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Dia 09 de julho de 2010  às 21:00 horas

Valores - R$ 20,00  R$ 10,00  meia entrada  NÃO ACEITA CHEQUE  - ingressos à venda na bilheteria dos teatros

Dias 10 e 11 de julho - Sábado 16:00  Domingo  10:30 e 16:00 horas

Valores - R$ 40,00  R$ 20,00  meia entrada  R$ 15,00  antecipado  -  NÃO ACEITA CHEQUE

Múltiplas Formas, com peças de Mozart, Giovanni Bottesini e Béla Bartók

Regente Convidado: Pablo Assante
Solista de Contrabaixo: Gustavo Lange Fontes

Programa:

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Serenata n°13 em Sol Maior K. 525,
?Uma Pequena Serenata Noturna?
I- Allegro, II- Romanza: Andante, III- Menuetto: Allegretto, IV- Rondò: Allegro

Giovanni Bottesini (1821-1889)
Concerto n°2 em si menor, para Contrabaixo e Orquestra
I- Allegro moderato, II- Andante, III- Allegro

Béla Bartók (1881-1945)
Danças Folclóricas Romenas BB 76
I- Jocul cu bata, II- Brâul, III- Pe Loc, IV- Buciumeana, V- Poarga Româneasca, VI- Maruntel

Divertimento para Cordas BB 118
I- Allegro non troppo, II- Molto adagio, III- Allegro assai

Mais informações: www.orquestrafilarmonia.art.br

Sobre o Programa:
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Serenata n° 13 em Sol Maior K. 525
Bach, Mozart e Beethoven são de modo quase inconteste os três maiores compositores da música ocidental. E Mozart é, dentre eles, particularmente reverenciado por seu inigualável senso para a expressividade e o equilíbrio melódicos. A obra que ouviremos esta noite inicia-se, por sua vez, com os mais famosos compassos que Mozart já escreveu: uma ?simples? melodia em uníssono formada através de dois ?banalíssimos? arpejos quebrados, um sobre a tônica e outro sobre a dominante. Entretanto, não seria justamente a incrível precisão com que Mozart diferencia simplicidade e banalidade um dos mais relevantes aspectos que fazem dele o gênio que é?
 
Giovanni Bottesini (1821-1889), Concerto n° 2 em si menor, para Contrabaixo e Orquestra
Bottesini está para o contrabaixo assim como Liszt está para o piano, ou Paganini para o violino. Ou seja, à maneira destes, o músico personificava o ideal romântico do ?herói virtuoso?, de faculdades quase sobre-humanas. Com isto, desenvolveu enormemente as possibilidades técnicas de seu instrumento e elevou-o à condição de instrumento solista, levando-o como tal, já no decorrer do século XIX, a diversas salas de concerto de todo o mundo. O ?concerto di bravura? que ouviremos esta noite é dividido, como tradicionalmente, em três movimentos: o primeiro é nobre e intenso, o segundo expressivo e melancólico, e o terceiro ligeiro e bufo.   
 
Béla Bartók (1881-1945), Danças Folclóricas Romenas BB 76 e Divertimento BB 118
O compositor, pianista e etnomusicólogo húngaro é largamente reconhecido em todo o mundo como um dos maiores compositores do século XX. Sua obra é caracterizada por uma elegante mistura entre elementos folclóricos de caráter modal, sobretudo húngaros, romenos e ciganos, e diversos modelos de estruturação composicional de seu tempo, como a simetria intervalar, o uso de escalas não-ortodoxas e a super-cromatização. Tais elementos são responsáveis pela chamada ?expansão tonal? que levam o autor, por vezes, às margens do atonalismo livre. No Divertimento, uma das obras que ouviremos hoje, ressalta-se também o emprego de procedimentos ?neo-barrocos?, como alternâncias de textura típicas dos Concerti Grossi, concertino versus ripieno, estruturas imitativas e fugatos.

Dia 15 de julho de 2010  às  21 : horas

Valores - R$ 20,00   R$ 10,00  meia entrada  -  NÃO ACEITA CHEQUE -  ingressos á venda na bilheteria dos teatros.

O ASNO DE APULEIO
Circulação – Edital Elisabete Anderle
 
“Quando estiveres bem perto, docemente, como que para beijar a
mão do sacerdote, colhe as rosas e, de repente, te verás
despojado do couro desta maldita besta.”
Apuleio
 
O espetáculo “O Asno de Apuleio” compõe uma trilogia com Quixote (Prêmio
DAMS – Itália - 2005) e Butterfly (Prêmio Klauss Vianna - 2006), da Andras Cia. De Dança-Teatro, de Florianópolis/SC, dirigida por Milton de Andrade. As referências temáticas do espetáculo, são obtidas na obra literária “O Livro das Metamorfoses”, ou como é mais conhecida, “O Asno de Ouro” (séc. II d.C.) do autor latino Apuleio, que trata do argumento da instigação, da provação e da iniciação masculina nos mundos da violência, da virilidade, da fé, da comicidade, da animalidade e da espiritualidade.
 
Sinopse
A performance percorre a história de Lúcio, um jovem que, movido pela
curiosidade e pelo desejo passional de se transformar, se apodera do unguento mágico errado e, ao invés de ser transformado em ave, é transmutado em asno. O protagonista parte numa viagem de tormento púbere e, através de uma série de peripécias, entra em contato, na forma de asno, com os mais corrompidos vícios humanos. Lúcio irá encontrar a sua redenção e recuperar a forma humana comendo uma coroa de rosas vermelhas, o antídoto feminino, pharmacon esthlón, num rito dedicado a Ísis, a deusa da Lua. A fábula narra, pois, as passagens e as transformações do herói masculino, de jovem ingênuo e curioso a besta e, finalmente, a homem individuado com valores sociais provindos de um processo de redenção moral e espiritual. Tais referências permitem uma incursão reflexiva sobre o tema da identidade, masculinidade, violência e afetividade, trabalhando-se de forma concreta com a linguagem do corpo e do movimento.
 
Histórico do espetáculo
O espetáculo “O Asno de Apuleio” teve sua estréia em Gravatal – SC, em
junho de 2008 e foi apresentado nas cidades catarinenses de Lages e Joinville, no projeto “Circulando” do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. O projeto de montagem de O Asno de Apuleio, desenvolvido no ano de 2008, contou com um programa formativo na área da dança-teatro através de oficinas voltadas a adolescentes, jovens e atores, que foram inseridos em performances da montagem cênica. Na cidade catarinense de Gravatal, foi desenvolvida em Junho de 2008 uma oficina de dança-teatro voltada à comunidade de afrodescendentes do bairro Caeté, com apoio da Prefeitura Municipal de Gravatal e Instituto Anima. Em Florianópolis, a montagem contou com a presença de atores italianos do Grupo Teatral T.I.L.T. de Ímola (Itália), que também participaram de percurso formativo intercultural. Na cidade de Heredia (Costa Rica), a montagem acompanhou um programa de formação em dramaturgia do movimento e foi apresentada no Teatro Atahualpa del Cioppo na Universidade Nacional da Costa Rica nos dias 31/10 e 01/11/08, com participação de jovens atores costarriquenhos.
FICHA TÉCNICA
direção: Milton de Andrade
com: Diogo Vaz Franco, Juarez Nunes, Milton de Andrade, Oto Henrique, Samuel Romão
assistência de direção: Melissa Ferreira e Nini Beltrame
dramaturgia: Melissa Ferreira
preparação corporal: Milton de Andrade (dança), Gerardo Bejarano (esgrima cênica) e Jean Machado (adágio circense).
figurinos: Rosane Libório
direção de produção: Melissa Ferreira
produção: Andras Cia. de dança-teatro
obra de referência: O Livro das Metamorfoses (O Asno de Ouro, séc. II d.C.), de Apuleio

Dias 13 e 14 de julho de 2010.

Horários -  dia 13 às 20:00 e dia 14 às 15:30
Valores - R$ 10,00  R$ 5,00  meia entrada.

Sexta-feira 16/07/2010
 
Horário: 21 horas
 
Espetáculo:  Arlecchino e il suo doppio (Arlequim e seu duplo)
 
País de Origem: Itália
 
Companhia:  Scuola Sperimentale dell´attore (Itália)
 
Claudia Contin é atriz e professora italiana. Como atriz, Claudia tem extensa pesquisa no uso da Commedia dell’arte, particularmente com o personagem Arlequim. Junto com Ferruccio Merisi, mantém a Scuola Sperimentale dell’attore, em Pordenone, norte da Itália, onde desenvolve o Progetto Sciamano, um trabalho criativo e pedagógico voltado para atores portadores de necessidades especiais. Tem vários livros publicados em diversas línguas sobre o universo da Commedia dell’arte e suas relações com a arte contemporânea. Claudia tem viajado o mundo (incluindo um período de três meses no Alto Xingu, Brasil) pesquisando conexões entre seu trabalho e outras culturas.
A Scuola Sperimentale dell’attore parte da Commedia dell’arte para fundar uma competência teatral rica e contemporânea. Trabalham com a construção de espetáculos e atividades pedagógicas. Sua notoriedade internacional se deve à reconstrução da tradição da Commedia dell’arte de forma experimental e contemporânea.
 
Ficha Técnica:
Atriz: Claudia Contin
Direção e dramaturgia: Ferruccio Merisi
Textos: Claudia Contin e Ferruccio Merisi
Figurinos e máscaras: Claudia Contin
Iluminação e cenários: Ferruccio Merisi
 
Release:
 
"Arlecchino e il suo Doppio - studio per una sopravvivenza" não é um espetáculo de “teatro no teatro”; é mais uma confissão, um “testamento em vida”, que afronta, com uma leveza feroz, um dos nós éticos do homem contemporâneo: ser ou não ser, engolir ou vomitar..."não" dormir, cantar talvez...
Acompanhando justamente alguns ícones sonoros e poéticos da história do rock, o espetáculo se desenrola sem conseguir abandonar a língua inglesa, aceita como língua do intercâmbio global e certo, não somente em sentido literal ou literário mas também em um sentido antropológico e psicanalítico como a língua de Hamlet....a quem o “arlequinês” do senhor Batocio responde seguramente através das rimas, onde pode....
 
Website: http://www.hellequin.it
 
 
Sábado 17/07/2010
 
Horário: 20 horas
 
Espetáculo: Nakasoné
 
País de Origem: França
 
Companhia: Voix Polyphoniques
 
O “Voix Polyphoniques” é uma associação criada para trabalhar com a polifonia e o canto “A capella”, fundada por Brigitte Cirla, cantora e atriz, em 1991 em Paris, e se estabeleceu em Marselha, em 1993 e em “La Friche” em 1996. As três principais raízes de seu trabalho são:
- a criação e produção de performances em teatro musical, usando as tradições vocais e a escritura contemporânea do canto tradicional; - a transmissão vocal, através de workshops e práticas artísticas com amadores, profissionais, estudantes e participantes específicos (hospital, prisões...). O “Voix Polyphoniques” não é uma escola, mas propõe diversos projetos e ligados às artes à performance, e à exploração do corpo e da voz.; - os intercâmbios inter-culturais através de várias redes européias e internacionais.
 
Ficha Técnica:
Atriz: Brigitte Cirla
Produção e criação: Voix Polyphoniques
 
Release:
 
O palco: uma cozinha, com uma mesa, duas cadeiras, com uma mesa, uma geladeira, alguns vegetais, uma faca.
A cena: um casal cozinha e é cozido, dueto apaixonado ou conflito doméstico?
O estilo: tragi-comédia burlesca com vocalizes líricos. A história visual é inspirada nas pinturas de Balthus, porém sem buscar ilustrá-las ou reproduzi-las.
Os objetos não são usados em sua função usual: o ato de descascar as verduras e legumes se torna as cores de um pintor. A geladeira, corpo luminoso, por vezes é um altar, um pequeno castelo, uma parceira ou a própria geladeira.
A trama da história: relacionamento diário entre um homem e uma mulher, Homem e Mulher. Vida cotidiana, em uma linguagem que não entendemos, porém que ecoa profundamente em nós mesmos, e que simplesmente nos lembra a essência das relações humanas. A trama é a canção, a música, as linguagens curda, cigana, húngara, íidiche, napolitana, grega ortodoxa que soa com estranheza e familiaridade.
 
Website:http://www.voixpolyphoniques.org
 
  
Domingo 18/07/2010
 
Horário: 20 horas
 
Espetáculo: Semillas de memoria (Sementes de memória)
 
País de Origem: Argentina e Dinamarca
 
Ficha Técnica:
Direção: Julia Varley (Odin Teatret- Dinamarca)
Atriz: Ana Woolf
Cenografia: Elias Leguizamón (Argentina)
Dramaturgia: Julia Varley
Texto: Ana Woolf
 
Release:
 
É um espetáculo sobre a ausência: a ausência de um pai, a ausência de um corpo para dar sepultura e a ausência de pessoas desaparecidas. Mas a ausência gera seu contrário: resistência, presença e identidade.
A ausência é o ponto de partida para construir uma obra que contenha ambas as coisas: uma mensagem pessoal e um discurso histórico.
 
 
Terça-feira 20/07/2010
 
Horário: 20 horas
 
Espetáculo:
My life as a man (Minha vida como homem)
 
País de Origem: Noruega
 
Companhia: Grenland Friteater
 
Grenland Friteater é um dos grupos teatrais independentes mais antigos da Noruega. Foi criado em 1976, em Porsgrunn, Noruega. Tem o seu próprio espaço, um pequeno teatro na cidade industrial de Porsgrunn. Geddy Aniksdal é membro do grupo desde 1981. Ela participa da maior parte das performances realizadas pelo grupo. Ela trabalha como atriz, diretora e pedagoga e faz parte do The Magdalena Project desde seu início, em 1986.
 
Elenco:
Geddy Aniksdal
 
Release:
Uma história da origem dos meus trabalhos na sala de ensaio, quando surgiram e se concretizaram os meus personagens. Minhas histórias no teatro, as razões pelas quais eu faço teatro, o encontro com o outro que se torna possível através do trabalho. Também uma história sobre encontrar seu próprio lugar.
 
Website: http://www.grenlandfriteater.com
 
Horários - Dia 16 às 21:00  horas  e  Dias 17, 18 e 20 às 20:00 horas
Valores - R$ 20,00   R$ 10,00  meia entrada.  -  NÃO ACEITA CHEQUE