FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Cineclube Escolar da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

turma_da_monica
Categoria :
CIC
Data:
13/04/2023
Local
Cinema Gilberto Gerlach - CIC - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-201
Brasil

Além da programação de todos os sábados, aberta ao público em geral, o Cineclube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis amplia suas ações no ano de 2023 e ganha um novo espaço na programação da Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). A partir de 13 de abril, ocorrerá às quintas-feiras o Cineclube Escolar, com exibições especialmente feitas para escolas.

A parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis fortalece a aproximação do cinema e da educação na Capital catarinense, iniciada no ano passado, quando a Mostra realizou sessões em mais de 100 escolas e bairros educadores. A participação das escolas no Cineclube Escolar se dará mediante agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

“Temos um cardápio de filmes a oferecer para as escolas e os educadores irão definir quais deles irão compor a sessão. Será uma construção coletiva”, afirma Luiza Lins, diretora da Mostra, grande guarda-chuva de outras iniciativas que valorizam o cinema brasileiro e constroem cidadania.

As primeiras sessões do Cineclube Escolar, no dia 13 de Abril, exibirão os longas nacionais “Pluft, o Fantasminha” (2022), com direção de Rosane Svartman, às 9h; e “Turma da Mônica: Lições”(2021), de Daniel Rezende, às 14h.

Sobre o Cineclube da Mostra

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil.

O Cineclube da Mostra iniciou as atividades em 2017, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com objetivo de promover a inclusão social através da arte e do cinema. A iniciativa tem o apoio Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Com sessões que exibem filmes do acervo da Mostra, sempre gratuitas, tem público diverso e sala lotada, possibilitando acesso a cinema de qualidade, que pensa nas crianças com respeito e carinho pelo seu desenvolvimento. Cidadania, identidade nacional, diversidade cultural brasileira e do mundo estão entre as temáticas dos filmes exibidos.

O Cineclube da Mostra é uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, com patrocínio das empresas Engie Energia, SCGás e Da Magrinha, através da Lei Rouanet, além do Fundo para Infância e Adolescência de Santa Catarina.

Sinopses dos filmes que serão exibidos no dia 13/4:

9h: Pluft, o fantasminha (De Rosane Svartman, ficção, Brasil, 2022, 88 min) Livre
Pluft mostra a inesperada amizade entre o fantasma que morre de medo de gente e a menina Maribel. Ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Julião, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota.

14h: Turma da Mônica Lições (de Daniel Rezende, Ficção, Brasil, 2021, 97min)
Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a Turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 13/04/2023

Fornecido por iCagenda