Nesta terça-feira (5), das 13h às 18h, a Casa da Literatura Poeta Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis, receberá a programação da Feira do Livro "Escritores em Ação". Participarão do evento os autores Pedro Veríssimo da Silveira, Milka Lorena Plaza Carvajal, José Reginaldo Galão, Marina Hadlich, Adriana Sgarbossa, Celso da Silva, Sandra Albertina Patricio Vieira, Gilmar C. Milezzi, Elírio Tejada Franceschi, Adriana Martins Tijs, Marsuwell Garcia, Alba Maria Menezes, Ana Esther, Antônio Rodrigues, Juliana Valgas, Afonso Rocha, Suely Ravache, Vera Portella, Mary Cunha, Rosangela Calza e Marcio Abelardo Rosa Jr.. A entrada é gratuita.

Estão abertas as inscrições para a Oficina Despertar do Processo Criativo que a artista Josiane Fonseca ministrará na Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa no dia 8 de julho, das 12h às 17h. Interessados devem enviar suas informações pelo formulário disponível no link https://forms.gle/VfCMGaXHpow7C6zf8

A proposta é realizar o despertar da criatividade por meio da Consciência Corporal, direcionado através da percepção do corpo, seus movimentos, sentidos. As percepções sensório-motoras como elemento de liberação e integração, em conjunto com manifestação artística e estimular o desenvolvimento e exteriorização da criatividade de diversas formas.

É através desse conjunto de sentidos, percepções e movimentos que o corpo manifesta e exterioriza o seu ‘Ser’ com mundo, estabelecendo um contato e possibilitando as trocas. Ele é processo e meio difusor de dor e de satisfação, e está como ponto de referência espacial e existencial.

Poder observar a si próprio, nossas percepções e sentimentos, faz emergir nossas sensações, que reflete para nossas ações, aflora nossa criatividade e desperta para nossa Arte (em qualquer campo), e nos torna mais verdadeiros.

A Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa recebe no dia 9 de maio, às 18h, o lançamento do livro "Bruxa, sim. Má, não!", de Simone Santos Guimarães. O romance foi escrito a pedido da filha da autora e inspirado nas pedras da Praia de Itaguaçu que, segundo a lenda propagada por Franklin Cascaes, um dia foram bruxas.

A obra conta a história de Ondina, uma bruxa fugitiva dos últimos resquícios da inquisição europeia. Ela chega na então cidade de Desterro (hoje Florianópolis) escondida em uma embarcação que trouxe colonizadores para o sul do Brasil. Grávida de Franklin - um americano descendente das bruxas de Salem, mas que vivia na cidade portuguesa de Cascais para proteger as mulheres que ainda eram perseguidas pela inquisição - Ondina dá à luz Luzia, que nasce na Ilha e, muito cedo, perde a mãe que é transformada em pedra.

Luzia é criada por outras mulheres do vilarejo. Casa-se e passa a morar na beira da Praia de Itaguaçu, perto da sua mãe, pedra. Suas descendentes são todas filhas únicas (pré-requisito para ser bruxa). A exemplo de Isaura, a bruxinha do bem, protagonista da história que vive um amor quase impossível com Pedro.

O livro não é categorizado pela autora como “fantasia” e sim um romance que traz em suas páginas as rezas, benzeduras, uso de ervas e origem de ditos populares da Ilha da Magia em meio a uma bela história de amor.

Atenção: evento adiado.

A escritora Adriana Martins Tijs lança seu livro "Poema ao Poente" no dia 5 de maio, às 17h, na Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis. A obra apresenta ao público poemas e poesias que fazem uma conexão entre a poetisa e a natureza. Entre as temáticas abordadas estão vivências, lembranças e sonhos.

A Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa, administrada pela FCC no centro de Florianópolis, receberá atividades da 14ª Semana Municipal do Livro Infantil da Capital. A programação ocorrerá de 10 a 18 de abril em referência ao aniversário do escritor Monteiro Lobato e contará com a participação de alunos da rede municipal de ensino.

Programação na Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa (restrita aos estudantes de escolas da rede municipal de ensino):

Livro: Oba, Vai ter Circo! - Autora Maria Agostini Mello e Patrick
Rodrigues (Ilustrador)
Data: 12 de abril
Tempo de duração: em torno 1 hora e 30 minutos
Participantes: Faixa etária entre 5 a 12 anos
• Contação de Histórias.
• Roda de conversa com o Ilustrador do livro.
• Oficina de Desenho.

ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA-CULTURA MÃOS QUE TECEM HISTÓRIAS
Contação de Histórias – com Marli Emmerick e Claudete Terezinha da Mata
Data: 13 de abril
Tempo de duração: em torno 1 hora.
Participantes: Faixa etária entre 05 a 07 anos
Atividades:
• Contação de Histórias com dinâmica de produção de desenhos.

Poema ILHA ENCANTADA- Autora Grasiela Konescki
Data: 17 de abril
Tempo de duração: em torno 1 hora e 30 minutos.
Participantes: Faixa etária entre 07 a 12 anos
• Recitação de poema Ilha Encantada, autora Grasiela Konescki, em feito em
homenagem a Florianópolis.
• Roda de conversa sobre o poema e sobre Florianópolis.
• Oficina de elaboração de desenhos sobre Florianópolis ou sobre os principais temas de abordados no poema.

Livro: (IN) VERSO - Autora Rosane Cordeiro
Data: 18 de abril
Tempo de duração: em torno 1 hora e 30 minutos
Participantes: Faixa etária entre 10 a 12 anos
• Contação de Histórias.
• Roda de conversa sobre o livro.
• Oficina de Dobradura de Papel