FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Sessão de autógrafos do livro "Gustavo Lacerda: vida e obra de um jornalista negro catarinense"

Gustavo_Lacerda
Categoria :
Casa da Literatura Catarinense
Data:
06/12/2022 17:30
Local
Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 270 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil

O autor Fábio Garcia participará de uma sessão de autógrafos do livro "Gustavo Lacerda: vida e obra de um jornalista negro catarinense (1854 - 1909)" na Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa, nesta terça-feira (6), das 17h30 às 20h.

O livro, lançado no último dia 29 de novembro no Palácio Cruz e Sousa, traz a biografia de Gustavo de Lacerda. Filho de mãe escravizada, nasceu em Florianópolis em 1854 e é reconhecido nacionalmente por ter fundado a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 7 de abril de 1908 no Rio de Janeiro. A obra apresenta a restituição dos laços familiares de Lacerda, além de sua trajetória de formação e profissional.

A publicação é resultado de uma pesquisa minuciosa de meses para reconstituir a genealogia e a história do jornalista. “Foram meses de pesquisa, mais de 500 páginas de jornais analisadas, buscas em livros de batismo, casamentos e óbitos nos estados de Santa Catarina, Ceará e do Rio de Janeiro. Nessa busca, consegui identificar as várias frentes de Lacerda, no teatro, na literatura, no jornalismo, no associativismo ao lado de grandes nomes como Cruz e Sousa, Rui Barbosa, José do Patrocínio, entre outros”, conta Fábio Garcia.

Gustavo de Lacerda fez parte de uma geração de escritores-intelectuais que tinham entre suas pautas as ideias republicanas, a separação entre o Estado e a Igreja, o sufrágio universal e, sobretudo, a organização dos trabalhadores em cooperativas.

A publicação faz parte coleção Ensaios afro-bibliográficos da Editora Cruz e Sousa que visa dar visibilidade a vida e obra de intelectuais, escritores e instituições negras existentes ao longo da história do Brasil. Mais informações no site https://www.editoracruzesousa.com.br/

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 06/12/2022 17:30

Fornecido por iCagenda