FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

FESTIVAL DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA ALIANÇA FRANCESA
 
De 05 a 28 de novembro de 2010 acontece no Museu histórico de Santa Catarina, a exposição “A História da Música através dos Instrumentos Musicais - do séc XII ao séc XXI”, atividade integrante do III Festival de Música Contemporânea Aliança Francesa, com entrada gratuita.
Trata-se de uma exposição de instrumentos musicais de percussão, cordas e sopro, produzidos por luthiers do Brasil e do exterior, com um acervo de mais de 50 instrumentos de várias partes do mundo e de diversos períodos da história, desde instrumentos primitivos aos dias atuais, apresentando sua evolução e importância no desenvolvimento humano.
Apresentações musicais e palestras acontecem paralelamente à exposição, também no Museu Histórico. Na abertura, no dia 05 de novembro, às 19h, apresenta-se o Harmonia Universalis – Núcleo de Musica Antiga (SP), grupo de música de câmara formado por Luiz Henrique Fiaminghi (violino barroco), Valeria Bittar (flauta-doce) e Marcos Holler (cravo), especializado em interpretações de música antiga, executada em instrumentos históricos.
No dia 18 de novembro, às 19h, é a vez do Cantus Firmus (SC), grupo em cujo repertório constam obras sacras e profanas de expressivos compositores da Idade Média e do Renascimento.
Nos dias 06 e 08 de novembro, às 15h, o luthier Joaquim Pinheiro realiza uma palestra demonstrativa sobre a construção de instrumentos musicais acústicos. Nos dias 17 e 24 de novembro, às 11h, é oferecida uma oficina de tecnologia musical, que pretende apresentar o uso de equipamentos digitais, softwares, interfaces, controladores e pick-ups, bem como processos de gravações em home studio.
 
 
 
Serviço:
O que: Exposição “A História da Música através dos Instrumentos - do séc XII ao séc XXIQuando: de 05 a 28/11 (terça a sexta, das 10h às 18h; sábado e domingo, das 10h às 16h)
Local: Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Sousa
Entrada gratuita.
----
Atividades paralelas:
(todas realizadas no Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Sousa, com entrada gratuita)
Apresentação musical
Harmonia Universalis – Núcleo de música antiga (SC/SP)
Quando: 05/11, 19h
Apresentação musical
Cantus Firmus - Música Medieval e Renascentista (SC)
Quando: 18/11, 19h

Construção de Instrumentos Musicais Acústicos - Palestra demonstrativa com o luthier Joaquim Pinheiro (RJ)
Quando: dia 06 e 08/11, 15h.

Oficina de Tecnologia Musical
Quando: 17 e 24/11, 11h
 
Mais informações:
 
 
Paula Albuquerque Assessoria de Imprensa
02285 JP
(48) 8418 2061
 
Luiz Moukarzel – Produção e curadoria
(48) 9907 7856
 

Vídeos

Conheça o vídeo institucional em comemoração aos 40 anos da FCC

 Conheça o vídeo institucional em comemoração aos 40 anos da FCC.

Áudios

MISCUTA #343 (Trilha sonora: Os Embalos de Sábado à Noite) - 22/04/2024

Confira o programa Miscuta desta segunda, 22 de abril, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora com músicas do filme "Os Embalos de Sábado à Noite".

MISCUTA #342 (Trilha sonora: Milton Nascimento) - 15/04/2024

Confira o programa Miscuta desta segunda, 15 de abril, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora com músicas de Milton Nascimento.

MISCUTA #341 (Trilha sonora: Gal Costa) - 08/04/2024

Confira o programa Miscuta desta segunda, 8 de abril, com mais informações sobre agenda da semana nos espaços administrados pela FCC e trilha sonora com músicas de Gal Costa.

Projetos

Editais

Processo seletivo para contratação de profissional de contabilidade

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abriu processo seletivo simplificado para contratação de profissional de contabilidade, em caráter temporário. As inscrições seguem até as 23h59 de 15/04/2024.…

Comprovantes de rendimentos de proponentes contemplados por editais da FCC em 2023 podem ser emitidos on-line

Foi disponibilizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) o link para emissão do comprovante de rendimentos, que pode ser usado pelos propoentes contemplados em editais promovidos pela Fundação…

Edital Lei Paulo Gustavo SC D+

O edital LPG D+, voltado às demais áreas da Lei Paulo Gustavo em Santa Catarina, teve o valor total dos recursos distribuídos de R$ 11.820.000. :: ACESSE A PLATAFORMA DO EDITAL :: LOGOMARCAS O Edital…

Saiba Mais