ATENÇÃO: Ingressos esgotados.

O pianista Pablo Rossi apresenta o espetáculo "Iluminuras" no palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC) nesta quinta-feira (27), às 20h, com composições de Frédéric Chopin e intervenção artística por Sandra Ferreira de Mello. Os ingressos são gratuitos, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível, que será entregue ao Asilo Irmão Joaquim, e estão disponíveis no site Blueticket.

Considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, com uma brilhante carreira em palcos nacionais e internacionais, Pablo Rossi retorna a Florianópolis com o espetáculo beneficente "Iluminuras". Por meio da união de diversas expressões artísticas, como a música, as artes plásticas e a literatura, o espetáculo também convida o público a refletir sobre temas importantes, como a sustentabilidade.

Iluminura era a denominação do delicado trabalho de pintura utilizado para adornar os textos eclesiásticos no período medieval. De extrema beleza artística, ornamentava os pergaminhos com materiais como o ouro ou a prata, verdadeiras joias artísticas, assim como as miniaturas para piano do compositor polonês Frédéric Chopin. Foi também o título utilizado pelo escritor francês Arthur Rimbaud para cunhar uma de suas coletâneas mais aclamadas de poemas - alguns deles serão declamados durante o espetáculo. Por meio da união entre essas diferentes expressões artísticas, Iluminuras convida a uma reflexão sobre luz e sombra.

“Não há iluminação sem escuridão. Notável pela sua delicadeza e refinamento, mas também pela sua tempestuosidade e dramatismo, Chopin encarnou na sua música sombra, mas também a luz. Através desse jogo de "chiaroscuro", onde o clarão e a escuridão se confundem, sua música nasce para iluminar a alma humana. Som, palavra e luz se unem para transportar a plateia numa experiência, por vezes introspectiva e intimista, por outras sagaz e implacável”, comenta Pablo Rossi.

A brincadeira do claro e do escuro também estará presente no cenário assinado pela artista plástica Sandra Ferreira de Mello, com galhos secos recolhidos da natureza, e que convidam o público a pensar sobre a importância da preservação e da preocupação sobre o futuro do planeta. “Dramatismo, introspecção, luzes e sombras transportam o público para um clima de delírio imaginário que se funde ao lirismo do poeta do piano, Frédéric Chopin”, adianta Sandra Ferreira de Mello.

Para o pianista Pablo Rossi, a cultura não pode ser apenas entretenimento, tem que entregar uma mensagem, tem que ir além. Ao homenagear dois artistas da época do Romantismo, quando o indivíduo, com seus sofrimentos e conflitos internos, era considerado o centro do universo, o pianista faz uma provocação:

“Hoje, o artista já não tem mais essa necessidade de trazer na sua arte algo que evoque essa luta interna do ser, pelo contrário, trazemos temas atuais e conscientizamos a plateia sobre questões mais amplas. Antes, o indivíduo era o centro da produção artística, e os artistas tentavam iluminar as pessoas por meio da arte para elas encontrarem sua essência. Hoje, é para que elas reflitam e se conscientizem sobre questões importantes do mundo”, finaliza.

Indicação ao Grammy - Recentemente, Pablo gravou com o violinista Emmanuele Baldini a “Integral das Sonatas para Violino e Piano de Villa-Lobos” para o selo internacional Naxos, álbum que tem sido reconhecido pela crítica especializada internacional. Também ganhou a “escolha do editor” da BBC Music Magazine, como a melhor gravação de música de câmara. A obra foi indicada ao Grammy Latino 2022, como “Melhor Álbum de Música Clássica”.

O espetáculo faz parte de uma série de concertos intitulada "Concertos Promenade", projeto cultural (PRONAC 172271) aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Repertório:

FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849)

- Valsa op. 69, no. 1 ("Valsa do Adeus")
- Valsa op. 64, no. 2
- Balada No. 1 em Sol Menor, op. 23
- 6 Estudos op. 10
- Polonaise op. 53 ("Heroica")

Classificação etária: Livre