Na tarde desta terça-feira, 07, prefeitos de cidades italianas e da administração da região Emilia Romanha participaram de um encontro para atualização de informações sobre o projeto Uma Rosa para Anita, que prevê ações comemorativas até 2021, festejando os 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi.  A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) é parceira na execução do projeto em Santa Catarina.

Os prefeitos das cidades italianas foram atualizados sobre a visita de um grupo de italianos às cidades de Laguna, Tubarão, Imbituba, Lages e Curitibanos, realizada em agosto deste ano, cuja programação teve o plantio de uma rosa criada para honrar o nome e a história de Anita Garibaldi. A apresentação do material foi feita pelo diretor do Museu e Biblioteca Renzi, Andrea Antonioli. Além disso, as autoridades receberam uma homenagem enviada por deputados catarinenses.

Além do plantio da rosa já realizado em 2019, o projeto prevê diversas ações até 2021, entre as quais, a insersão do tema em atividades educacionais da rede pública de ensino, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação.