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Dias 10 e 11 de julho - Sábado 16:00  Domingo  10:30 e 16:00 horas

Valores - R$ 40,00  R$ 20,00  meia entrada  R$ 15,00  antecipado  -  NÃO ACEITA CHEQUE

Múltiplas Formas, com peças de Mozart, Giovanni Bottesini e Béla Bartók

Regente Convidado: Pablo Assante
Solista de Contrabaixo: Gustavo Lange Fontes

Programa:

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Serenata n°13 em Sol Maior K. 525,
?Uma Pequena Serenata Noturna?
I- Allegro, II- Romanza: Andante, III- Menuetto: Allegretto, IV- Rondò: Allegro

Giovanni Bottesini (1821-1889)
Concerto n°2 em si menor, para Contrabaixo e Orquestra
I- Allegro moderato, II- Andante, III- Allegro

Béla Bartók (1881-1945)
Danças Folclóricas Romenas BB 76
I- Jocul cu bata, II- Brâul, III- Pe Loc, IV- Buciumeana, V- Poarga Româneasca, VI- Maruntel

Divertimento para Cordas BB 118
I- Allegro non troppo, II- Molto adagio, III- Allegro assai

Mais informações: www.orquestrafilarmonia.art.br

Sobre o Programa:
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Serenata n° 13 em Sol Maior K. 525
Bach, Mozart e Beethoven são de modo quase inconteste os três maiores compositores da música ocidental. E Mozart é, dentre eles, particularmente reverenciado por seu inigualável senso para a expressividade e o equilíbrio melódicos. A obra que ouviremos esta noite inicia-se, por sua vez, com os mais famosos compassos que Mozart já escreveu: uma ?simples? melodia em uníssono formada através de dois ?banalíssimos? arpejos quebrados, um sobre a tônica e outro sobre a dominante. Entretanto, não seria justamente a incrível precisão com que Mozart diferencia simplicidade e banalidade um dos mais relevantes aspectos que fazem dele o gênio que é?
 
Giovanni Bottesini (1821-1889), Concerto n° 2 em si menor, para Contrabaixo e Orquestra
Bottesini está para o contrabaixo assim como Liszt está para o piano, ou Paganini para o violino. Ou seja, à maneira destes, o músico personificava o ideal romântico do ?herói virtuoso?, de faculdades quase sobre-humanas. Com isto, desenvolveu enormemente as possibilidades técnicas de seu instrumento e elevou-o à condição de instrumento solista, levando-o como tal, já no decorrer do século XIX, a diversas salas de concerto de todo o mundo. O ?concerto di bravura? que ouviremos esta noite é dividido, como tradicionalmente, em três movimentos: o primeiro é nobre e intenso, o segundo expressivo e melancólico, e o terceiro ligeiro e bufo.   
 
Béla Bartók (1881-1945), Danças Folclóricas Romenas BB 76 e Divertimento BB 118
O compositor, pianista e etnomusicólogo húngaro é largamente reconhecido em todo o mundo como um dos maiores compositores do século XX. Sua obra é caracterizada por uma elegante mistura entre elementos folclóricos de caráter modal, sobretudo húngaros, romenos e ciganos, e diversos modelos de estruturação composicional de seu tempo, como a simetria intervalar, o uso de escalas não-ortodoxas e a super-cromatização. Tais elementos são responsáveis pela chamada ?expansão tonal? que levam o autor, por vezes, às margens do atonalismo livre. No Divertimento, uma das obras que ouviremos hoje, ressalta-se também o emprego de procedimentos ?neo-barrocos?, como alternâncias de textura típicas dos Concerti Grossi, concertino versus ripieno, estruturas imitativas e fugatos.

Dia 15 de julho de 2010  às  21 : horas

Valores - R$ 20,00   R$ 10,00  meia entrada  -  NÃO ACEITA CHEQUE -  ingressos á venda na bilheteria dos teatros.

O ASNO DE APULEIO
Circulação – Edital Elisabete Anderle
 
“Quando estiveres bem perto, docemente, como que para beijar a
mão do sacerdote, colhe as rosas e, de repente, te verás
despojado do couro desta maldita besta.”
Apuleio
 
O espetáculo “O Asno de Apuleio” compõe uma trilogia com Quixote (Prêmio
DAMS – Itália - 2005) e Butterfly (Prêmio Klauss Vianna - 2006), da Andras Cia. De Dança-Teatro, de Florianópolis/SC, dirigida por Milton de Andrade. As referências temáticas do espetáculo, são obtidas na obra literária “O Livro das Metamorfoses”, ou como é mais conhecida, “O Asno de Ouro” (séc. II d.C.) do autor latino Apuleio, que trata do argumento da instigação, da provação e da iniciação masculina nos mundos da violência, da virilidade, da fé, da comicidade, da animalidade e da espiritualidade.
 
Sinopse
A performance percorre a história de Lúcio, um jovem que, movido pela
curiosidade e pelo desejo passional de se transformar, se apodera do unguento mágico errado e, ao invés de ser transformado em ave, é transmutado em asno. O protagonista parte numa viagem de tormento púbere e, através de uma série de peripécias, entra em contato, na forma de asno, com os mais corrompidos vícios humanos. Lúcio irá encontrar a sua redenção e recuperar a forma humana comendo uma coroa de rosas vermelhas, o antídoto feminino, pharmacon esthlón, num rito dedicado a Ísis, a deusa da Lua. A fábula narra, pois, as passagens e as transformações do herói masculino, de jovem ingênuo e curioso a besta e, finalmente, a homem individuado com valores sociais provindos de um processo de redenção moral e espiritual. Tais referências permitem uma incursão reflexiva sobre o tema da identidade, masculinidade, violência e afetividade, trabalhando-se de forma concreta com a linguagem do corpo e do movimento.
 
Histórico do espetáculo
O espetáculo “O Asno de Apuleio” teve sua estréia em Gravatal – SC, em
junho de 2008 e foi apresentado nas cidades catarinenses de Lages e Joinville, no projeto “Circulando” do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. O projeto de montagem de O Asno de Apuleio, desenvolvido no ano de 2008, contou com um programa formativo na área da dança-teatro através de oficinas voltadas a adolescentes, jovens e atores, que foram inseridos em performances da montagem cênica. Na cidade catarinense de Gravatal, foi desenvolvida em Junho de 2008 uma oficina de dança-teatro voltada à comunidade de afrodescendentes do bairro Caeté, com apoio da Prefeitura Municipal de Gravatal e Instituto Anima. Em Florianópolis, a montagem contou com a presença de atores italianos do Grupo Teatral T.I.L.T. de Ímola (Itália), que também participaram de percurso formativo intercultural. Na cidade de Heredia (Costa Rica), a montagem acompanhou um programa de formação em dramaturgia do movimento e foi apresentada no Teatro Atahualpa del Cioppo na Universidade Nacional da Costa Rica nos dias 31/10 e 01/11/08, com participação de jovens atores costarriquenhos.
FICHA TÉCNICA
direção: Milton de Andrade
com: Diogo Vaz Franco, Juarez Nunes, Milton de Andrade, Oto Henrique, Samuel Romão
assistência de direção: Melissa Ferreira e Nini Beltrame
dramaturgia: Melissa Ferreira
preparação corporal: Milton de Andrade (dança), Gerardo Bejarano (esgrima cênica) e Jean Machado (adágio circense).
figurinos: Rosane Libório
direção de produção: Melissa Ferreira
produção: Andras Cia. de dança-teatro
obra de referência: O Livro das Metamorfoses (O Asno de Ouro, séc. II d.C.), de Apuleio

Dias 13 e 14 de julho de 2010.

Horários -  dia 13 às 20:00 e dia 14 às 15:30
Valores - R$ 10,00  R$ 5,00  meia entrada.

Sexta-feira 16/07/2010
 
Horário: 21 horas
 
Espetáculo:  Arlecchino e il suo doppio (Arlequim e seu duplo)
 
País de Origem: Itália
 
Companhia:  Scuola Sperimentale dell´attore (Itália)
 
Claudia Contin é atriz e professora italiana. Como atriz, Claudia tem extensa pesquisa no uso da Commedia dell’arte, particularmente com o personagem Arlequim. Junto com Ferruccio Merisi, mantém a Scuola Sperimentale dell’attore, em Pordenone, norte da Itália, onde desenvolve o Progetto Sciamano, um trabalho criativo e pedagógico voltado para atores portadores de necessidades especiais. Tem vários livros publicados em diversas línguas sobre o universo da Commedia dell’arte e suas relações com a arte contemporânea. Claudia tem viajado o mundo (incluindo um período de três meses no Alto Xingu, Brasil) pesquisando conexões entre seu trabalho e outras culturas.
A Scuola Sperimentale dell’attore parte da Commedia dell’arte para fundar uma competência teatral rica e contemporânea. Trabalham com a construção de espetáculos e atividades pedagógicas. Sua notoriedade internacional se deve à reconstrução da tradição da Commedia dell’arte de forma experimental e contemporânea.
 
Ficha Técnica:
Atriz: Claudia Contin
Direção e dramaturgia: Ferruccio Merisi
Textos: Claudia Contin e Ferruccio Merisi
Figurinos e máscaras: Claudia Contin
Iluminação e cenários: Ferruccio Merisi
 
Release:
 
"Arlecchino e il suo Doppio - studio per una sopravvivenza" não é um espetáculo de “teatro no teatro”; é mais uma confissão, um “testamento em vida”, que afronta, com uma leveza feroz, um dos nós éticos do homem contemporâneo: ser ou não ser, engolir ou vomitar..."não" dormir, cantar talvez...
Acompanhando justamente alguns ícones sonoros e poéticos da história do rock, o espetáculo se desenrola sem conseguir abandonar a língua inglesa, aceita como língua do intercâmbio global e certo, não somente em sentido literal ou literário mas também em um sentido antropológico e psicanalítico como a língua de Hamlet....a quem o “arlequinês” do senhor Batocio responde seguramente através das rimas, onde pode....
 
Website: http://www.hellequin.it
 
 
Sábado 17/07/2010
 
Horário: 20 horas
 
Espetáculo: Nakasoné
 
País de Origem: França
 
Companhia: Voix Polyphoniques
 
O “Voix Polyphoniques” é uma associação criada para trabalhar com a polifonia e o canto “A capella”, fundada por Brigitte Cirla, cantora e atriz, em 1991 em Paris, e se estabeleceu em Marselha, em 1993 e em “La Friche” em 1996. As três principais raízes de seu trabalho são:
- a criação e produção de performances em teatro musical, usando as tradições vocais e a escritura contemporânea do canto tradicional; - a transmissão vocal, através de workshops e práticas artísticas com amadores, profissionais, estudantes e participantes específicos (hospital, prisões...). O “Voix Polyphoniques” não é uma escola, mas propõe diversos projetos e ligados às artes à performance, e à exploração do corpo e da voz.; - os intercâmbios inter-culturais através de várias redes européias e internacionais.
 
Ficha Técnica:
Atriz: Brigitte Cirla
Produção e criação: Voix Polyphoniques
 
Release:
 
O palco: uma cozinha, com uma mesa, duas cadeiras, com uma mesa, uma geladeira, alguns vegetais, uma faca.
A cena: um casal cozinha e é cozido, dueto apaixonado ou conflito doméstico?
O estilo: tragi-comédia burlesca com vocalizes líricos. A história visual é inspirada nas pinturas de Balthus, porém sem buscar ilustrá-las ou reproduzi-las.
Os objetos não são usados em sua função usual: o ato de descascar as verduras e legumes se torna as cores de um pintor. A geladeira, corpo luminoso, por vezes é um altar, um pequeno castelo, uma parceira ou a própria geladeira.
A trama da história: relacionamento diário entre um homem e uma mulher, Homem e Mulher. Vida cotidiana, em uma linguagem que não entendemos, porém que ecoa profundamente em nós mesmos, e que simplesmente nos lembra a essência das relações humanas. A trama é a canção, a música, as linguagens curda, cigana, húngara, íidiche, napolitana, grega ortodoxa que soa com estranheza e familiaridade.
 
Website:http://www.voixpolyphoniques.org
 
  
Domingo 18/07/2010
 
Horário: 20 horas
 
Espetáculo: Semillas de memoria (Sementes de memória)
 
País de Origem: Argentina e Dinamarca
 
Ficha Técnica:
Direção: Julia Varley (Odin Teatret- Dinamarca)
Atriz: Ana Woolf
Cenografia: Elias Leguizamón (Argentina)
Dramaturgia: Julia Varley
Texto: Ana Woolf
 
Release:
 
É um espetáculo sobre a ausência: a ausência de um pai, a ausência de um corpo para dar sepultura e a ausência de pessoas desaparecidas. Mas a ausência gera seu contrário: resistência, presença e identidade.
A ausência é o ponto de partida para construir uma obra que contenha ambas as coisas: uma mensagem pessoal e um discurso histórico.
 
 
Terça-feira 20/07/2010
 
Horário: 20 horas
 
Espetáculo:
My life as a man (Minha vida como homem)
 
País de Origem: Noruega
 
Companhia: Grenland Friteater
 
Grenland Friteater é um dos grupos teatrais independentes mais antigos da Noruega. Foi criado em 1976, em Porsgrunn, Noruega. Tem o seu próprio espaço, um pequeno teatro na cidade industrial de Porsgrunn. Geddy Aniksdal é membro do grupo desde 1981. Ela participa da maior parte das performances realizadas pelo grupo. Ela trabalha como atriz, diretora e pedagoga e faz parte do The Magdalena Project desde seu início, em 1986.
 
Elenco:
Geddy Aniksdal
 
Release:
Uma história da origem dos meus trabalhos na sala de ensaio, quando surgiram e se concretizaram os meus personagens. Minhas histórias no teatro, as razões pelas quais eu faço teatro, o encontro com o outro que se torna possível através do trabalho. Também uma história sobre encontrar seu próprio lugar.
 
Website: http://www.grenlandfriteater.com
 
Horários - Dia 16 às 21:00  horas  e  Dias 17, 18 e 20 às 20:00 horas
Valores - R$ 20,00   R$ 10,00  meia entrada.  -  NÃO ACEITA CHEQUE
 
 
 
ADRIANO GRINEBERG – Carreira, informações e outros projetos.
 
Erudito
Adriano Grineberg possui uma diversificada formação musical. Iniciou seus estudos em 1980 aos 5 anos de idade em piano erudito e anos mais tarde viria a tocar o contrabaixo acústico, instrumento com o qual ingressou em diversas orquestras juvenis e semi-profissionais como a OJESP e outras. No mesmo período estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo.  
Blues
Apesar do profundo contato com a música erudita Adriano sempre ouviu e apreciou todos os tipos de música e no decorrer do tempo essa identificação fez AG se tornar cada vez mais familiarizado com outras linguagens. Nessa fase o blues entre definitivamente na sua vida (por volta de 1990), quando deixa a OJESP para ir tocar com o cantor JJ Jackson com quem grava seu primeiro cd como profissional e faz também sua primeira turnê de shows pelo país aos 16 anos. Torna-se rapidamente um dos principais pianistas de blues do país e passa a tocar e gravar com uma infinidade de músicos e bandas como Blue Jeans, Sérgio Duarte & Entidade Joe, Clara Ghimmel, Greg Wilson, Lancaster Blues Band, Flávio Gumarães, Prado Blues Band, Nasi & os irmãos do Blues, Kenny Brown e finalmente a lendária Irmandade do Blues, onde conhece seus dois maiores parceiros na música; o guitarrista Edu Gomes e o multi instrumentista Vasco Faé, com quem possui o duo VF&AG que explora a vertente do Delta Blues com a inusitada participação do piano (AG já participou da gravação de aproximadamente 30 cds de blues). Em 2000 forma sua própria banda AG Quarteto que jamais alterou sua formação original tocando em festivais, casas noturnas e espaços culturais por todo o país.
AG é freqüentemente requisitado para tocar com artistas internacionais de blues em suas passagens pelo Brasil. A lista é extensa; Deacon Jones, Mark Hummel, John Pizzareli, Magic Slim, Hocker Herrera, Chicago Laddies, Big Time Sarah, Corey Haris, James Wheller e Larry Mc Cray. Em 3 oportunidades abriu shows de BB King em São Paulo na época em atuou como músico convidado da banda Blue Jeans (entre 2003 à 2007). A passagem pela banda paulistana foi muito produtiva e teve seu grande momento na gravação do DVD “São Paulo Sessions – Blue Jeans & Magic Slim”. 
 
FERNANDO NORONHA
 
O guitarrista Fernando Noronha ,desde 1995 ,vem construindo sua carreira autoral ao lado da banda Black Soul.
Com 7 discos gravados,FN&BS já se apresentaram nos principais festivais nacionais e internacionais de Blues e Jazz.Levando sua música para paízes como Chile, Argentina, Canadá, Holanda, Bélgica, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Polônia, Noruega, Espanha e República Tcheka.
Nesse circuito internacional,FN&BS ,tiveram a oportunidade e o prazer de trabalhar ao lado de nomes como B.B.KING,CHUCK BERRY,BUDDY GUY,PHIL GUY,CARLOS SANTANA,JEFF HEALEY,COCO MONTOYA,CHRIS DUARTE,JIMMY KING entre outros.
Influenciado por Albert King,Fredy King.T-Bone Walker,Jimi Hendrix,SRV,Rory Galagher e Jhonny Winter,FN,busca sua própria sonoridade e tenta trazer algo de novo e original em suas composições.
MEET YOURSELF,é o nome do mais novo trabalho do grupo.
Com 12 musicas originais ,o 7 cd mostra porque FN&BS vem se aproximando cada vez mais de sua própria identidade.
 
MARCELO D’ÁVILA
 
Natural de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, MARCELO d´AVILA é músico profissional, compositor e professor de música. Toca guitarra desde os 14 anos em casas de espetáculos, concertos e em shows regionais e nacionais. Atuou em várias formações de bandas locais como guitarrista, sendo influenciado e inspirado por artistas como B.B.King, Santana, Eric Clapton, Mark Knopfler, Celso Blues Boy, entre outros.
Atualmente Marcelo d'Ávila se apresenta como “band leader”. Nesta fase, a performance musical atinge sua plenitude nas interpretações de blues, principalmente voltado ao estilo de Eric Clapton. A aparência física e o estilo semelhante de tocar como o slowhand, somou-se ao nascimento do show intitulado Eric Clapton Cover - Just One Night. Através disto, Marcelo d´Ávila teve o reconhecimento da revista Guitar Player (Agosto de 99 - pág, 17). Tudo aconteceu quando Luiz Carlini, fundador da antológica banda Tutti-Frutti com Rita Lee, encantou-se com o show e fez o convite para uma entrevista com o discípulo de Clapton.
O Show Just One Night rendeu também dois CDs que foram gravados ao vivo a título de divulgação, como CD´s DEMO (Just One Night I e II).
Com a vinda de Clapton ao Brasil (Outubro/2002),  d´Ávila obteve destaque sendo entrevistado pelo Jornal da Globo, e também uma ampla matéria no Jornal da Tarde (do Grupo do Estado de São Paulo), sobre o show Eric Clapton Cover.
No atual momento, “Marcelo d´Ávila encontra-se como o único Cover existente na América Latina do Deus da guitarra Eric Clapton!”
Provando que também não toca somente cover´s, d´Ávila lança no mercado fonográfico seu primeiro trabalho próprio, intitulado de Rock Forever, onde traz na bagagem quatrocanções, composições de sua autoria e voltadas ao gênero de Rock, Pop e Blues. No Festival da “MILLER TIME & BLUES” (Setembro/2001), o CDRock Forever obteve destaque na mídia há nível nacional e em Curitiba, onde foi feito o lançamento do mesmo!
O CD conta com a participação de duas lendas vivas do Rock e do blues nacional. Luiz Carlini, que participou com sua lap steel guitar e Celso Blues Boy, que tocou guitarra e emprestou sua voz!
Entre vários shows realizados, em 2003 o show Eric Clapton Cover obteve destaque na mídia nacional, realizado nos dois maiores centros culturais do Brasil: São Paulo (Praça 25 de Março) e Rio de Janeiro (Ballroom). Convidado pelo mago da guitarra Celso Blues Boy, Marcelo d´Ávila se apresentou também no Rio de Janeiro no ATL Hall, considerada esta a melhor casa de shows do Brasil atualmente.
Já em 2004, Marcelo d´Ávila lança seu primeiro trabalho em DVD, com o show “JOURNEYMAN” – Eric Clapton Cover -, realizado no teatro do CIC (Centro Integrado de Cultura) em Florianópolis-SC, ao qual teve a participação especial do guitarrista “Nuno Mindelis”.
 
ARMANDO FELIPE DA SILVA
 
Armando Felipe da Silva,conhecido no meio musical Catarinense porARMANDINHO de FLORIPA, nasceu em Florianópolis, tendo iniciado sua carreira musical aos quinze anos de idade tocando serestas e chorinhos com músicos da velha guarda de Florianópolis tais como: Mazinho do Trombone, Noca do cavaco, a dupla Melo e Charuto, Alan Braga (cantor), Neide Maria Rosa (cantora), Osmar Silva Filho (cantor), Babinha, Carreirão (cantor), o bandolinista Paulo Magalhães, Eliete (cantora), Frank (cantor) entre outros.
Estudou violão erudito (1985) na Escola Espaço Aberto com o Prof. Roberto Rezende, em 2005 estudou Jazz com o guitarrista Leonardo Garcia (SP) e em 2006 com o guitarrista Cássio Moura (SC) e técnicas de rock e blues com o guirarrista Juliano Dinis (SC).
Foi integrante de vários grupos Catarinenses tais como:  Turma da Amizade (serestas, sambas e chorinhos), Eliza e Guinha Ramirez (Show Como o Diabo Gosta), Grupo Expresso (Gravação do cd  Romance em Casa Blanca), Eric Clapton Cover (Marcelo D’Avila), Lemon Pie, Mustache Maia, The Old Friend Blues, bem como da lendária banda que acompanhava a cantora Ritta Lee na década de 70, a TUTTI-FRUTTI do guitarrista Luiz Carlini, em que participou de várias turnês pelo estado de Santa Catarina. Integrou também algumas bandas de Soul tais como a The big soul band e a Doctor Blues.
Atualmente se dedica ao estudo da música instrumental brasileira mas sempre mantendo a linguagem do blues e do Soul vivas na sua música.
 
RICK BOY SLIM
 
Nascido em 1976 em Porto Alegre RS, este guitarrista se converteu ao Blues desde os seus 13 anos de idade, e formou sua primeira banda em 1989, logo se mudou para Florianópolis, e em 1991 formou a banda "San Jose Blues" onde escreveu suas primeiras músicas. Em meados de 1998 surge uma nova idéia, formar uma "big band" chamada "The Crossroad", interpretando grandes clássicos do gênero. Em 1999/2000 gravaram "How Blue Can You Get" e " Got My Mojo Working". Teve o prazer de conhecer Tommy Shannon e Chris Layton membros da banda de Johnny Winter e Stevie Ray Vaughan, logo em seguida a "The Crossroad" deu espaço para "Rick Boy Slim & Dose Tripla" retomar com suas músicas um novo rumo, em 2002 gravou "Para Uma Noite de Blues" e participou do festival 1º MercoBlues, aonde conheceu o baterista argentino Adrian Flores. Em 2004 conheceu Deacon Jones e Lucky Peterson e já esteve ao lado de músicos do calibre de Flávio Guimarães, Billy Branch, Kenny Brown, John Primer e Eddie C. Campbell ... Está na produção do "clip" de "Para Uma Noite de Blues", e finalizando seu cd de estréia " De Volta Pra Casa".

Dia 21 de julho de 2010   às 20:30 horas
Valores - R$ 20,00   R$ 10,00  meia entrada e  R$ 16,00  para sócios Clube do Assinante  -  NÃO ACEITA CHEQUE