Os pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral iniciam uma série de apresentações gratuitas para difundir a música erudita em Florianópolis, especialmente entre as crianças e os jovens. O projeto ?Piano a Quatro Mãos? estreia nesta quarta-feira (28/04), às 20h, no Teatro álvaro de Carvalho (TAC), no Centro, com patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio da Unimed Grande Florianópolis.

Com produção cultural de Lourcley Silvestre, a série abrange três apresentações noturnas em diferentes espaços culturais da cidade e três concertos didáticos vespertinos tendo como público alvo crianças e adolescentes de escolas públicas da Capital. No repertório foram incluídas composições de renomados músicos eruditos como Chopin, Scarlatti e Dvorák, além de obras para piano a quatro mãos dos compositores Rachmaninoff, Saint Saens e Brahms.

Durante as apresentações, os pianistas vão interagir com o público, fornecendo informações sobre os compositores e também sobre as obras interpretadas, abrangendo o estilo de composição, o pensamento humanístico da época, além dos reflexos desta concepção na obra de arte e suas particularidades estilísticas e composicionais. Os concertos didáticos têm como objetivo difundir a música erudita e incentivar a formação de novas plateias.

Alexandre Dietrich

Formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC com o título de Bacharel em Música - Piano, Dietrich participou do 1º Festival de Concertos para Piano e Orquestra (Atelier pianístico), em 2003, em Bordeaux, na França, a convite da renomada pianista internacional Cristina Ortiz. Em 2007, o pianista fez turnê pela Europa, contemplando as cidades de Paris, Madri, Lisboa, Bruxelas e Bélgica com o projeto O Piano Brasileiro, com o qual participou da abertura do Festival de Som e Cinema da Bélgica.

Alexandre gravou ao piano para a Rádio MEC no Rio de Janeiro, em 2008, apresentando obras de Camargo Guarnieri, Villa Lobos e Aldo Krieger. No ano seguinte, em parceria com o tenor Fernando de Carli, realizou 15 recitais por meio da lei Municipal de Incentivo a Cultura com os projetos Florianópolis em Canto e Piano e Pequenos Grandes Ouvintes.

Ainda em 2009, Dietrich se apresentou com o projeto Piano Brasil em turnê viabilizada por meio do Funcultural, passando por Florianópolis, Joaçaba, Concórdia, Rio de Janeiro, Salvador e Aracaju. Recentemente, fez apresentações em New Orleans, Georgia e Los Angeles (EUA).

Guilherme Amaral

Conquistou vários títulos em competições realizadas no Brasil, entre os quais estão o primeiro lugar nos concursos Latino Americano de Duos de Câmera Rosa Mística (PR, 2004) e Jovem Destaque, no Fórum de Cultura e Ciência da UFRJ (RJ, 2006), nas categorias Piano Solo e Duo com Piano.

Guilherme Amaral também participou de eventos no exterior, apresentando-se como pianista solo em 2003 e 2005, na Alemanha, e na Turnê Européia da Camerata Florianópolis em 2005, passando pela Espanha, França e Alemanha. Participa ainda como pianista correpetidor, cravista, camerista e solista de apresentações e palestras a convite da Pró-Música de Florianópolis, da UDESC e de outras instituições. Em 2009, realizou turnê estadual pelo Funcultural em várias cidades de Santa Catarina.

Programa:

Primeira Parte

Piano a quatro mãos

Camile Saint Saens - O Cisne

Johannes Brahms - Valsas opus 39 ns 1, 2, 3, 4, 15

Johannes Brahms - Danças Húngaras ns. 1, 2,4.

Piano Solo Guilherme Amaral

Domenico Scarlatti - Sonata K.87

Antonin Dvorák - Humoreske
Sergei Rachmaninoff - Estudo Op.33 n.2 em Dó maior