FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Palestra Digitalização de Periódicos Brasileiros e a Construção de Bibliotecas Digitais

11072019_bpsc_mhm_3027
Categoria :
Biblioteca Pública
Data:
07/11/2019 16:30
Local
Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina - R. Ten. Silveira, 343 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-301
Brasil

A Hemeroteca Digital Catarinense será tema da palestra Digitalização de Periódicos Brasileiros e a Construção de Bibliotecas Digitais, com os palestrantes Vinícius Pontes Martins e Alzemi Machado, com mediação do professor Dr. Reinaldo Lohn. 

A iniciativa visa divulgar a Hemeroteca Digital Catarinense aos seus mais diversos públicos e instituições (universidades, pesquisadores, usuários em geral). Ao mesmo tempo, continuar a construção da parceria entre a iniciativa e a Biblioteca Nacional, no sentido de consolidar as políticas de digitalização e construção de repositórios digitais de periódicos regionais, interagindo e armazenando conjuntamente na base de dados da Hemeroteca Digital Brasileira, e consolidando a Rede Memória Virtual Brasileira.

Sobre os palestrantes

Vinícius Martins Pontes: atuando na BNDigital desde 2005, coordenou em 2006 a equipe de levantamento, tratamento técnico e digitalização de 10 mil fotografias da coleção do Imperador Pedro II. Desde 2007 como coordenador de projetos da BNDigital, passou a gerenciar projetos colaborativos com outras instituições nas áreas de formulação de parcerias, identificação de acervos que pudessem complementar a coleção digital da BNDigital, digitalização e gestão de portais. Dentre os projetos e programas inseridos neste contexto estão a Rede da Memória Virtual Brasileira, a Hemeroteca Digital Brasileira, a
Biblioteca Digital Luso-Brasileira e a Brasiliana Fotográfica. Atualmente é responsável pela infraestrutura, programas e preservação digital da BNDigital.

Alzemi Machado: bibliotecário e Mestre em Educação e Cultura formado pela Udesc. Tem formação na área de Conservação e Encadernação de Acervos em Papel. Atuou como bibliotecário e coordenador da Casa da Memória – Centro de Documentação de Florianópolis. Atualmente, é coordenador técnico da Hemeroteca Digital Catarinense.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 07/11/2019 16:30

Fornecido por iCagenda