FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

OK - Ocupação Karam

ManoelKaram2alta
Categoria :
Biblioteca Pública
Data:
05/11/2021
Local
R. Ten. Silveira, 343 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-301
Brasil


Depois de passar por Rio do Sul, terra natal do escritor, chega a Florianópolis a OK - Ocupação Karam, que retrata a vida e a obra de Manoel Carlos Karam (1947- 2007). A exposição com objetos pessoais, primeiras edições de seus livros, originais e instalações literárias pensadas a partir da obra do autor fica aberta à visitação de 5 a 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no hall de entrada da Biblioteca Pública de Santa Catarina. O acesso do público é livre, respeitando o limite de visitantes do espaço de acordo com os protocolos municipais e o decreto estadual em vigor.

Manoel Carlos Karam empresta seu nome para uma casa de leitura, uma praça de alimentação no Mercado Público e um prêmio literário. Tem também grande espaço nas livrarias, na imprensa, além de ciclos de leitura ao redor do seu nome. Mas tudo isso no Paraná, onde viveu grande parte de sua vida. Em Santa Catarina seu nome circula de maneira tímida, somente nos círculos literários mais antenados.

A exposição quer corrigir essa injustiça, apresentando aos leitores catarinenses toda a irreverência do romancista, contista e dramaturgo que nasceu em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, em 1947, mas que foi estudar em Curitiba (PR) nos idos de 1966 e por lá ficou. Com curadoria do escritor e editor Carlos Henrique Schroeder, expografia de Cristina Pretti, ilustrações do desenhista Guilherme Karsten, produção executiva do escritor e editor João Chiodini e participações especiais do músico Bruno Karam (filho de Karam com Roxane Bocchino), da jornalista Katia Kertzmann (viúva e companheira por 20 anos do autor) e da atriz Michelle Pucci (pesquisadora da dramaturgia de Karam), a Ocupação coloca a vida e a obra do autor em perspectiva, mostrando a radicalidade de um artista que fez da ironia a sua grande força (de pensamento e encantamento).

Karam escreveu dezenas de peças, e dirigiu algumas marcantes, como “O avião parte às 5”, “Urubu”, “Esquina de 7 de setembro com 31 de março” e “Doce Primavera”, que estrearam nos palcos curitibanos. Esteve, na década de 1970, à frente do Grupo Margem e a partir dos anos 1980 dedicou-se aos livros, inclusive vencendo o Prêmio Cruz e Sousa de Literatura, em 1995, com a obra “Cebola”. Também destacam-se os romances “Encrenca”, “Fontes murmurantes” e “Sujeito oculto”, e as coletâneas de narrativas breves “Pescoço ladeado por parafusos” e “Comendo bolacha maria no dia de São Nunca”.

Depois de Florianópolis, a exposição irá para o Centro Cultural de Jaraguá do Sul, de 2 a 12 de dezembro, durante a 14ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, das 9h às 21h de segunda a sexta-feira; e das 10 às 18h aos sábados e domingos. OK- Ocupação Karam é uma realização da Design Produções, por meio do Edital Elisabete Anderle 2019 da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina, e conta com apoio da Fundação Cultural de Rio do Sul, da Biblioteca Pública de Santa Catarina e da 14ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul.

Serviço:

O quê: OK - Ocupação Karam
Quando: de 5 a 28 de novembro de 2021. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Onde: Hall de entrada da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita - respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19 sobre ocupação do espaço e uso de máscaras

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 05/11/2021 até 28/11/2021
    Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda