MHSCFacebook

Marca GOV 110px

crédito foto: Rafael Gonzaga -Alquimidia.org

Tombado como patrimônio histórico do Estado em 26 de janeiro de 1984, através do Decreto nº 21.326, o prédio é um importante exemplar da arquitetura eclética do final do século XIX, caracterizado por uma conciliação de estilos anteriores, principalmente o barroco e o neoclássico.

Sobre as platibandas do telhado, existem figuras simbólicas inspiradas na mitologia greco-romana, modeladas com cimento. Na parte frontal do Palácio, estão inseridas as armas do Estado, além de dois nichos que trazem entronizadas imagens de bronze, simbolizando a agricultura e a indústria.            

Internamente, destacam-se as escadarias de mármore de Carrara, as clarabóias de ferro no telhado, os trabalhos de marchetaria nos assoalhos, as pinturas nas paredes, os detalhes de estuque nos tetos – que têm um significado relacionado à antiga utilização das salas – e o vitral com influência art noveau na Sala de Jantar.

Confira  a Galeria de fotos e as plantas baixas dos espaços das Exposições Temporárias disponível para baixar em download nesta página: