow da Polônia

clssico
Categoria :
TAR - Teatro Ademir Rosa
Data:
02/05/2023 20:30
Local
Teatro Ademir Rosa - CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-201
Brasil

Para dar prosseguimento à Temporada de Concertos Eruditos 2023, a Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, apresentará no dia 2 de maio, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC), um espetáculo em que o destaque serão os compositores poloneses Chopin, Stolpe e Gorecki, além do sul-americano Astor Piazzolla. O público terá a oportunidade de conhecer também os solistas do Cracow Duo (Polônia), o violoncelista Jan Kalinowski e o pianista Marek Szlezer, que se apresentarão junto com a Camerata. Os ingressos estão à venda na Blueticket. 

No programa, estarão as seguintes obras: “Concerto para Piano No. 2 em Fá menor, Op. 21” de Chopin; “Scène dramatique for cello and string orchestra” de Stolpe; “Elegy for cello and string orchestra, Op. 40” de Górecki; e o “Concerto Duplo para Bandoneon, Violão e Orquestra de Cordas” (arranjo para cello & piano), de Astor Piazzolla. 

“Será uma noite emocionante. Interpretar esses gênios compositores é sempre gratificante, ainda mais ao lado de músicos renomados como do Cracow Duo”, diz o maestro Della Rocca, que fundou a Camerata em janeiro de 1994. A produção do espetáculo é de Maria Elita Pereira. 

CRACOW DUO

Os músicos Jan Kalinowski e Marek Szlezer se conheceram na pré-escola (kindergarten) e ficaram amigos desde então. Mais tarde estudaram juntos na Music Academy da Cracóvia e há 20 anos se apresentam juntos como Cracow Duo. Os dois se graduaram na École Normale de Musique de Paris. 

Desde então, seus concertos e gravações receberam a maior aclamação da crítica na Polônia e no exterior. Os solistas já se apresentaram em palcos prestigiados como Alfred Newman Hall, em Los Angeles, Carnegie Hall, em Nova York, Palacio de Bellas Artes, no México, Salle Cortot, em Paris, entre outros. Jan e Marek já fizeram turnês em países e regiões como Oriente Médio, Geórgia, EUA, Coreia do Sul, México, Brasil, Argentina e China. Em 2019, eles foram reconhecidos com o Global Music Awards Outstanding Achievement, pela melhor performance em duo em Música Clássica.

Atualmente, ambos são professores na Krzysztof Penderecki Academy of Music da Cracóvia, sendo Jan (cello) o vice-reitor e Marek (piano) o chefe do Departamento de Piano. 

FRÉDÉRIC CHOPIN

Chopin é um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica conquistou o mundo e influencia a música até os dias de hoje. O “Concerto para Piano No. 2 em Fá menor, Op. 21”, que a Camerata escolheu para sua apresentação, foi composto por Chopin em 1829, quando tinha cerca de 20 anos de idade. A obra - a segunda para piano a ser publicada - foi apresentada pela primeira vez em 17 de março de 1830, em Varsóvia, na Polônia. 

ANTONI STOLPE

Stolpe, descendente de uma família musical, teve seu pai como o primeiro professor de música. A época em que viveu e compôs - segunda metade do século XIX - foi um momento difícil para a cultura musical polonesa. Apesar dessa dificuldade e de sua morte precoce, com apenas 21 anos, Stope conseguiu contribuir com o legado que Chopin havia deixado. Para a apresentação do dia 2 de maio, a Camerata escolheu a obra “Scène dramatique for cello and string orchestra”. 

HENRYK GÓRECKI

O compositor de música clássica Górecki começou a estudar violino aos seis anos e mudou para o piano um ano depois por influência de sua mãe. Suas peças começaram a ser compostas em 1995, e a partir de 1998 suas composições foram reconhecidas com uma série de prêmios, incluindo o Primeiro Prêmio no Concurso de Jovens Compositores em Bielsko-Biała e o Segundo Prêmio no Capítulo da Crítica do Fórum de Jovens Compositores em Cracóvia. Desde então suas músicas têm sido executadas no mundo inteiro. Górecki faleceu em novembro de 2010, com 76 anos. Para este espetáculo a Camerata escolheu a obra “Elegy for cello and string orchestra, Op. 40”. 

ASTOR PIAZZOLLA 

Com bandoneón nas mãos, Piazzolla atravessou fronteiras e revolucionou o tango, incorporando em suas composições o jazz e outros ritmos. Se os críticos argentinos consideraram uma afronta à tradição, o público ficou fascinado e o sucesso foi estrondoso. Hoje, Piazzolla é considerado um dos mais geniais músicos do século XX e suas 3 mil composições influenciam artistas no mundo inteiro. A orquestra interpretará o “Concerto Duplo para Bandoneon, Violão e Orquestra de Cordas” (arranjo para cello & piano). 

PROGRAMA

- Concerto para Piano No. 2 em Fá menor, Op. 21 - CHOPIN
- Scène dramatique for cello and string orchestra - STOLPE
- Elegy for cello and string orchestra, Op. 40 - GÓRECKI
- Concerto Duplo para Bandoneon, Violão e Orquestra de Cordas - PIAZZOLLA 

Ingressos à venda no site Blueticket e na sede da Camerata Florianópolis

(Foto: Toia Oliveira / Divulgação)

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 02/05/2023 20:30

Fornecido por iCagenda