FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

7ª Roda de Conversa da BPSC: Fritz Müller e seu legado

WhatsApp_Image_2021-12-01_at_19.08.46
Categoria :
Biblioteca Pública
Data:
14/12/2021 18:30
Local
Canal da Fundação Catarinense de Cultura no YouTube

A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) promove a sétima edição do projeto “Roda de Conversa" no dia 14 de dezembro de 2021, a partir das 18h30, em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal de vídeos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Youtube. O tema desta edição é "Fritz Müller e seu legado", tendo como convidados os professores e pesquisadores Marcondes Marchetti e Mário Steindel, com mediação do professor João Pacheco de Souza.

O ano de 2022 marca o bicentenário de nascimento de Johann Friederich Theodor Müller (Alemanha, 31/12/1822). Mais conhecido por Fritz Müller, o naturalista, botânico, professor de matemática e ciências naturais veio para o Brasil em 1852 onde permaneceu até sua morte em 21 de maio de 1897, em Blumenau (SC). Neste período, viveu em Desterro (atual Florianópolis) entre 1856 e 1867.

Dentre as diversas publicações de Fritz Müller, fruto de suas pesquisas e experiências sobre a flora e a fauna, destaca-se sua contribuição para o fortalecimento da Teoria da Evolução de Darwin, em especial a obra "Para Darwin", que possibilitou a aproximação entre os dois cientistas e a amizade que perdurou até o fim de suas vidas.

O Grupo Desterro Fritz Muller 200 anos, integrado por um conjunto expressivo de instituições e lideranças, vem desenvolvendo uma rica agenda de atividades para celebrar com grandeza o bicentenário de nascimento do ilustre cientista que deixou um legado a ser conhecido e reconhecido por todos.

Sobre os participantes

Marcondes Marchetti é advogado, jornalista e empresário. Ocupou vários cargos públicos e desenvolve atividades culturais em Ibirama (SC), onde realiza pesquisa de testemunhos de arte popular da colonização do vale do Itajaí. É diretor da Sociedade Amigos do Museu Victor Meirelles; presidiu o Conselho Estadual de Cultura (CEC-SC); é autor da obra "Colônia de Blumenau No Sul do País"; e coordena o grupo interinstitucional responsável pela organização das comemorações dos 200 de Fritz Müller em 2022.

Mario Steindel é biólogo, graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e doutor em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Orientador de vários programas de pós-graduação; membro do Conselho Curador da FAPEU; e fundador de redes de pesquisa. Atua na divulgação e popularização da ciência e é coordenador científico do Grupo Desterro Fritz Muller/Charles Darwin 200 anos dentre muitas outras participações. As atividades e publicações do Grupo podem ser acessadas pelo endereço https:/fritzmuller200anos.com.br

Serviço:

O quê: 7ª Roda de Conversa da BPSC: Fritz Müller e seu legado
Quando: 14/12/2021, às 18h30
Convidados: Marcondes Marchetti e Mário Steindel
Mediação: João Pacheco de Souza
Acesso: www.youtube.com/imprensafcc

 
 

Todas as Datas:

  • 14/12/2021 18:30

Fornecido por iCagenda