FCC FacebookTwitterYoutube

Mais do que contar histórias, o cinema é um agente de aprendizado, experimentação e transformação na vida das pessoas.  Num curto espaço de tempo, através das imagens, diálogos, músicas e luzes, são apresentadas as mais diversas narrativas, nos permitindo experimentar diferentes sensações. Se para um adulto essa vivência é ímpar, para uma criança é arrebatadora. E a construção de cinéfilos mirins em Florianópolis conta com um importante apoio: o Cineclube da Mostra, com sessões aos sábados no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Concebido a partir do sucesso da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que em 2019 completa 18 anos de história, o Cineclube conta com uma programação bem pensada para crianças de todas as idades, intercalando sessões de curtas-metragens com sessões de longas-metragens. "São filmes do nosso acervo, que, aliás, foi o ponto de partida do Cineclube, já que construímos um acervo invejável. Pensamos, então, em uma maneira de fazê-lo circular mais e não somente uma vez por ano. Assim, surgiu a ideia e conseguimos viabilizar através de parcerias com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), a Fundação Catarinense de Cultura e empresas patrocinadoras", afirma Luiza Lins, diretora e idealizadora da Mostra de Cinema Infantil.

Com um público mensal de cerca de 550 pessoas, o Cineclube, desde a sua inauguração em julho de 2017, tem lotação máxima. Em dois anos de projeto, mais de 10 mil crianças puderam conferir diversas produções, nacionais e internacionais. "Os mais novos preferem os curtas, que têm as histórias  menores, pois muitos ainda não estão ambientados à sala de cinema e ainda não têm paciência com enredos longos. Assim, ao apresentar os curtas, estamos também trabalhando com formação de público", explica Ana Lúcia Fernandez, curadora da Mostra de Cinema Infantil.

Partindo desta construção de público, o Cineclube da Mostra estimula também o debate, abrindo espaço para que as crianças emitam suas opiniões. Em várias ocasiões essa interação contou com a participação de diretores e produtores, com bate-papo no final das sessões, ampliando a visão de adultos e principalmente dos menores. "É importante garantir espaços culturais na cidade para as crianças. Em um momento em que se fala de cidades criativas, é importante inserir também as crianças em atividades artísticas desde cedo. E Florianópolis ainda é muito carente em relação a isto. Lembrando que nossas sessões são gratuitas e por isso possibilita um programa de qualidade para a família inteira, sem gasto nenhum", pondera Luiza.

 Mostra de Cinema Infantil

Em 2018 o festival completa 18 anos de história. Além de estimular a cultura do audiovisual entre as crianças, o evento é uma vitrine importante para cineastas, produtores e artistas. Em atividade desde 2001, o evento trará novidades para celebrar a sua maioridade. Serão 49 filmes, sendo 39 nacionais e 10 internacionais em sua mostra competitiva, acontecendo entre 20 de junho e 6 de julho, no Teatro Governador Pedro Ivo Campos e Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

 

:: Confira a programação de maio do Cineclube Infantil

 

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis)