FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

We Light Floripa - Instalações e Projeções no MHSC

we_light_museu
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
27/11/2022
Local
MHSC - Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil

25, 26 e 27-NOV 

 

Alguns dos principais prédios históricos do entorno da Praça XV de Novembro se transformarão em tela para projeções mapeadas e instalações de luz durante o We Light Floripa, festival inédito de artes visuais, luz e tecnologia que ocorre nos dias 25, 26 e 27 de novembro. Um desses espaços é o Palácio Cruz e Sousa, sede do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC).

Artistas de referência na cena nacional e internacional participam do festival. Um deles é o lendário VJ Spetto, um dos mais influentes e importantes VJ do Brasil. Spetto é especialista em vídeo performance, vídeo mapping e instalações interativas. Ele já projetou no prédio da CIA, em Washington (EUA); foi diretor das projeções da abertura das Olimpíadas do Brasil e é o fundador do United VJs, um grupo internacional de VJs baseado em São Paulo e Lisboa. Na Capital, ele exibirá obras audiovisuais e interativas nos dias 25, 26 e 27/11, das 19h às 22h, e também participará das jam sessions. Uma das obras é uma homenagem ao poeta Cruz e Sousa.

Toda a programação está mantida, mesmo com a previsão de chuva. Uma tenda já está sendo montada no Largo da Catedral para o público curtir sem se molhar. As mostras competitivas e de artistas convidados serão projetadas nas fachadas do Palácio Cruz e Sousa, do prédio da Secretaria da Fazenda (vista a partir do Largo da Catedral) e do prédio da Superintendência do Patrimônio da União (Praça XV).

Instalações de luz no Palácio Cruz e Sousa 

Além das projeções mapeadas, serão realizadas instalações de luz no jardim do Palácio Cruz e Sousa, sempre entre 19h e 23h30. Entre os artistas que assinam essas obras estão Anna Moraes, Camila Luiza, Leandro Vigas e Dimitri Lima.

A francesa Marylou Petot, artista sonora de Paris, é convidada especial e apresenta uma instalação em um dos auditórios do Palácio Cruz e Sousa nos três dias de festival, a partir das 19h. Especialmente no sábado, às 19h30, Marylou faz um concerto de voz e violão em palco montado no Jardim (em caso de chuva, será realizado no auditório).

Live cinema no TAC


No domingo (27/11), o festival terá programação também no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC): um espetáculo de Live Cinema com o artista de Florianópolis Bruno Bez, referência na vídeo performance, e três expoentes do selo The Sound of Space: Obtuso, Newoas e Diogo de Haro. Vale pontuar que o TAC, em décadas passadas, também já sediou sessões de cinema ao vivo.

Visita guiada para pessoas com deficiência visual

As atrações do festival são acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva. Na sexta (25), abertura do festival, e no sábado (26), a Mostra de Projeção Mapeada terá tradução em LIBRAS (Língua Brasileira dos Sinais) das 19h às 24h no palco montado no Largo da Catedral. 

Já no sábado, será realizada uma visita guiada para pessoas com deficiência visual no Palácio Cruz e Sousa e Largo da Catedral. Serão disponibilizados 10 rádios. O ponto de encontro para retirada dos equipamentos será às 19h, por ordem de chegada, no Jardim do Palácio. A visita passará pelas instalações de luz do jardim e pelas projeções do Largo da Catedral. No domingo (27), o espetáculo de Live Cinema com Bruno Bez e The Sound of Space, no TAC, terá tradução em LIBRAS.

Confira locais, horários e atrações do We Light Floripa:

25 a 27 de novembro
Centro Histórico de Florianópolis
Gratuito
Classificação Livre
Informações e programação completa: https://marte.art.br/welight/

Jardins do Palácio Cruz e Sousa
25, 26 e 27/11, das 19h às 23h30
Instalações de luz e obras de arte inovadoras de artistas convidados, entre eles Anna Moraes, Leandro Vigas, Camila Luiza e Dimitre Lima.

Fachada do Palácio Cruz e Sousa
25, 26 e 24/11, das 19h às 23h30
Projeções abstratas em larga escala com os artistas convidados VJ Linien_, Franco Palioff e Eduardo Galvani

 
 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 25/11/2022 até 27/11/2022
    Domingo, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda