FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Orquestra de Cordas da Ilha

TAC_Orquestra_de_Cordas_da_Ilha
Categoria :
TAC - Teatro Álvaro de Carvalho
Data:
20/10/2022 20:30
Local
Teatro Álvaro de Carvalho - TAC - R. Mal. Guilherme, 26 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-000
Brasil

Orquestra de Cordas da Ilha apresenta o espetáculo "Contrastes". O concerto está composto de duas partes fortemente contrastantes entre si e, ainda assim, contendo vários elementos relacionados em diversos níveis. 

A Orquestra de Cordas da Ilha oferece neste concerto a experiência de escutar, num mesmo programa, obras de estilos e gêneros altamente contrastantes, destacando o cuidado com o tipo de sonoridade que o grupo busca para expressar cada um deles, o que se reflete numa maneira diferente de tocar os mesmos instrumentos. Desta forma, se pode criar a ilusão de haver escutado duas orquestras diferentes em ambas as partes do concerto.

A primeira parte consta de duas obras originalmente escritas para quarteto de cordas na Rússia de finais do século XIX, onde encontramos uma sonoridade rica, opulenta, fortemente expressiva. A primeira tentativa no gênero quarteto de cordas, de um jovem e promissor Rachmaninoff, que apenas escreveu dois movimentos dessa obra, deixando-a inacabada; e o Noturno de Borodin, pertencente ao seu segundo quarteto de cordas, cujas páginas têm sido consideradas como as mais formosas de toda a literatura da música de câmara russa. 

A segunda parte apresenta duas obras de um gênero que existiu apenas no período barroco, mas desfrutando de grande esplendor: o concerto grosso. Consiste na alternância de um pequeno grupo de solistas –geralmente três– com um grupo maior de instrumentos, a orquestra, que nunca se limita a um papel de mero acompanhamento, senão que dialoga, confronta e alterna com o pequeno grupo em igualdade de condições. Geminiani foi um compositor italiano que teve uma importante carreira na Grã-Bretanha e cultivou com especial cuidado esse gênero, seguindo o modelo de seu venerado mestre Arcangelo Corelli e introduzindo características de cunho próprio.

J. S. Bach escreveu apenas seis concertos deste tipo, à diferença da maioria de seus contemporâneos, que publicaram grandes quantidades. Mas esses seis conquistaram para sempre o lugar mais destacado na história do gênero; cada um foi pensado para uma combinação instrumental diferente e única, e o quarto deles, apresenta um grupo de solistas que consiste em duas flautas doces e um violino.

Ingressos à venda no site Sympla

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 20/10/2022 20:30

Fornecido por iCagenda