FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Chega ao fim no próximo sábado (13) a exposição "Ichiram - Um Olhar sobre a Cultura Japonesa", que desde novembro de 2023 leva às salas do Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, objetos e obras de arte que remetem à cultura nipônica. A mostra em comemoração dos  220 anos da passagem dos japoneses por Florianópolis tem entrada gratuita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; também aos sábados e feriados, das 10h às 14h. 

A exposição foi pensada para marcar um fato histórico. Em 16 de outubro de 1803, quatro marinheiros japoneses, pela primeira vez na história, pisaram na Ilha de “Sankaterini” (Santa Catarina), precisamente no Forte de Santana, na então Desterro. Eram os primeiros japoneses a tocar o solo do Brasil, ou Buracili como disseram eles. Por isso, a data é importante para a história diplomática dos dois países.

Com esta exposição, o público confere um pouco do Japão – suas vestimentas, seus usos e costumes, o guerreiro histórico e a arte do Origami. É um relance, um rápido flash pontual em detalhes pinçados da cultura japonesa, uma cultura introspectiva, delicada, simples.

Estarão expostos cerca de 14 quimonos vestindo a Natureza: primavera, verão, outono e inverno. E como os japoneses procuram fazer dos elementos da Natureza seu mestre: no final e começo do ano, as idades festejadas na infância e por ocasião do casamento. Também haverá peças que mostram o que era o samurai ideal – aquele que trilhava o Caminho do pincel e da espada, conhecido como Bunbu ryodo, e ainda uma alusão ao origami, a sua delicadeza que na origem era oferendas aos deuses.

A exposição teve a curadoria de Cristiane Pedrini Ugolini, do Núcleo de Ação Educativa do MHSC, com apoio de Hisae Kaneoya (Nipocultura).

Programação paralela

Além das diversas ações que ocorreram ao longo dos últimos meses que estiveram ligadas à temática da exposição, nesta reta final a mostra conta com outras duas exposições complementares e de curta-duração ocorrendo no Museu. A mostra "Aquarela", de Yuina Takase Baba apresenta a produção da artista nascida em Florianópolis, filha e neta de artistas, imersa na arte deste a infância. Durante a faculdade de Design de Jogos, em 2016, descobriu sua afinidade pela aquarela. Atualmente, foca em ilustrações autorais, principalmente em aquarela, mas está sempre explorando novas técnicas e estilos.

Em "Sashiko da Ilha", o público conhece o bordado Sashiko que remonta à atividade na lavoura dos agricultores pobres no Japão antigo. Nascido na época da penúria, reforçado a princípio com motivos geométricos, o bordado foi adquirindo forma de arte com variados estilos e motivos. Passou a época da carência, passou a época da necessidade de se prolongar a vida útil das roupas, mas o bordado permaneceu e hoje é mais uma arte nipônica que nasceu da miséria do seu povo que há muito tem a cultura do “mottainai” (pesar pelo desperdício). O grupo que organiza a exposição se reúne quinzenalmente no Centro Cultural Silveira de Sousa.

Serviço:

O quê: Exposição "Um Olhar sobre a Cultura Japonesa" + Exposições "Aquarela", de Yuina Takase Baba e "Sashiko da Ilha"
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - No Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro - Centro - Florianópolis
Visitação: até 13/04/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras.
Entrada gratuita