FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

 

Celebra (Dança em Cena)

TPI_-_Danca_em_cena
Categoria :
TPI - Teatro Pedro Ivo
Data:
16/06/2022 20:00
Local
Teatro Governador Pedro Ivo - Rodovia SC 401, Km 15, n° 4600 - Saco Grande, Florianópolis - SC, 88032-000
Brasil

Além da sua mostra de dança, o Dança em Cena tradicionalmente promove, ao longo da programação, uma noite especial no teatro. O Celebra reúne companhias de dança com destaque na cena de dentro e fora de Santa Catarina e acontece no Teatro Pedro Ivo. É a noite de gala do Dança em Cena e será no dia 16 de junho (quinta-feira), a partir das 20h.

Em 2022, serão apresentados espetáculos de três grupos. De Florianópolis, a Eleve Cia de Dança, do premiado coreógrafo Anderson Machado e de Andrea Baptista, apresenta o belíssimo “Cartas para Solidão”. Já a Millennium Cia de Dança, de Itajaí, celebra 25 anos de trajetória com o espetáculo Os Reis do Show, um musical sobre o nascimento do show business e o sentimento maravilhoso de quando sonhos se realizam. A coreografia é assinada por Thurbo Braga.

O terceiro convidado é o premiadíssimo Gumboot Dance Brasil, de São Paulo. Trata-se do  único grupo do país e um dos poucos em todo o mundo que se dedica à pesquisa da Gumboot, um estilo de dança sul–africano. A Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular que foi criada pelos trabalhadores no século 19 nas minas de ouro e de carvão da África do Sul.  

Na Capital, eles apresentam Yebo, espetáculo por meio do qual o público vai conhecer a criação de um dialeto sonoro feito a partir das batidas nas botas de borracha e transformado em uma apresentação percussiva. O Celebra tem entrada gratuita e os ingressos são distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo.  

— São grupos com trajetória, já premiados. A escolha passou por realmente apresentar a diversidade que a dança tem. Trazer a Gumboot Brasil, por exemplo, é uma oportunidade única para que as pessoas daqui conheçam a pesquisa de uma dança que não é comum.

ELEVE CIA DANÇA (SC)  |  Cartas para Solidão 

“Minhas cartas sempre carregam um peso. Peso que muitas vezes eu não posso suportar. Extravasam meu ser, viram letras, frases, cartas. Nem sempre elas desejam comunicar, por vezes a folha de papel e o pincelar da caneta só servem como refúgio, fuga, um lugar de silêncio. Outrora servem para escape para falar aquilo que extrapola meu peito, ou escorre pelos meus olhos. As vezes são para alguém, as vezes para uma multidão, outras vezes são pra ninguém, são para mim, é só para mim. Falam do meu coração, dos meus sentimentos e sobre tudo que envolve a minha relação com o mundo, amores, desamores, relacionamentos, vazios, expectativas, frustações, sensações de pertencimento, aceitação, ego e solidão. No fundo são só cartas... preenchendo uma imensidão. No fundo são só cartas, cartas para solidão.” 20 min

MILLENNIUM CIA DE DANÇA  (SC)  |Os Reis do Show

É um potente musical que celebra o nascimento do show business e o sentimento maravilhoso de quando sonhos se realizam. Inspirado pelo ambicioso e imaginativo P. T. Barnum, o  espetáculo conta a história do visionário que criou o hipnotizante espetáculo que se tornou uma sensação mundial, através de coreografias bem pensadas e tematizadas e dos tradicionais números circenses. Um show criado para toda a família, os Reis do Show promete tirar suspiros e emoções. O Millennium, trabalhando em algo incrível e surpreendente, o Circo e a Dança de uma forma que vocês nunca viram. 20 min

GUMBOOT DANCE BRASIL (SP) | Yebo

Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma dança popular que foi criada pelos trabalhadores no século XIX nas minas de ouro e de carvão da África do Sul. Homens negros, com sua a força de trabalho explorada pelos senhores do capital, lutavam para conquistar riquezas que jamais teriam para si. Expondo suas vidas ao risco, distante de suas aldeias e famílias, diariamente cavando buracos cada vez maiores, onde ficavam enterradas suas histórias, suas memórias e suas vozes Yebo aborda a exploração, tanto das minas, como dos sete povos levados para extração do minério. É a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e transformado em um alegre espetáculo percussivo em que a dança produz o som, e o som, conta as histórias dos poucos momentos de descanso e animação que esses trabalhadores tinham.  40 min

Gratuito | Distribuição de ingressos 30 minutos antes.

Classificação: 6 anos

Recurso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) disponível

 
 

Todas as Datas:

  • 16/06/2022 20:00

Fornecido por iCagenda