FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

II Live Narrativas e Reflexões sobre Mulheres

08102015_MHM_2-2-2
Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
23/03/2022 19:30
Local
Facebook do MHSC - www.facebook.com/museuhistoricodesantacatarina

Ainda dentro do calendário do mês das mulheres, o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) promove a segunda edição de sua live “Narrativas e reflexões sobre mulheres” nesta quarta-feira (23), às 19h30, pela página da instituição no Facebook. O objetivo do evento é propor discussões a respeito da questão de gênero e do papel da mulher na sociedade contemporânea.

Nesta edição o evento contará com a participação de Giovana Ziermann, Patrícia Maria Macedo Alves, Joziléia Daniza Jagso, Jurrara Belchior e Paula Batista. O evento leva ao público, por meio de proposições de pesquisadoras, algumas reflexões, problematizações e questionamentos a respeito de temas que envolvem o gênero feminino e seus desdobramentos e transbordamentos na atualidade.

Sobre as convidadas:

Giovana Zimermann: doutora em Literatura pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (UFSC), realizou doutorado sanduíche na Université Paris Diderot Paris 7 (2013). Mestre em Arquitetura e Urbanismo e História da Cidade, também pela UFSC, e especialista em Arte Contemporânea pela Universidade do Estado de Santa Catarina
UDESC. Graduada em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisas: Estudos Joycianos no Brasil, Artes e Mestiçagens Poéticas; e do GEAP BR, Grupo de Estudos sobre Arte Pública no Brasil. Possui diversas publicações dedicadas aos temas e é autora da obra "Rio de Janeiro e Paris: A juventude apache do cinema na periferia". Também é roteirista e diretora de curtas-metragens.

Patrícia Maria Macedo Alves: professora, ativista e atualmente doutoranda da Antropologia Social UFSC. Sua pesquisa está centrada na etnografia de artistas negres brasileiros e moçambicanos/as, a partir do contexto acadêmico, mas principalmente a partir de uma perspectiva decolonial.

Joziléia Daniza Jagso: indígena mulher do povo kaingang. Antropóloga, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Membro co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA). Membro fundadora da Articulação Brasileira de Indígenas Antropologes. Membro da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul). Editora na Revista de e para Mulheres Indígenas FAG TAR - A Força Delas.

Jussara Belchior: bailarina gorda. Em seu trabalho solo "Peso Bruto" (2017) investiga os tabus e preconceitos sobre as gordas. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UDESC com a pesquisa "Investigações pesadas" e Bolsista CAPES. Interessa-se por poéticas e políticas de movimento e
posicionamento através da dança.

Paula Batista: mestranda em Artes Cênicas pela UDESC, pesquisa o recorte político do carnaval de rua. Articuladora da Coletiva Gigantes na Luta, acredita na arte como território de construção comunal e usa perna de pau como ferramenta de empoderamento feminista nos blocos de rua e também nos atos políticos.

Serviço:

O quê: II Live Narrativas e Reflexões sobre Mulheres
Quando: 23/03/2022, às 19h30
Onde: Página do Museu Histórico de Santa Catarina no Facebook (https://www.facebook.com/museuhistoricodesantacatarina)
Convidadas: Giovana Ziermann, Patrícia Maria Macedo Alves, Joziléia Daniza Jagso, Jurrara Belchior e Paula Batista.

 
 

Todas as Datas:

  • 23/03/2022 19:30

Fornecido por iCagenda