FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O projeto Cinema ao Vivo, do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), estará em Laguna no dia 16 de junho para uma sessão assombrosa e espetacular: a apresentação do clássico do terror “Nosferatu”, de 1922, com trilha sonora executada ao vivo pela banda Skrotes, de Florianópolis. A exibição está marcada para as 19h, no Cine Teatro Mussi. A entrada é gratuita e a classificação etária é para maiores de 12 anos. A ação é uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do MIS/SC e o Sesc de Laguna.

Considerado uma das obras-primas do cinema mudo, “Nosferatu” é uma adaptação do diretor Friedrich Wilhelm Murnau do romance “Drácula”, de Bram Stoker. A trilha sonora original do filme foi composta por Hans Erdmann (1888-1942), para ser executada ao vivo durante as exibições, como era comum na era do cinema mudo. Só que desta vez, a sonoridade submerge da inspiração contemporânea da banda instrumental catarinense mais celebrada no cenário da música nacional.

"Esta é a essência do Cinema ao Vivo: proporcionar ao público a oportunidade de assistir grandes espetáculos que remontam às origens do cinema mundial. Assim, resgata-se a tradição do antigo cinema mudo em que, devido a limitações tecnológicas, o som era executado ao vivo a cada exibição, o que tornava cada sessão única. Agora com mais recursos é possível criar uma atmosfera, onde o passado e o presente ganham uma nova relevância em termos de experiência cinematográfica”, explica a administradora do MIS/SC Ana Lígia Becker. Não por menos, um dos temas criados exclusivamente para essa performance pelo trio Skrotes acabou entrando no mais recente álbum da banda, “Tropical Mojo” e é presença garantida no setlist dos shows do trio que acaba de chegar de uma turnê pela Inglaterra.


Assista o vídeo: https://youtu.be/0Uc70mhbkuw

Sobre o projeto

O projeto Cinema ao Vivo teve início em 2015 e já adaptou para as telas quatro filmes: “Nosferatu”, com Skrotes, e as comédias “O Circo” (Charlie Chaplin, 1928), com a Banda da Lapa, “A General” (de Buster Keaton, 1926), com a Orquestra de Choro do Campeche de Florianópolis, e “Tempos Modernos” (Charlie Chaplin, de 1936), com a trilha composta pela Orquestra Manancial da Alvorada. Sucesso incontestável de público, o Cinema ao Vivo levou mais de 2,5 mil pessoas nas mais de 20 sessões que promoveu e todas com lotação.

Sobre o filme

O longa “Nosferatu” narra a história de Conde Orlok, um vampiro dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen e traz o terror à cidade dela, Wisborg. “Nosferatu” é considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema, além de sua concepção visual ter exercido forte influência no gênero. Ao mesmo tempo, com um protagonista demoníaco e seu caráter perturbado, a obra é considerada uma representação fiel do cinema da República de Weimar. A trilha sonora original de “Nosferatu” foi composta por Hans Erdmann (1888-1942), para ser executada ao vivo durante as exibições, como era comum na era do cinema mudo. (Fonte: Wikipédia)

Sobre a banda

O grupo Skrotes nasceu em 2009, em Florianópolis, a partir da diversidade da formação musical dos seus integrantes. Chico Abreu, Guilherme Ledoux e Igor De Patta transitam entre a música clássica, o jazz, o samba, a música brasileira, o punk rock, o metal e a música eletrônica de forma tão natural que as diferenças entre estilos se diluem e variados ritmos soam como uma coisa só. Uma música baseada na liberdade, desconstrução e transgressão das estéticas musicais.

Durante oito anos de atividades lançaram cinco registros de forma independente e fizeram mais de 180 shows por Santa Catarina e outros estados brasileiros e recentemente realizaram uma turnê pela Inglaterra a convite do Festival de Lancaster. O álbum “NessunDorma”, lançado em janeiro de 2014, entrou na lista de melhores discos da música brasileira em 2014 pela publicação virtual O Embrulhador, na 22ª posição em uma lista de 100 discos que contava com vários artistas reconhecidos e valorizados nacionalmente como Tom Zé, Criolo, Mombojó, Nação Zumbi, AndreMehmari, Zeca Baleiro entre outros. Em 2017, o trio toma de assalto novamente o cenário da música com o emblemático álbum “Tropical Mojo”, obra que praticamente carimbou o passaporte do grupo para o circuito musical inglês.

Sobre o Cine Teatro Mussi

O Cine Mussi foi adquirido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a obra, iniciada em 2011, contemplou a restauração geral do edifício, incluindo instalações de segurança, acessibilidade, equipamentos de projeção e sonorização, além de um anexo com camarins, sanitários e área de suporte técnico. Projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Rau (1916-2009) a pedido de João Mussi, começou a ser construído em 04 de abril de 1947 e foi inaugurado em 17 de dezembro de 1950, com a exibição do filme A Valsa do Imperador. É uma edificação emblemática, situada na orla da Lagoa de Santo Antônio, constituindo-se num monumento urbano referencial para o centro histórico da cidade de Laguna. Atualmente, o espaço é administrado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

Serviço

O quê: Cinema ao Vivo com o filme “Nosferatu” e trilha sonora executada ao vivo pela banda Os Skrotes

Quando: 16 de junho de 2018, às 19h.

Onde: Cine Teatro Mussi - Sáles, SN (Avenida Engenheiro Colombo Machado Sáles, Centro, Laguna)

Entrada: Gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes do início do espetáculo.

Classificação etária: 12 anos.

Ascom FCC