A tarde desta terça-feira (16) foi dedicada a estudos e discussões sobre o Estatuto Catarinense de Museus na programação do 5º Fórum Catarinense de Museus. A intenção é aprovar uma minuta do documento até o fim do encontro, realizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), em Laguna.

Pela proposta - após aprovado e sancionado - o Estatuto Catarinense de Museus servirá como instrumento legal para contribuir com a gestão pública e privada de museus e a promoção de boas práticas nesses espaços. Instituirá oficialmente o Cadastro Catarinense de Museus, programa responsável pela produção de conhecimento e informações sistematizadas sobre o setor, e o Registro Catarinense de Museus para formalização das instituições museológicas catarinenses.

Outro ponto amplamente discutido é a elaboração e a atualização periódica do Plano Setorial de Museus, que deverá seguir princípios como a liberdade de expressão e criação, o respeito à diversidade cultural e étnica e a responsabilidade pela preservação do patrimônio cultural catarinense, entre outros pontos.

Tais medidas, caso o Estatuto Catarinense de Museus seja implementado, serão prerrogativas do Comitê do Patrimônio Museológico Catarinense. Esse colegiado será composto por representantes da sociedade civil, de órgãos da área de patrimônio, de museus catarinenses de todas as regiões do estado, de instituições de ensino e de conselhos profissionais.

Oficinas e capacitação

Durante a manhã, os participantes do encontro se dividiram em oficinas. Os temas abordados foram Gestão Museológica, Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado, Documentação Museológica e Turismo Cultural e Museus. As oficinas foram realizadas em diferentes espaços culturais e históricos do município de Laguna.

O Fórum Catarinense de Museus continua com sua programação nesta quarta-feira (17), com paineis, conferência, relatos de experiência e plenária final.

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) publica, no arquivo disponibilizado abaixo, a justificativa de inexigibilidade de chamamento público do Instituto Festival de Dança de Joinville.

Justificativa Inexigibilidade Festival de Dança Joinville

A Biblioteca Pública de Santa Catarina promove nesta sexta-feira (19), às 15h, o Arraiá Literário Inclusivo. O evento ocorrerá no subsolo da BPSC, localizada na rua Tenente Silveira, 343, no Centro de Florianópolis.

A proposta do Arraiá Literário Inclusivo é reunir parceiros, funcionários, voluntários e usuários da Biblioteca para um momento lúdico de poesia, teatro, contação de histórias e música típica.

A apresentação artística do Coral Infantojuvenil da Fundação Bradesco encerrou as atividades do primeiro dia do 5º Fórum Catarinense de Museus, em Laguna. Antes disso, ao longo da tarde, foram realizados encontros paralelos reunindo diferentes profissionais de áreas ligadas aos museus, como a Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR), Museólogos da 5ª Região (Encorem) e da Rede de Educadores em Museus (REM/SC).

Dois paineis também completaram a tarde desta segunda-feira (15). Um deles foi sobre ética profissional na área da museologia e o outro reuniu atuais e ex-servidores do Sistema Estadual de Museus, que relataram ações, experiências e atividades realizadas desde a criação do SEM/SC.

O Fórum Catarinense de Museus segue até quarta-feira (17), com palestras, debates, oficinas, plenárias e relatos de experiências. O evento é organizado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC), com a parceria da Prefeitura de Laguna e da Fundação Lagunense de Cultura. É o maior evento do setor museal catarinense, reunindo profissionais de museus, gestores públicos de cultura, educação, estudantes e interessados na discussão sobre patrimônio museal e a sua relação com a sociedade. Nesta edição, o objetivo é refletir, debater o Estatuto Catarinense de Museus.

O 5º Fórum Catarinense de Museus integra a programação de aniversário de 40 anos da FCC.

Após participar do 5º Fórum Catarinense de Museus, em Laguna, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Paulo Amaral, esteve em Florianópolis, onde visitou o Centro Integrado de Cultura.

Acompanhado por Ana Lúcia Coutinho, presidente da Fundação Catarinense de Cultura; Marli Lorensetti, diretora administrativa; Mary Benedet, diretora de arte e cultura e Susana Biachini, administradora do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), Amaral conheceu os trabalhos expostos na Sala Lindolf Bell e no Masc, e ainda visitou a Biblioteca de Arte e Cultura.