FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Concerto Brasileiro - Orquestra de Cordas da Ilha

1_20230131_084930_0000
Categoria :
TAC - Teatro Álvaro de Carvalho
Data:
09/03/2023 20:30
Local
Teatro Álvaro de Carvalho - TAC - R. Mal. Guilherme, 26 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-000
Brasil

A temporada deste ano da Orquestra de Cordas da Ilha, com acesso gratuito, será aberta ao público no próximo dia 9, às 20h30min, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, com um concerto dedicado à música de compositores brasileiros. O programa, variado e original, homenageia Edino Krieger, um dos criadores das bienais de música contemporânea e da Orquestra Sinfônica Nacional, que faleceu no ano passado aos 94 anos, nascido em Brusque, no Vale do Itajaí,  com projeção internacional ao longo de sua extensa e produtiva carreira.

De Krieger a orquestra interpreta uma obra impactante: o “Divertimento para cordas”. Ainda no programa figuram os representantes do século XIX, obra de Sant’Ana Gomes, “Saudade”, rara e muito aplaudida composição que toma por  base uma melodia arranjada para cordas por seu famoso irmão Carlos Gomes.  
 
De Villa-Lobos, “que é sinônimo da genuína música brasileira, a qual não podia faltar”, informa Paulo Mattos, diretor geral, a orquestra interpreta Schottish e Prelúdio, obras escritas originalmente para violão e arranjadas para orquestra de cordas por Marcos Pablo Dalmacio ao estilo Bachianas Brasileiras. De Ernest Mahle, “Diálogo” é uma obra para violão e cordas onde o compositor aborda a difícil tarefa do equilíbrio sonoro entre essas forças dispares justamente na forma de diálogo, acrescenta Marcos Dalmacio.
 
Um dos instrumentos em destaque é o violão, “considerado o instrumento nacional por excelência, e justamente por isso faz parte neste programa dedicado à música brasileira”, acentua Marcos Pablo Dalmacio,  diretor artístico da Orquestra.
 
Ao final do espetáculo as atenções se voltam para um dos mais icônicos trabalhos de Francisca Aquino, “Batuque”, obra que forma parte do repertório da orquestra de Cordas da Ilha. “É uma peça que oferece um surpreendente contraste entre a seção rítmica propriamente dita do batuque com uma parte central de grande lirismo.” 

A apresentação tem o incentivo do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

 
SERVIÇO
 

O quê: Concerto Brasileiro - Orquestra de Cordas da Ilha
Acesso gratuito - Ingressos pelo site Sympla
Quando: 9 de março, às 20h30
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 09/03/2023 20:30

Fornecido por iCagenda