FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Palestra [Inde]pendências: lutas, avanços e conquistas do povo negro

WhatsApp_Image_2022-11-14_at_16.57.19
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
17/11/2022 19:00
Local
Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil

O Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) promoverá no dia 17 de novembro, às 19h, a palestra "[Inde]pendências: lutas, avanços e conquistas do povo negro". A atividade em alusão à Semana da Consciência Negra contará com as participações de Ágata Vicente (Central Única das Favelas de Santa Catarina), Karina Marcelino (Universidade Federal de Santa Catarina) e Marcelo Silva (Antropologia/UFSC), com mediação de Lisandra Pinheiro (Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura).

O evento integra, também, as ações do ciclo de debates "[Inde]pendências Protagonismos, Comemorações, Memórias e Narrativas", dentro da programação complementar da exposição "[Inde]pendências e seus Desdobramentos no Contexto Catarinense em alusão ao bicentenário da Independência", em cartaz até março de 2023 no MHSC. O encontro ocorrerá na sala do Núcleo de Ação Educativa (NAE) do Museu e tem classificação indicativa livre.

Sobre os palestrantes:

Ágata Vicente: bacharel em Administração de Empresas com especialização em Liderança e Coaching para Gestão de Pessoas, é técnica em eventos, mobilizadora social, coordenadora estadual de Santa Catarina da Central Única das Favelas (CUFA) por cinco anos; Diretora Social e de Eventos da Escola de Samba Unidos da Coloninha por dois anos; Diretora Social da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis por um ano; integrante do movimento de empoderamento feminino Amigas Crespas por quatro anos; e integrante do Coletivo Cultural Ação Zumbi desde 2019.

Karina Marcelino: doutoranda em Administração, mestra em Administração, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e graduada em Administração Pública, é servidora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora nas Faculdades SENAC e SENAI e em cursos preparatórios para concurso público. Ex-presidente da Comissão de Validação de Autodeclaração de Pretos, Pardos e Negros da UFSC. Membra de Comissões de Validação de Autodeclaração de Pretos, Pardos e Negros. Membra de Comissão de Implantação da Cátedra de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial da UFSC. Áreas de interesse: gestão pública, gestão de pessoas, gestão universitária, relações étnico-raciais e políticas de ações afirmativas.

Marcelo da Silva (Marcelo 7 Cordas): pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC e doutor pela UFRGS (2017), mestre em Antropologia Social pela UDESC (2012) e graduado (Bacharel e Licenciado) em História pela mesma instituição, é músico, sambista e atua como coordenador da Comissão Parlamentar de Carnaval da Grande Florianópolis e Políticas Públicas voltadas para o Carnaval, compõe a Diretoria Executiva da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF), no cargo de Diretor de Acervo e é Diretor Musical do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Vermelho e Branco, de Florianópolis. É pesquisador convidado do Observatório de Práticas Escolares da OPE/UDESC/FAED, atuando como coordenador do GT - Pluriversal, Escola, Diversidades e Religiosidades, do Grupo de Estudos Latino-Americanos - AYA/UDESC/FAED e do Grupo de Pesquisa, Oralidade Performance - GESTO/UFSC/PPGAS.

Serviço:

O quê: Palestra [Inde]pendências: lutas, avanços e conquistas do povo negro
Quando: 17/11/2022, às 19h
Onde: Sala do Núcleo de Ação Educativa (NAE) do Museu Histórico de Santa Catarina
Localizado no Palácio Cruz e Sousa - Centro - Florianópolis
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 17/11/2022 19:00

Fornecido por iCagenda