FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição 200 anos de Fritz Müller – Príncipe dos Observadores

Fritz_Muller_expo_mhsc
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
03/05/2022
Local
MHSC - Palácio Cruz e Sousa - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400
Brasil

O Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), sediado no Palácio Cruz e Sousa, na capital, recebe a exposição “200 anos de Fritz Müller – Príncipe dos Observadores", em comemoração ao bicentenário de nascimento de Fritz Müller. A mostra foi prorrogada até 10 de setembro de 2022.

Fritz Müller nasceu em Windischholzhausen (Alemanha), em 31 de março de 1822 e faleceu em Blumenau no dia 21 de maio de 1897. Para homenageá-lo, foi elaborada uma exposição atemporal que une arte, história, patrimônio e ciência, provocando reflexões a respeito do passado, presente e futuro a partir de obras de artistas convidados e acervos particulares e institucionais.

O artista convidado, Luiz Bernardes, apresenta painéis concebidos por ele constituídos por imagens e textos que revelama história e o legado do naturalista, botânico e professor de matemática e ciências naturais.Luiz Bernardes apresenta, ainda, esculturas produzidas em materiais diversos, como aço inox, resina, madeira e bambu, com os quais procura recriar a flora e fauna constitutivas do universo de interesse do cientista teuto-brasileiro.

Outra artista convidada a integrar a exposição, Yara Guasche, traz a instalação “Entre vidros” em que atualiza e problematiza a pesquisa feita por Fritz Muller no território nacional. Tirando partido da estrutura do mobiliário das vitrines expositivas e do próprio museu Yara trata estes como objetos para usa instalação.

Além dos trabalhos destes artistas convidados, a exposição conta, ainda, com objetos, vestuários, documentos, pinturas e publicações pertencentes a acervos particulares de Ylmar Corrêa, José Alfredo (Dé) Beirão e Roberto Schindler e acervos institucionais.

Serviço

“200 ANOS DE FRITZ MÜLLER – PRÍNCIPE DOS OBSERVADORES”

Local: Museu Histórico de Santa Catarina / Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis, SC
Visitação: até 10/09, às segundas-feiras, das 13h às 17h, de terça a sexta, das 10h às 17h e, aos sábados, das 10h às 13h
Classificação indicativa: livre

O MSHC trabalha com agendamento de visitas guiadas. Quem não tiver hora marcada poderá visitar a exposição conforme a disponibilidade de vagas.
Para agendar visita à exposição, é necessário encaminhar o pedido pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e aguardar confirmação. Recomenda-se solicitar visita com 48h de antecedência. Há protocolos de segurança ainda vigentes, como o distanciamento e a higienização das mãos.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 31/03/2022 até 10/09/2022
    Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda