FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

mostra_cinema_infantil_22
Categoria :
TPI - Teatro Pedro Ivo
Data:
08/10/2022 - 17/10/2022
Local
Teatro Pedro Ivo - Rodovia SC 401, Km 15, n° 4600 - Saco Grande, Florianópolis - SC, 88032-000
Brasil

Com o tema "Cinema, infâncias e cidade", o festival volta a ser presencial com sessões de cinema em diversos espaços, bate-papos, shows, oficinas para crianças e programação adulta; 89 instituições, entre escolas municipais e bairros educadores, exibirão filmes da Mostra 

A 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, de 7 a 22 de outubro de 2022, volta a ser presencial, depois de dois anos somente online, com tudo que tem direito - sala escura, pipoca, bate-papos, sessões ao ar livre, shows musicais, oficinas para crianças e programação adulta, tudo gratuito. Além da intensa programação, uma seleção de filmes estará disponível neste link. E esta edição especial de retomada marca também o início de um movimento que leva cinema de qualidade para dentro das escolas municipais de Florianópolis e bairros educadores, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Com o tema “Cinema, Infâncias e cidade'', o festival se espalha pela capital catarinense: estará em todas as regiões de Florianópolis e também no teatro Governador Pedro Ivo e no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC).

As inscrições para o Fórum de Cinema e Educação, dedicado a educadores, e para abertura da programação adulta no dia 7 de outubro, com conversa sobre Cinema, cidade e infâncias, estão abertas no www.mostradecinemainfantil.com.br

A Mostra exibirá 77 curtas-metragens dos gêneros animação, ficção, documentário e experimental, que refletem a pluralidade das infâncias e sociedade brasileira e mostram culturas de outros lugares do mundo, todos na Mostra competitiva. Além desta seleção, estão na programação oito longas-metragens brasileiros para crianças, entre estreias e recém-lançados, um fato inédito e promissor em relação ao mercado de cinema brasileiro.

Estão na programação as pré-estreias nacionais “A ilha dos Ilus”, de Paulo GC Miranda (animação, 2022) e “Chef Jack”, de Guilherme Fiuza Zenha (animação, 2022);  a estreia em Santa Catarina de “Meu Amigãozão – O Filme”, de Andrés Lieban (animação, 2022); os recém-lançados em festivais “Poporopó”, de Luis Antônio Igreja (ficção, 2021) e “Alice dos Anjos”, de Daniel Leite Almeida (ficção, 2021); e os longa-metragens “Tarsilinha”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo (animação, 2022) e “Turma da Mônica - Lições”, de Daniel Rezende (ficção, 2021) e “Pluft, o Fantasminha”, de Rosane Svartman, (ficção, 2022), todos no circuito comercial e que poderão ser vistos gratuitamente na 21ª Mostra. 

Quatro dos oito longas estão na programação especial que a Mostra preparou para o Dia das Crianças, 12 de outubro. Confira a programação e a indicação de idade para cada filme no site oficial do evento

Curtas da Mostra: para conhecer a diversidade do Brasil e a cultura de outros países

As obras selecionadas para a 21ª edição trazem para perto culturas de outros países e são janela para a diversidade do Brasil.  Temas que até então apareciam pontualmente na tela, como questões de gênero, raciais e étnicas, ancestralidade, diferenças sociais, inclusão e acessibilidade, entre outros,  agora compõem a maioria dos filmes.

No total são 63 curtas nacionais, de 15 estados brasileiros, e 14 filmes internacionais, de 14 países diferentes, entre os quais estão Colômbia, França, Índia e Irã.  Entre os brasileiros, destaque para as produções de São Paulo, com 16 filmes; de Santa Catarina, com 11 curtas-metragens; e de Minas Gerais, com oito filmes selecionados. 

Os curtas poderão ser assistidos pelo público em sessões de cinema diárias durante o festival - a primeira semana no Teatro Pedro Ivo e a segunda, no Cinema do CIC. Para os dias 20 e 21 de outubro estão programadas sessões ao ar livre, no Largo da Alfândega e Vila Aparecida, respectivamente. No dia 20 acontece também sessão Curtas nacionais com temáticas indígenasna Reitoria da UFSC. Programação completa no site da Mostra. 

Ainda para os pequenos, vai ter oficina de Animação Lápis LAB nos dias 9, 12 e 15 de outubro, sempre às 10h. Inscrições no www.mostradecinemainfantil.com.br

Já a programação para adultos inicia no dia 7 de outubro, primeiro dia de festival, com o lançamento do livro “Cidade, gênero e infância”, organizado por Ana Gabriela Godinho Lima e Rodrigo Mindlin, que coloca luz sobre um dos compromissos fundamentais da sociedade: zelar pelo desenvolvimento saudável das crianças mais novas. Rodrigo Mindlin dará palestra sobre o assunto. 

Nos Encontros de Cinema Infantil para realizadores, que acontecem desde a primeira edição,  profissionais da área irão falar sobre o momento atual do audiovisual para crianças e sobre um novo caminho de políticas públicas. Os encontros desde ano terão a parceria do Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil.

O Fórum de Cinema e Educação, voltado para professores, será no dia 17 de outubro, no Cinema do CIC, com exibição do longa-metragem “Tarsilinha”, seguida de debate com mediação de Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa. 

A 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é produzida através da Lei de incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas Fischer, Itaú, Engie Energia, Videplast, da Magrinha, Fecoagro e Teltec. É uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Sobre a Mostra

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil. 

Além do festival anual, a Mostra tem outras iniciativas com objetivo de  levar arte gratuita para crianças de diferentes contextos sociais e fomentar o cinema brasileiro para a infância. Entre elas está o Circuito de Cinema Infantil, dedicado a professores; o Cineclube da Mostra, que acontece todos os fins de semana no Cinema do CIC; e o Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil, que reuniu grandes players do mercado em Florianópolis em julho deste ano. 

Serviço

21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

7 a 22 de outubro de 2022 || Gratuito 

7/10 - cinema do CIC, às 9h

8 a 16/10 - Teatro Governador Pedro Ivo | Centro Administrativo do Governo de SC, diversos horários

17 a 21/10 - Cinema do CIC - Centro Integrado de Cultura, diversos horários

20/10 - Reitoria da UFSC, às 14h

20/10 - Vila Aparecida, 19h

21/10 - Largo da Alfândega, 19h

Programação completa em www.mostradecinemainfantil.com.br

Inscrições abertas AQUI

Ingressos gratuitos

Classificação: livre

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 08/10/2022 até 17/10/2022

Fornecido por iCagenda