FCC FacebookTwitterYoutube

Durante o mês de julho seis cidades catarinenses receberão o projeto Circulando pelo Universo Feminino: trocando experiências contra a violência, que traz apresentações teatrais, debates e oficinas oferecidas gratuitamente à comunidade.

O ponto alto do projeto é o espetáculo Universo Cabeludo. Criado pelas atrizes Andréia Paris e Vívian Coronato, tem como temática central o universo feminino. Questiona e denuncia, principalmente, os modos como as mulheres são tratadas dentro de uma cultura machista.

Buscando se libertar de padrões pré estabelecidos, as mulheres do espetáculo decidem viver o sonho adolescente de criar uma banda de rock. As frustrações, os desejos e as dificuldades conduzem-nas a descobrir esta mulher contemporânea que quer ser a dona de seu próprio destino.

O projeto foi contemplado no Edital Elisabete Anderle/2017 e levará a Mafra, Balneário Camboriú, Lages, Chapecó, Criciúma e Florianópolis não só o espetáculo, mas também rodas de conversas após as apresentações e a oficina de Dramaturgia Feminina ofertada apenas para mulheres. Serão 12 apresentações no total.

Dramaturgia feminina em pauta

O projeto Circulando pelo Universo Feminino: trocando experiências contra a violência, prevê oficinas sobre dramaturgia feminina que serão ministradas para mulheres de todas as idades, com ou sem experiência com teatro. A proposta é trabalhar com devisedtheatre, uma prática teatral utilizada em grupos de teatro de mulheres surgidos nos anos 1980 e 1970 em muitos países como uma estrutura alternativa ao trabalho de teatro tradicional, criando-se espaços mais democráticos, nos quais as mulheres pudessem participar ativamente.

Durante oito horas de oficina, as participantes irão criar, sugerir e propor exercícios e temas. O objetivo é empoderar as participantes do processo, com a responsabilidade de criação e o crédito compartilhado.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO UNIVERSO CABELUDO

Sinopse do espetáculo: Duas mulheres se encontram e decidem realizar o desejo juvenil de ter uma banda de rock. O processo de criação de letras, músicas e ensaios é permeado por uma discussão do universo feminino em um misto de revelações, desejos, sentimentos, frustrações e crítica.

Concepção Geral e Direção:
Universo Cabeludo
Atuação, Dramaturgia, Figurino, Cenografia: Andréa Paris e Vívian Coronato
Músicas:
Andréia Paris, Vivian Coronato, Luanda Wilk (Papo de Calcinha) e Patrícia Leandra (Universo Cabeludo)
Cenotécnicos:
Alex de Souza e Fernando Guimarães
Iluminação:
Alex de Souza, Andréia Paris e Vivian Coronato
Técnico de Luz:
Alex de Souza
Produção:
Luanda Wilk
Assitência de Produção:
AlyssaTesari
Design Gráfico:
TarcilaZanatta
Assessoria de Imprensa:
Manu Pinheiro
Faixa Etária:
Acima de 10 anos


Serviço
Espetáculo Universo Cabeludo
Quando/ Onde:
14 e 15 de julho - Balneário Camboriú - local a confirmar
16 e 17 de julho - Florianópolis - SESC Prainha - 20h
18 e 19 de julho - Criciúma –Cirquinho do Revirado - 20h
20 e 21 de julho - Lages - SESC Lages - 20h
23 e 24 de julho - Chapecó - SESC - 20h
26 e 27 de julho - Mafra – local a confirmar
Quanto: gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa