FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) promove na quinta-feira (3), às 19 horas, em sua sede  – Palácio Cruz e Sousa, a abertura das exposições “Caminho do Silêncio”, de Eliane Veiga, e “Multiverso”, de Gustavo Maia. Enquanto a primeira aborda a fé e a religiosidade, a segunda mescla em sua temática a compulsão por preencher espaços vazios e as formas imaginárias originadas na era digital. As exposições poderão ser visitadas até 04 de outubro e a entrada é gratuita. 

A figura do anjo permeia todos os trabalhos de “Caminho do Silêncio”. A artista Eliane Veiga ressalta que o anjo integra sua poética e as memórias afetivas que fazem parte de sua vivência. Eliane explora essa lembrança a partir de diversas linguagens, como a fotografia, a pintura, a gravura e a escultura em cerâmica. Uma instalação composta por mil terços, um genuflexório, fotografias de anjos e um vídeo-arte estão entre as obras apresentadas na mostra. “Os trabalhos de Eliane Veiga há muito que fazem uso do repertório de imagens e convenções católicas. Essa apropriação de imagens, presente numa série de trabalhos a partir de registros de esculturas de anjos em cemitério, migra agora para uma apropriação do material de uso ritualístico: os rosários. Como passagem de um procedimento à outro, está o trabalho do genuflexório, onde Eliane opera entre a apropriação direta e um desvio do ritual católico”, destaca o artista catarinense Fernando Lindote.

 
Já em “Multiverso”, o artista mineiro Gustavo Maia busca apreender a velocidade da era digital a partir da pintura, meio que se consolidou através da capacidade de eternizar o transitório. Para ele, tecnologia, os computadores e os softwares de desenho ajudaram a criar uma nova e irreversível imagoteca universal, submergindo-nos numa proliferação incontrolável de imagens que se espalha de forma viral pelos meios de comunicação. O artista aponta que sua intenção é criar espaços onde múltiplos planos se juntem e colidam, buscando acumular distintos gêneros em ambiente de convivência.
 
Gustavo Maia é graduado em publicidade e propaganda e em artes plásticas. No ano passado, expôs individualmente no Palácio das Artes na cidade de Belo Horizonte, onde vive e trabalha. Além disso, participou de exposições coletivas realizadas na Galeria da Cemig, Galeria da Escola Guignard, Galeria Gesto Gráfico, Atelier Mamacadela e Galeria do Centro Cultural, entre outras.
 
A artista Eliane Veiga é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), já tendo feito exposições coletivas e individuais. Atualmente, participa do Clube da Gravura na Udesc, da Associação de Artistas Plásticos de São José e da Associação Catarinense de Artistas Plásticos.
 
Serviço: 
Exposições "Caminhos do Silêncio" e Multiverso" 
Visitação: 04/09 a 04/10/09, terça a sexta, das 10h às 18h - sábado e domingo, das 10h às 16h.
Quanto: Visitação gratuita
Local: Museu Histórico de Santa Catarina - Praça XC de Novembro, 227  - Florianópolis/SC
Maiores informações: (48) 3028-8091 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vídeos

Conheça o vídeo institucional em comemoração aos 40 anos da FCC

 Conheça o vídeo institucional em comemoração aos 40 anos da FCC.

Áudios

MISCUTA #343 (Trilha sonora: Os Embalos de Sábado à Noite) - 22/04/2024

Confira o programa Miscuta desta segunda, 22 de abril, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora com músicas do filme "Os Embalos de Sábado à Noite".

MISCUTA #342 (Trilha sonora: Milton Nascimento) - 15/04/2024

Confira o programa Miscuta desta segunda, 15 de abril, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora com músicas de Milton Nascimento.

MISCUTA #341 (Trilha sonora: Gal Costa) - 08/04/2024

Confira o programa Miscuta desta segunda, 8 de abril, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora com músicas de Gal Costa.

Projetos

Editais

Processo seletivo para contratação de profissional de contabilidade

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abriu processo seletivo simplificado para contratação de profissional de contabilidade, em caráter temporário. As inscrições seguem até as 23h59 de 15/04/2024.…

Comprovantes de rendimentos de proponentes contemplados por editais da FCC em 2023 podem ser emitidos on-line

Foi disponibilizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) o link para emissão do comprovante de rendimentos, que pode ser usado pelos propoentes contemplados em editais promovidos pela Fundação…

Edital Lei Paulo Gustavo SC D+

O edital LPG D+, voltado às demais áreas da Lei Paulo Gustavo em Santa Catarina, teve o valor total dos recursos distribuídos de R$ 11.820.000. :: ACESSE A PLATAFORMA DO EDITAL :: LOGOMARCAS O Edital…

Saiba Mais