FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Lançamento do livro Antologia Maria Firmina dos Reis - Homenagem pelo seu Bicentenário de Nascimento

Categoria :
Casa da Literatura Catarinense
Data:
13/01/2023 17:30
Local
Casa da Literatura - Praça XV de Novembro, 270 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil
A Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa recebe, nesta sexta (13), o lançamento do livro Antologia Maria Firmina dos Reis - Homenagem pelo seu Bicentenário de Nascimento. O evento é aberto ao público e inicia às 17h30.
 
Sobre a obra: 
 
A “X Antologia Cultive, MARIA FIRMINA DOS REIS - HOMENAGEM PELO SEU BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO » é uma obra organizada por Valquiria Imperiano, presidente do Instituto Cultive Suisse Brésil, e leva o selo da Editions Cultive. 
O livro registra uma homenagem ao bicentenário da « Primeira romancista brasileira », Maria Firmina dos Reis, nascida no Maranhão no século XIX (1822). Maria Firmina dos Reis foi esquecida pela história e pela literatura brasileira até a década de 70, quando sua obra e história foram descobertas por acaso e revividas por Nascimento Morais Filho. Após 3 anos de pesquisa ele provou que o primeiro romance publicado por uma mulher no Brasil, cujo título é Úrsula, era de autoria de Maria Firmina dos Reis.
A história de Maria Firmina dos Reis é digna de aplausos e de reconhecimento nacional. Maria Firmina foi professora (apesar de não poder frequentar a escola normal e se preparar para concurso de professora em casa). Ela criou a primeira escola mista no Maranhão; foi abolicionista, escritora, poeta, musicista e folclorista. Uma mulher negra, filha de escrava alforriada, que marcou sua passagem numa época machista e preconceituosa, ela recebeu o título de “Mestra Régia”. Os valores e o traço de caráter dessa grande mulher, que representa as brasileiras, marcaram a cidade de Guimarães no Maranhão que ela escolheu para viver e dedicar-se à educação. 
A “X Antologia Cultive, MARIA FIRMINA DOS REIS - HOMENAGEM PELO SEU BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO » é uma obra que apresenta textos biográficos, análise das obras da autora, poemas, contos e crônicas em prosa e em versos. O leitor terá a oportunidade de conhecer a grandeza da escritora assim como se deliciar com os escritos de 112 artistas das letras, cujas plumas elegantes descrevem o perfil, homenageiam e evidenciam os talentos dessa grande mulher brasileira.
Por: Valquiria Imperiano / Escritora/presidente do ICSB
 
Serviço:

 

Lançamento: Antologia Maria Firmina dos Reis - Homenagem pelo seu Bicentenário de Nascimento
Data 13/01/2023
Hora: 17h30
Local: Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa
 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 13/01/2023 17:30

Fornecido por iCagenda