O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) foi criado com a finalidade de preservar, documentar, pesquisar e comunicar acervos audiovisuais de relevância nacional e preferencialmente do Estado de Santa Catarina, dando continuidade ao trabalho realizado pelo Núcleo de Documentação Audiovisual (NDA) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), existente entre 1989 e 1998.
O Núcleo de Documentação Audiovisual funcionava na ala norte do Centro Integrado de Cultura (CIC), possuía um laboratório fotográfico em preto e branco que atendia às casas da FCC registrando eventos e projetos especiais e o Setor de Vídeo, que não possuía câmera e nem ilha de edição, mas alguns videocassetes que eram usados para fazer cópias de vídeos e, eventualmente, “edições” vídeo-a-vídeo. Eram produzidos vídeos somente através de projetos específicos quando, na ocasião, eram alugados equipamentos para tal. O Núcleo promovia cursos, exibia filmes e participava da elaboração de editais para produção audiovisual.
A necessidade de reunir em um local as peças audiovisuais pertencentes ao Estado que se encontravam espalhadas pelas secretarias e gabinetes da administração estadual e a necessidade de ter um local para armazenar e conservar peças audiovisuais oriundas da sociedade catarinense que representasse um valor histórico para o Estado foram observadas pelos idealizadores quando propuseram a criação de um Museu de Imagem e Som para Santa Catarina.
Em 1998, a partir do decreto nº 3198 de 24 de setembro de 1998, o Governo do Estado de Santa Catarina criou oficialmente o Museu da Imagem e do Som. Na ocasião, os mesmos funcionários do NDA passaram a ser responsáveis pelas ações museológicas no MIS/SC.
O primeiro administrador do MIS/SC foi o cineasta Ronaldo dos Anjos, diretor de produções como “O Santo Mágico” e “Astheros”. Posteriormente, assumiu a administração do Museu o cineasta Carlos Eduardo M. Paredes, diretor de filmes como “Desterro” e “Novembrada”. Também estiveram na administração do MIS/SC, Denise Magda Corrêa Thomasi, especialista em conservação e restauração de acervos fotográficos; Cristiane Pedrini Ugolini e Ana Lígia Becker. Atualmente a administradora do MIS/SC é Maria Elizabeth Horn Pepulim (Betita).
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) é responsável pela administração de três teatros situados em Florianópolis: Teatro Ademir Rosa, Teatro Álvaro de Carvalho e Teatro Pedro Ivo. Interessados em solicitar pauta para eventos nos espaços devem preencher o formulário disponível no Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico de Santa Catarina (SGPe), em link disponível abaixo.
O preenchimento do formulário formaliza a intenção do solicitante, mas não garante a reserva. A reserva só estará garantida depois da aprovação da Comissão de Pauta; do pagamento da taxa de uso do Teatro; e da assinatura do Termo de Sessão de Uso pelas partes.
Lembrando que o formulário enviado por meio do SGPe gerará um número de processo, que deverá ser salvo pelo solicitante, pois por meio dele o solicitante acompanhará toda a tramitação do processo. Não serão aceitos pedidos por outro formato que não seja o link disponível acima. O produtor/solicitante será o único responsável pelo acompanhamento do seu processo.
Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), conta com 906 lugares e recebe espetáculos de dança, teatro e música de artistas nacionais e internacionais. O palco possui 25 metros de largura por 17 de profundidade, com fosso da orquestra de 3,5 metros e a boca de cena com 14 metros de largura por 7 metros de altura.
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Telefone: (48) 3664-2622 / 3664-2623
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Confira a programação do Teatro: http://www.cultura.sc.gov.br/espacos/tar-teatro-ademir-rosa
Localizado no centro de Florianópolis, em um prédio histórico, o TAC foi inaugurado em 1875 e conta com 433 lugares (sendo 403 para comercialização) na plateia, balcão, frisas e camarotes. Recebe produções locais e nacionais, principalmente, de dança, música e teatro adulto e infantil.
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro - Florianópolis (SC)
Telefone: (48) 3665-6400
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Confira a programação do Teatro: http://www.cultura.sc.gov.br/espacos/tac
Localizado no Centro Administrativo do Governo do Estado, o Teatro abriu suas portas para receber o público pela primeira vez em 21 de novembro de 2008, após três anos de obras. O espaço tem capacidade para 722 espectadores e recebe produções nacionais e internacionais de dança, teatro e música.
Endereço: Rodovia SC-401, km 15, 4600 - Saco Grande 2 - Florianópolis (SC)
Telefone: (48) 3665-1630
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Confira a programação do Teatro: http://www.teatropedroivo.sc.gov.br/
O espaço localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) está dividido em três salas, que totalizam 636,41 metros quadrados, disponíveis para a realização de exposições, lançamentos de livros, feiras, entre outras ações artísticas e culturais. O agendamento deve ser feito junto à Diretoria de Arte e Cutura, pelo telefone (48) 3664-2638 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
:: Formulário para solicitação de pauta nas salas Lindolf Bell
O preenchimento do formulário formaliza a intenção do solicitante, mas não garante a reserva, o que ocorrerá somente após a aprovação da Comissão de Pauta, para exposições de arte; do pagamento da taxa de uso, quando for o caso; e da assinatura do Termo de Sessão de Uso pelas partes.
O formulário enviado por meio do SGPe gerará um número de processo, que deverá ser salvo pelo solicitante, pois por meio dele será possível acompanhar toda a tramitação do processo. Não serão aceitos pedidos por outro formato que não seja o link disponível acima. O produtor/solicitante será o único responsável pelo acompanhamento do seu processo.
:: Portaria nº61/2019 - Taxas de uso dos espaços da FCC
Mais novo entre os teatros administrados pelo Estado, o Teatro Governador Pedro Ivo abriu suas portas para receber o público pela primeira vez em 21 de novembro de 2008, após três anos de obras.
O teatro tem capacidade para 722 lugares e conta com um moderno sistema de iluminação, composto por 210 refletores com capacidade de 265 mil watts de potência. O espaço conta ainda com três camarins individuais e dois coletivos, além de um elevador elétrico que pode deslocar orquestras do fosso até o palco, dinamizando os espetáculos.
O palco tem uma área de 450 metros quadrados e uma boca de cena de 7 x 14 metros, o que representa um dos diferenciais do teatro, em função da proximidade do palco, de grandes dimensões, com a plateia.
O espaço está localizado junto ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, na rodovia SC-401, e para sua construção foram investidos R$ 5,9 milhões com recursos do Fundosocial e dos fundos de Cultura, Esporte e Turismo.
Acesse a programação do Teatro Pedro Ivo ou clique em http://www.cultura.sc.gov.br/programacao/espacos/tpi.
Foto: Márcio H. Martins (FCC)
Espaço Lindolf Bell está localizado no CIC.