FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Surf é mundialmente reconhecido por ser um esporte intimamente ligado a natureza. No inicio praticado por antigos reis polinésios em pranchas de madeira.  Hoje se enchem de arte e pinturas variadas, porém, seu material agora é nocivo a natureza, podendo prejudicar nossos ecossistemas, caso não tenham um destino certo.
Nosso estilo de vida desde o século XX tem mudado radicalmente, principalmente em relação ao aumento generalizado do consumo. As catastróficas mudanças climáticas são a resposta da natureza a isto. Por sua vez, o universo da arte deve refletir, repensar todos estes fatores ligados às nossas vidas....Trabalhar em suportes artísticos diferentes já é um começo... não consumir mais e mais suportes, mas transformar o que já existe, trazendo cor ao antes descartado, é sinônimo de sustentabilidade.
Esta coletiva tenta abranger três âmbitos que urgem em nossos tempos atuais: a Solidariedade, a diversidade e a sustentabilidade. Por isso tornou-se um projeto socioambiental e cultural. Sócio, pois reverte parte das vendas para o projeto “Procurando Caminhos” que tira os jovens do narcotráfico e leva para o surf! Projeto do Centro Cultural Escrava Anastácia, onde existe um trabalho serio que ensina o esporte. Ambiental porque as pranchas, os suportes são reutilizados, não ‘e um trabalho em uma prancha nova e sim naquelas que já estão jogadas no lixo. Do lixo para a parede, virando valiosa obra de arte!
Cultural porque reúne 20 artistas residentes em Florianópolis. Não necessariamente do mundo surf, é o mundo surf promovendo dialogo entre grupos distintos. Em um mundo tão cheio de diversidades ‘e preciso saber conviver com as diferenças: de arte, de estilos, de pensamentos, de cor, gênero, etc. Um convite a deixarem suas telas no verão e pintarem numa prancha. Um convite a todos a repensar nossos dias atuais e nossos objetos descartáveis que poderiam se encher de cor!
APAS
Ana Paula Alves de Souza
Curadora
      ARTISTAS CONVIDADOS:  George Peixoto, Luciano Martins, Fabio Cabral, Hugo Rubilar, Sol Jara, Danka Umbert, Lesepierre Lima, Vera Sabino, Semy Braga, Daniel Barcellos, Luiz Augusto Gonzaga, Marcelo Barneiro, Samuel Casal,Viti, Diego de los Campos, Guilherme Dobes, Simone Hess, Marinela Goulart, Davi Escobar e APAS.
 
 
LOCAL: MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA – Palácio Cruz e Sousa/Sala 4
VISITAÇÃO: de 10 a 28 de fevereiro de 2010 – terça a sexta das 10h às 18h,      sábado e domingo das 10h às 16h.

Praça XV de Novembro, 227 – Centro / Fone: (48) 3028-8092

Vídeos

Conheça o vídeo institucional em comemoração aos 40 anos da FCC

 Conheça o vídeo institucional em comemoração aos 40 anos da FCC.

Áudios

MISCUTA #343 (Trilha sonora: Os Embalos de Sábado à Noite) - 22/04/2024

Confira o programa Miscuta desta segunda, 22 de abril, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora com músicas do filme "Os Embalos de Sábado à Noite".

MISCUTA #342 (Trilha sonora: Milton Nascimento) - 15/04/2024

Confira o programa Miscuta desta segunda, 15 de abril, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora com músicas de Milton Nascimento.

MISCUTA #341 (Trilha sonora: Gal Costa) - 08/04/2024

Confira o programa Miscuta desta segunda, 8 de abril, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora com músicas de Gal Costa.

Projetos

Editais

Processo seletivo para contratação de profissional de contabilidade

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abriu processo seletivo simplificado para contratação de profissional de contabilidade, em caráter temporário. As inscrições seguem até as 23h59 de 15/04/2024.…

Comprovantes de rendimentos de proponentes contemplados por editais da FCC em 2023 podem ser emitidos on-line

Foi disponibilizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) o link para emissão do comprovante de rendimentos, que pode ser usado pelos propoentes contemplados em editais promovidos pela Fundação…

Edital Lei Paulo Gustavo SC D+

O edital LPG D+, voltado às demais áreas da Lei Paulo Gustavo em Santa Catarina, teve o valor total dos recursos distribuídos de R$ 11.820.000. :: ACESSE A PLATAFORMA DO EDITAL :: LOGOMARCAS O Edital…

Saiba Mais